
O Campeonato Paulista de 2018 já tem seus grupos definidos e apresenta novidades .
O número de equipes permanece de 16, a maior mudança se dá no número de jogadores inscritos e a utilização de jogadores da base, uma das maiores reclamações das equipes.
Presidente Leco comentou sobre o grupo são-paulino no Estadual
Serão permitidos apenas 26 jogadores inscritos, dois a menos que na edição deste ano. No entanto, será permitida a elaboração de uma lista exclusiva com jovens da base, como é feito no Campeonato Espanhol, por exemplo. A ideia é tornar o Campeonato Paulista uma vitrine para jovens jogadores iniciarem suas carreiras. Mesmo assim, haverão algumas ressalvas: serão permitidos apenas cinco jovens escalados simultaneamente. Além disso, os jovens devem ter, no mínimo 16 anos de idade ou serem nascidos até 1997, também será exigida a participação em alguma competição oficial das categorias de base e, por fim, o jogador deve estar registrado no clube há, pelo menos, 12 meses.
O regulamento permanece o mesmo, os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. A fase eliminatória continua contando os pontos da fase de grupos, e toda essa fase será feita com partidas de ida e volta, inclusive a final. As duas equipes com menos pontos na classificação geral, serão rebaixadas para a Série A2.
Confira os grupos:
Grupo A
Corinthians – Linense – Ituano – Bragantino
Grupo B
São Paulo – Ponte Preta – Santo André – São Caetano
Grupo C
Palmeiras – Novorizontino – São Bento – Ferroviária
Grupo D
Santos – Botafogo/SP – Mirassol – Red Bull Brasil
Vale também ressaltar que os integrantes de cada grupo não jogam entre si, jogando apenas contra todos os times dos outros grupos.