É só o começo, pés no chão

(Foto: @saopaulofc)

A temporada 2019 do São Paulo começou no dia 19 de janeiro, com a goleada sobre o Mirassol. Goleada essa que começou com um baita susto: gol contra de Bruno Peres. Muitos, com toda certeza, pensaram que já seria mais um ano sem títulos e que tudo estava errado. Erraram. E os outros muitos que pensaram, após acabar 4 a 1, que seria uma grande temporada, com várias goleadas, erraram também.

Bom, no jogo seguinte mais uma ótima vitória, agora por 3 a 0 diante do Novorizontino, fora de casa. O placar engana e muito. Se no primeiro jogo o tricolor criou muitas jogadas e comandou praticamente quase toda a partida, em Novorizonte as coisas foram mais equilibradas, mas com um gol logo aos 7 minutos do primeiro tempo (gol cedo: dá MUITA confiança ao time), e os outros 2 vindos de falhas da zaga e do goleiro adversário, se construiu um resultado desse tamanho. Lógico que não foi sorte, até porque, para mim, não existe sorte. Tudo tem uma razão, tudo é resultado de ação e reação. Se o Diego Souza não estivesse na área quando houve a falha, a bola não sobraria para ele. Se o Pablo não tivesse arriscado de longe, o goleiro não teria falhado e tomado o “frango”. Ou seja, somente o primeiro gol foi resultante de jogada trabalhada, com um ótimo passe de Nenê, encontrando Everton, após boa movimentação.

Depois de boas vitória contra times mais fracos o São Paulo poderia garantir uma “boa fase” e consequentemente mostrar que o grupo já estava organizado para jogos mais importantes conseguindo vencer e convencer em cima do Santos, no clássico. Era o teste a altura. Resultado: derrota por 2 a 0. E uma derrota onde o tricolor criou apenas 1 chance real de gol. Com pouca movimentação e  quase que nenhum dinamismo do meio campo para frente. Falha do goleiro. Sim, os problemas de temporadas passadas continuam.

Mas voltando no pensamento lá do primeiro jogo, de céu ou inferno, onde os dois estão errados. O São Paulo tem sim problemas, e melhor que foram “desmascarados” logo na 3º rodada. Poderia ser uma semifinal ou até mesmo a final do paulista, ou pior, na pré-libertadores.

Problemas todos tem, perdendo ou ganhando, o que diferencia um bom clube de um ruim é como será no próximo jogo. Pois não é novidade que futebol é jogo a jogo, dia após dia. Foram jogados 3 jogos na temporada e temos que ter uma avaliação para justamente saber aonde melhorar, mas sem imediatismo, porque isso só atrapalha. Sim, paciência com Jardine e os demais pois o grupo é bom e sem dúvida vai elevar ainda mais o nível com Hernanes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.