A equipe do São Paulo Sub 17, na próxima quarta feira, vai em busca do tricampeonato na Copa do Brasil, em confronto contra o Fluminense. Entretanto, a equipe já conquistou duas vezes o torneio, ou seja, busca o terceiro titulo do torneio. Abaixo, falaremos mais sobre as duas conquistas do Tricolor, que ocorreram em 2013 e 2020.
2013
Campanha
Primeira Fase
Criciúma 1 x 0 São Paulo
São Paulo 4 x 1 Criciúma
Oitavas
Sport 0 x 2 São Paulo
São Paulo 4 x 1 Sport
Quartas
São Paulo 1 x 1 Coritiba
Coritiba 1 x 5 São Paulo
Semifinal
Fluminense 3 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Fluminense
Final
São Paulo 2 x 0 Flamengo
Flamengo 1 x 3 São Paulo
Artilheiro
Entretanto, o Tricolor terminou com Joanderson, sendo o artilheiro geral do torneio, pois terminou com 7 gols em 8 jogos disputados. Ou seja, além do centroavante, Ewandro e Boschilia tiveram participação importante, com 6 e 4 gols marcados, respectivamente.
Jogadores que vingaram
Luiz Araújo
O atacante foi o jogador que mais teve sucesso, pois tem uma carreira atualmente consolidada no futebol brasileiro. Entretanto, permaneceu no Tricolor até 2017, quando foi vendido ao Lille, permanecendo 4 temporadas na equipe francesa, onde se transferiu ao Atlanta United. Portanto em 2023, ele voltou ao futebol brasileiro, dessa vez para atuar pelo Flamengo.
Lucas Kal
Apesar de ter sido campeão pelo Sub 17, o jovem beque fez apenas uma partida pela equipe principal. Entretanto, o jogador foi emprestado a diversos clubes do brasil, incluindo clubes tradicionais, como Vasco e America-MG, pois atualmente está atuando no Atlético GO. Ou seja, está atuando na Serie A do Brasileirão
2020
Campanha
Primeira Fase
São Paulo 8 x 1 1ºBPM (Tocantins)
Oitavas
São Paulo 1 x 0 CRB
CRB 1 x 3 São Paulo
Quartas
São Paulo 4 x 0 River (PI)
River (PI) 0 x 1 São Paulo
Semifinal
Palmeiras 0 x 2 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Palmeiras
Pênaltis: São Paulo 5 x 4 Palmeiras
Final
São Paulo 0 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 2 São Paulo
Artilheiro
Desta vez, o artilheiro geral do torneio, não foi um jogador do São Paulo. Entretanto, Marquinhos, que atualmente está no Fluminense, foi quem mais fez pelo Tricolor, com 4 gols marcados na competição.
Atletas que despontaram
Em sua grande maioria, os atletas que disputaram a Copa do Brasil Sub 17, seguem no Tricolor, pois o titulo foi em 2020. Entretanto, houveram casos de jogadores, que mesmo com curta idade, já despontaram para o futebol. Pois Beraldo, foi quem mais despontou, pois foi campeão da Copa do Brasil, com o elenco principal e se transferiu ao PSG.
Portanto, teve outros nomes que venceram a Copa do Brasil Sub 17 em 2020 e com o elenco principal em 2023, como Patryck, Belém e Negrucci. Pois Petterson e Marquinhos, que foram campeoes do torneio em 2020, estão em clubes da Serie A, Criciuma e Fluminense, respectivamente.