Jogadores Icônicos – Episódio 8: França, o artilheiro matador

(Foto: saopaulofc.net)

Françoaldo Sena de Souza mais conhecido como França. Pelo São Paulo França atuou em 327 partidas marcou 182 gols, tornando-se o 5° maior artilheiro do São Paulo, com uma média de 0,56 gol por partida.

França chegou ao São Paulo no final de 1995, nos anos de ouro do tricolor, em plena reformulação do elenco. Em 1996 ainda na reserva, marcou 8 gols no Campeonato Paulista. Destaque por ser artilheiro em vários campeonatos (que por sinal na maioria era artilheiro isolado), tendo como principais artilharias a dos campeonatos paulista de 1998 e 2000, nas duas ocasiões saindo como campeão, além, destes dois títulos, França ainda tem pelo São Paulo o título da Copa Master da Conmebol em 1996, torneio Rio-São Paulo de 2001 (neste sendo artilheiro também), e o Torneio Constantino Cury de 2000.

Uma das partidas mais marcantes de sua carreira foi contra o Corinthians, pela final do Campeonato Paulista de 1998, na qual marcou o retorno de Raí ao tricolor, porém, o mais importante daquele jogo foram os dois gols de França que levaram o São Paulo ao título e o mesmo a artilharia do campeonato.

Em 2002 França marcou impressionantes 19 gols pelo torneio Rio-São Paulo. Ano também que marcou sua carreira por não ter jogado a Copa do Mundo. Isto se deu, pois, o artilheiro sofreu uma lesão em um jogo contra o Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil, em um ano que tinha tudo para ser o melhor de sua carreira.

Depois de fazer seu tratamento e recuperar-se de lesão, França foi vendido ao Bayer Leverkusen em Julho de 2002 por 12 milhões de dólares. Depois de uma temporada ruim, ele deslancha, mas novamente é atrapalhado por uma lesão na qual depois sem o futebol não foi o mesmo.

Em 2011 atuando ainda pelo Yokohama FC do Japão, iniciou conversas com o tricolor do Morumbi, buscando voltar ao Brasil e retomar a disputa pela artilharia do São Paulo, porém sem êxito. No final de 2011 decide encerrar sua carreira como jogador.

– Grande jogador Tricolor que contribuiu e muito para a história do clube. Monstro.

Instagram: @Srlopez7

Twitter: @NenLopez1

Facebook: Nenê Lopez

Nenê Lopes

26 anos, estudante de comunicação social hab. Rádio e TV, apaixonado pelo São Paulo FC, baiano "retado". Ex colaborador da página spfc mil grau e design gráfico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.