Em tempos de coronavírus, é sabido que a imprensa esportiva perde assuntos para repercutir por conta da série de (justos) cancelamentos de eventos. Para isso, é necessário ter muita criatividade para manter a audiência. Há algo, porém, que não deve ser feito de maneira alguma: divulgação de mentiras – ou, como tornou-se conhecida, fake news. E foi isso que o jornalista Fernando Fontana, no programa “Papo de Bola”, da RedeTV!, fez. Falou uma mentira contra o São Paulo Futebol Clube.
Tudo ia bem no programa. Ele e o comentarista falavam da continuidade do futebol brasileiro, coronavírus e discutiam o sistema de pontos corridos. Nesse momento começam as atrocidades.
Primeiro, ele afirma, textualmente, que o São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista 1990. Depois, desafia a lógica em uma frase que nem mesmo um livro de Jorge Amado conseguiria: ““Olha que injustiça. Sai da segunda divisão, vai para a primeira divisão e é campeão por causa do mata-mata” (?)
Confira abaixo o vídeo em que Fernando Fontana mente e desafio a lógica:
https://player.mais.uol.com.br/?mediaId=16777919&type=video
É sempre bom relembrar que o Campeonato Paulista 1990 não teria rebaixado nenhum. O Artigo 5º, Parágrafo 2º do livro é enfático: “Não haverá descenso”.