Fora de casa e com a sombra da final que “não acabou”, São Paulo encara Tigre na estreia da Sul-Americana

(Foto: Agência Reuters)

 

Nesta quinta-feira (06), no estádio José Dellagiovanna, em Victoria, na Argentina, pela 1ª Rodada da Sul-americana 2023. A partida está marcada para às 21H.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Tigre x São Paulo
Local: José Dellagiovanna
Data: 06 de abril, às 21H
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicols Taran (URU) e Horacio Ferreiro (URU)
Quarto árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes de Vídeo: Ángelo Hermosilia (CHI)
Transmissão: ESPN e STAR+

DADOS HISTÓRICOS

Jogos: 2
Vitórias do São Paulo: 1
Vitórias do Tigre: 0
Empates: 1
Gols do São Paulo: 2
Gols do Tigre: 0
Primeira partida: Tigre 0 x 0 São Paulo – La Bombonera, 1º jogo da Final da Sul-americana de 2012 – 05/12/2012
Última partida: São Paulo 2 x 0 Tigre – Morumbi, 2º jogo da Final da Sul-americana de 2012 – 12/12/2012

ÚLTIMO CONFRONTO

Em dezembro de 2012 o São Paulo enfrentou no Morumbi um até então desconhecido adversário, o Tigre da Argentina, pelo segundo jogo da final da Sul-americana. Ninguém imaginaria que a esperada final — que quebraria um jejum de quatro anos sem títulos — iria acabar em uma batalha campal. Um jogo que entrou para o rol da rivalidade eterna entre brasileiros e argentinos.

A “final que não acabou” começou com muitas faltas duras e catimba do time argentino, mas isso não foi suficiente para parar Lucas Moura e Osvaldo que marcaram os dois gols do Tricolor e colocaram uma bela vantagem no placar.

Mais de 60.000 torcedores assistiram a confusão que começou no gramado no final do primeiro tempo e foi acabar nos vestiários. Mas não assistiram o retorno do time argentino para o segundo tempo. Segundo relatos, os atletas do Tigre tentaram invadir o vestiário do Tri campeão do mundo e entraram em luta corporal com os seguranças do clube e com a Polícia. Sem o retorno dos jogadores argentinos para a segunda etapa o São Paulo conquistou seu primeiro título da Sul-americana.

CURIOSIDADE

Além de ter uma curiosa data – 12/12/2012 e ser a despedida de Lucas Moura (vendido para o PSG), a final da sul-americana carrega um ar místico entre os torcedores que, em brincadeiras e conversas, atribuem o jejum de grandes títulos ao jogo que nunca “terminou”. Será que essa história vai acabar agora?

RESPOSTA AO SEU TORCEDOR?

Após eliminação precoce nas quartas de final do Paulistão pelo Água santa e quase um mês de “folga”, São Paulo precisa mostrar algo ao seu torcedor. No início da semana, torcedores de uma organizada do Tricolor visitaram o CT e conversaram com jogadores, comissão técnica e diretoria.

Depois de utilizar nos jogos treinos uma nova, mais conhecida formação (3-5-2) o técnico Rogério Ceni, com o DM cheio vai enfrentar além da pressão da torcida são-paulina a atmosfera conturbada da torcida argentina que encara esse jogo como uma “vingança” da final de 2012.

DE OLHO NO ADVERSÁRIO

Embora venha de vitória na última rodada do Campeonato Argentino, o Tigre não vive um bom ano. Em 2023 o time tem quatro derrotas, três empates e apenas três vitórias, ocupando a 18ª posição no Campeonato Argentino.

PROVÁVEIS TIMES

São Paulo: Rafael; Beraldo, Arboleda e Alan Franco; Nathan (Rafinha), Pablo Maia (Luan) e Rodrigo Nestor, Welington Rato e Caio Paulista; David e Luciano.
Desfalques: Calleri e Diego Costa (suspensos), Galoppo (cirurgia no joelho esquerdo), Ferraresi (cirurgia no joelho direito), Moreira (cirurgia no joelho esquerdo), Welington (cirurgia no tornozelo esquerdo), André Anderson (pubalgia), Igor Vinícius (cirurgia no púbis), Gabriel Neves (dores no tornozelo esquerdo) e Pedrinho (afastado)

TIGRE: Marinelli, Blondel, Aguilera, Luciatti e Montoya; Alexis Castro, Medina e Menossi; Molinas, Colidio e Retegui. Desfalques: Ninguém

FIQUE DE OLHO

Além de não ter nenhum desfalque, o Tigre conta com a dupla Colido e Retegui. Duas jovens promessas do futebol argentino. Retegui (23 anos) que, recentemente, fez dois gols pela seleção Italiana (contra Inglaterra e Malta), marcou também o gol da vitória contra o Lanus no último fim de semana. Ele soma sete gols em dez jogos na temporada.

Daniel David
@ daniel_danblack

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.