Junto com a esposa e amigo, Tchê Tchê participou do ato antirracista que ocorreu neste domingo (7) em São Paulo. Na máscara utilizada pela esposa do atleta estavam os dizeres: “Clube do antirracismo e antifascismo”.
Em reportagem do ‘Esporte Espetacular’ neste domingo (7) Tchê Tchê falou para o ator Lázaro Ramos: “Vim de uma origem muito humilde. Sei o que é ser negro, o que é entrar no shopping e as pessoas olharem tipo: “O que ele está fazendo aqui?” Muitas vezes o direito de sonhar nos é tirado. Porque quando a gente é criança, a gente planeja, tem vários sonhos, mas, ao meu ver, o que é vendido é que não temos essa condição”.
Tchê Tchê é engajado na luta antirracista, e inclusive contém tatuagem de Malcolm X em uma perna, e de Martin Luther King na outra. O volante relembrou sobre passagem pela Ucrânia: “Hoje, temos o privilégio de ser uma voz no nosso país e ser alguém em quem as pessoas se espelham. Essas tatuagens eu fiz quando estava na Ucrânia. Se não me engano, depois de alguma situação que acabei sofrendo lá”.
Mesmo em meio a quarentena do coronavírus, muitos protestos estão acontecendo pelo mundo, e São Paulo não é diferente. Seja no centro da cidade, ou na Avenida Paulista, atos pró-governo, contra o governo, e agora também o antirracista. Aliás, os atos contra o racismo está movimentando o mundo, devido as mortes como do João Pedro no Rio de Janeiro, e principalmente de George Floyd nos Estados Unidos.
Tchê Tchê tinha repostado a publicação da sua esposa na quarentena, mas quando fomos procurar nesta noite, já não consta nos stories do atleta.