Invicto em clássicos contra o Corinthians, São Paulo encara, no Wlamir Marques, o terceiro majestoso de sua história

Reprodução/São Paulo FC

Embalado após uma enorme vitória sobre o Osasco, o São Paulo busca, neste sábado (24), a sua terceira vitória no estadual, sendo a segunda consecutiva, encarando um clássico contra o Corinthians. O tricolor, já classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista, almeja repetir, no majestoso, a boa atuação da última partida para vencer o confronto e ficar entre os dois primeiros colocados da Chave B. O duelo acontecerá no Ginásio Wlamir Marques, às 19h, com transmissão da Band Sports e TV FPB.

Última Partida:

Na última terça feira (20), o São Paulo recebeu o Osasco no Ginásio do Morumbi e não tomou conhecimento do adversário, aplicando um elástico placar (114×67) e sendo superior durante toda a paritda. O técnico Cláudio Mortari consertou o sistema ofensivo e defensivo da equipe, principalmente em setores que estavam sendo o ponto fraco do time são-paulino e tiveram impacto negativo na derrota diante do Paulistano. Os destaques do embate foram: Georginho e Shamell com 16 pontos cada, Lucas Mariano com 15 pontos e Corderro Bennett com 13 pontos e 1o assistências. O confronto marcou a estreia do ala Isaac com a camisa do São Paulo. Recém-contratado, o ex-jogador do Pinheiros havia testado positivo para a COVID-19 e perdido os dois embates iniciais. O atleta de 30 anos falou sobre seu começo com a camisa tricolor “Foi um sentimento muito bom. Vestir a camisa e fazer parte de um time que tem muito para crescer é motivo de muita alegria, né. Conseguimos uma vitória muito coletiva, todos ajudaram. A defesa, principalmente, funcionou, não deixamos o Osasco gostar do jogo em nenhum momento e conseguimos sair com essa vitória enorme e elástica.”, ressaltou Isaac.

O adversário:

O Corinthians ocupa, no momento, a quarta colocação da Chave B, com apenas uma vitória em três jogos (aproveitamento de 33%). A equipe do técnico Vítor Galvani vem de uma derrota fora de casa para o Paulistano, por 20 pontos de diferença (83×63). Em um time recheado de jovens, o destaque fica por conta do ala Lucas Siewert, cestinha do Campeonato Paulista e estrela do alvinegro, que disputa o estadual com garotos. Siewert é uma das surpresas deste início da temporada e chegou a anotar 38 pontos na vitória corinthiana sobre o Pinheiros. O pivô Lucas Cauê, um dos principais reboteiros da competição, também merece destaque. Os pontuadores Lucas Vezaro e Felipe Dalaqua são peças importantes no elenco e podem surpreender.

Além dos quatro atletas citados, que já possuem mais experiência no cenário da bola laranja, o clube ainda possui diversos jogadores da base. Os jovens, mesmo inconsistentes, podem incomodar e imprimir dificuldades ao tricolor paulista. Na rotação, Galvani conta com Guilherme Cestari, Anderson Pinheiro e Vitor Silva para a rodagem do elenco. JP de Paula, irmão do armador Georginho de Paula, Alexandre Agustinho e Yan Djalo também podem ser utilizados.

Análise da Equipe do São Paulo:

Na vitória diante do Osasco, o técnico Cláudio Mortari conseguiu que o time aplicasse um jogo mais coletivo, aumentando a eficiência ofensiva e melhorando a qualidade da defesa, essa que era a maior deficiência da equipe. Em um jogo quase perfeito, o tricolor não deu chances para o adversário. Após 3 (três) partidas, o São Paulo soma 2 (duas) vitórias. O clube são-paulino faz, sobretudo, um início inconstante, mas aparenta estar evoluindo e, claro, tem muita margem de crescimento. Renan Lenz, ala-pivô do São Paulo, comentou sobre o começo da equipe “Estamos presenciando um começo de temporada totalmente fora do acostumado. Todos ficamos mais de seis meses sem jogar uma partida oficial devido a pandemia, então ainda estamos entrando no ritmo ideal. Mas tem sido muito positivo, estamos no caminho certo. Com algumas oscilações, porém estamos encontrando nossa melhor maneira de jogar e de ser um grupo jogando em sincronia.”, disse Renan.

O jogo

O histórico do confronto é totalmente favorável ao São Paulo, que triunfou sobre o Corinthians em duas oportunidades na última temporada. Agora, o tricolor paulista encara um time reformulado e muito mais jovem, características que podem trazer dificuldades ao time de Cláudio Mortari. Presente nas duas vitórias são-paulinas na última edição do NBB, Renan Lenz falou sobre o sentimento de disputar um clássico desse tamanho e também projetou o confronto dessa noite “Jogar o majestoso é sempre especial. Estamos focados e preparados para o clássico de hoje. Por ser um time jovem, podem nos assustar com certeza, eles tem um ritmo de jogo muito rápido, e isso pode incomodar sim. Mas como falei, estamos preparados para fazer um bom jogo e vencer mais um clássico.“, afirma o ala-pivô.

Ainda sobre o majestoso, Renan relembrou a festa feita pela torcida do São Paulo no último confronto diante do Corinthians, ainda em fevereiro pelo NBB 2019/20. Naquele dia, os atletas e todo o Brasil presenciaram uma das maiores festas já realizadas pelos ginásios tupiniquins. “Como eu disse, o majestoso é sempre especial. Nunca vou esquecer da festa que a torcida do São Paulo fez na temporada passada. Vai ser um jogo que, com certeza, vou lembrar para o resto da minha vida. Lógico, vestir a camisa de um time tão grande como o São Paulo e ter a oportunidade de disputar um clássico como esse é uma honra e tem um gosto especial.”, finalizou o camisa 44.

Já o ala Isaac, que vem para sua segunda partida com a camisa do São Paulo, não escondeu a ansiedade para disputar um majestoso “Estou muito ansioso para esse majestoso. Quero ver e sentir como vai ser. Infelizmente o Ginásio estará vazio, mas tenho certeza que será algo diferente.”, contou.

Recuperado das lesões que o afastaram de quadra na última temporada pelo Pinheiros e, principalmente, livre do coronavírus, que o tirou de quadra neste início de temporada após o ala testar positivo, Isaac afirma estar bem fisicamente e pronto para ajudar o São Paulo “Estou 100%. Depois da COVID-19, que me afastou por mais de 15 dias, estou totalmente a disposição. O treinador Claudio Mortari tem uma grande confiança em mim e no meu jogo. Quero somar ao time e, claro, sair vitorioso a cada jogo que disputar.”, comentou o atleta de 30 anos.

FICHA TÉCNICA:

Jogo: Corinthians x São Paulo

Local: Ginásio Wlamir Marques, Tatuapé (SP)

Data e hora: 24 de outubro, 19h (horário de Brasília).

Transmissão: Band Sports e TV FPB (Canal GCS Sports no Youtube)

PROVÁVEIS TITULARES:

São Paulo: Georginho de Paula, Corderro Bennett, Shamell Stallworth, Renan Lenz e Lucas Mariano. Técnico: Cláudio Mortari.

Corinthians: Felipe Dalaqua, Lucas Vezarinho, Lucas Siewert, Anderson Pinheiro e Lucas Cauê. Técnico: Vitor Galvani

 

Texto de Arthur Nóbrega com colaboração de Diego Marcondes

Arremesso Tricolor: ouça o podcast de basquete do SPFC24Horas em seu agregador favorito.

O Arremesso Tricolor é uma proposta independente e totalmente exclusiva do site SPFC 24 Horas.

Deixe um comentário