(Imagem: Divulgação)
Fala galera Tricolor, beleza? Então, essa semana vamos falar sobre um zagueiro, que apesar de não ter ganhado muitos títulos pelo São Paulo, quando estava em campo honrava o manto sagrado. Estamos falando do Roberto Franqueira ou tecão como é mais conhecido.
Tecão chegou no São Paulo em 1975, em meio a uma pequena reformulação no elenco. Contratado junto ao Saad-MS (atualmente o Saad atua apenas com o futebol feminino), que na época era um dos novos destaques no canário nacional. Mostrava-se forte nas roubadas de bola e tinha uma saída qualificada.
Atuou pela Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 1975, neste o Brasil dividiu a medalha de ouro com o México, com jogos muito emocionantes. Em 1976 participou das Olimpíadas onde foi titular, neste não fez boa campanha. Ao voltar para o São Paulo fez grandes partidas no primeiro turno do Campeonato Paulista, infelizmente o segundo turno não foi como o esperado e o título acabou escapando.
Começou 1977 muito bem e foi muito importante para a conquista do Campeonato Brasileiro considerado um dos melhores em campo, contra o Atlético-MG, jogo este que terminará 0x0 no tempo normal e na prorrogação indo para os penais, o São Paulo venceu por 3×2 em uma emocionante disputa, conquistando assim o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro.
Era um jogador que não sofria muito com as lesões, isso era e é muito importante no futebol, seu condicionamento físico dava-se de uma boa e esforçada preparação quase que sem folga. Em 1979 jogou algumas partidas, contudo foi vendido para o Santa Cruz. Pelo São Paulo foram 101 jogos (56 vitórias, 21 empates e 24 derrotas), marcou 3 gols e conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Tornou-se proprietário de um dos grandes escritórios comerciais no Brasil.
Instagram: @Srlopez7
Twitter: @NenLopez1
Facebook: Nenê Lopez