Libertadores: LDU vence Del Valle; Binacional tem quebra de protocolo; River com volta marcada

LDU goleou o I. del Valle em amistoso (Foto: LigaPro Banco Pichincha/Divulgação)

Enquanto o São Paulo já se prepara para o início do Brasileirão no próximo domingo (9), os adversários do Tricolor na atual edição da Libertadores também já se movimentam dentro e fora dos gramados.

Na última quarta (5), a LDU voltou a campo pela primeira vez depois da pausa. No momento, os clubes do Equador estão em preparação para a retomada do campeonato local. Em amistoso disputado no Estádio Rodrigo Paz, a equipe de Quito venceu o atual campeão da Sul-Americana, Independiente del Valle, por 4×2, em um jogo de ótimo nível. Com destaque para Junior Sornoza, emprestado pelo Corinthians e autor de um dos tentos. Na segunda rodada da fase de grupos, Sornoza foi expulso após dar um soco em Daniel Alves durante uma dividida. Deverá cumprir a suspensão na próxima rodada, e não viajará para Juliaca para o duelo contra o Binacional. Porém, poderá voltar ao time do técnico Pablo Repetto no jogo seguinte, justamente contra o São Paulo.

Falando no Binacional, o clube peruano tem sérios problemas para resolver. Após ter anunciado um acordo com o plantel para a negociação de salários atrasados, a diretoria foi surpreendida por uma quebra de protocolos sanitários por parte de alguns atletas. A imprensa do país reporta que durante a viagem da delegação de Juliaca para Lima (onde será disputada a sequência do campeonato peruano) jogadores foram flagrados deixando o alojamento da equipe para comer em locais externos durante uma escala aérea na cidade de Arequipa. Todos os jogadores que burlaram os protocolos foram isolados e viajaram separadamente do restante da delegação para a capital do país. Já em Lima, houve uma nova rodada de testes, e o clube emitiu comunicado na tarde desta quinta (6), informando 9 casos positivos de Covid-19. O médico do clube abriu possibilidade de pedir demissão do cargo, e a Federação Peruana de Futebol (FPF) enviou profissionais para os alojamentos do Binacional para avaliar as providências a serem tomadas. Até o momento, o jogo contra o Alianza Lima está mantido para este domingo (9).

No River Plate, as atividades ainda seguem paralisadas, mas agora existe definição de retorno. Em reunião nesta semana na Casa Rosada, em Buenos Aires, a AFA e o governo da Argentina confirmaram que os clubes da primeira divisão do país (e o Tigre, que está na segunda divisão, mas disputa a Libertadores) estão autorizados a voltar aos treinos presenciais a partir da próxima segunda (10), desde que realizem testagens a partir desta semana. A imprensa local informa que o River Plate aguarda propostas para seus atletas, na esperança de diminuir o impacto financeiro provocado pelas paralisações dos campeonatos, mas, no momento, o técnico Marcelo Gallardo conta com todo o atual plantel. Também ficou acordado entre a AFA e o governo de Alberto Fernández que as competições de futebol deverão ser liberadas no país a partir de setembro. As detentoras dos direitos de televisão da Copa Argentina, por exemplo, exigem a conclusão do torneio.

O São Paulo em entra em campo na Libertadores no dia 17 de setembro, às 19h, contra o River Plate, no Morumbi.

Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com

Caio Felix

Jornalista. Redator do Futebol Profissional no SPFC 24 Horas. Também estou no Twitter através de @OCaioFelix

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.