Diego Souza e Nene foram contratações ruins?

Olá a todos.

(Foto: Reprodução ESPN Vídeos)

Pois bem, desde sempre escuto diversas críticas, tanto por parte da torcida como por parte da mídia, em torno da contratação desses dois jogadores, Nenê e Diego Souza.

Os principais argumentos que tenho escutado são: ambos são velhos, ambos custam caro, Diego Souza foi comprado por um valor altíssimo, Diego Souza não funciona de centroavante, Nene não rende ao lado de Cueva, entre outros.

Pois bem, venho aqui escrever um pouco que acho de tudo isso. Não achei as contratações ruins, muito pelo contrário, a gente sempre cobra que falta ao São Paulo jogadores protagonistas, e também sempre cobramos que o time precisava de novas alternativas de meio-campo para uma eventual saída de Cueva, e vejo em ambos boas alternativas. Diego Souza nos últimos 3 anos jogou em nível absurdo pelo Sport, tanto que o time pernambucano recusou proposta de 12 milhões do Palmeiras, pedindo 60 milhões, e de tão bem que jogou, foi chamado para a seleção, para jogar de centroavante, enquanto que Nene faz parte de uma lista de jogadores, digamos, “injustiçados”, que mesmo em ótimo nível na época de PSG, nunca foi lembrado para defender a seleção, e mesmo “velho”, vinha jogando em nível muito bom pelo Vasco, ganhando inclusive, em 2015, o prêmio “Craque da Galera”, mesmo conquistado pelo Profeta no ano passado, e quem acompanhou o Vasco nesses últimos anos sabe que ele era o jogador mais técnico do time.

Analisando agora seus rendimentos dentro de campo, começarei pelo Diego: desde que chegou, tem sido utilizado como centroavante, no melhor estilo “falso 9”, que é um centroavante que sai mais para buscar o jogo, abrindo espaços para a entrada de outros jogadores, sem ficar completamente fixo na área. Isso de certa forma, prejudicou o futebol do Diego, embora eu achasse que ele poderia ser alternativa para centroavante, após venda de Lucas Pratto, pelo seu número elevado de gols nos últimos anos, e também pelo seu porte físico, porém, os melhores momentos de Diego Souza na carreira foram jogando como meia atrás do centroavante, quase no posicionamento de Cueva, e no jogo contra o Red Bull, atuando na sua posição ao lado de Nene, fez bom jogo, sendo essa a esperança de ele recuperar o seu futebol.

Agora sobre Nene, eu vou ser um pouco mais direto, não acho que ele esteja jogando mal, desde que chegou ao tricolor, e até acho que ele e Cueva podem sim jogar juntos, dependendo da partida, pois com ambos o time fica mais técnico, embora menos veloz. E até acho que a dinâmica que vinha sendo feita pelo Dorival, de começar as partidas com ele no banco, mas sempre o colocando no segundo tempo, vinha sendo eficiente, pois ele vinha entrando bem, mudando quase sempre o panorama do jogo.

Também devo ressaltar o seguinte: segundo informações de Jorge Nicola, Cueva será vendido após a Copa, em caso de propostas boas. Ou seja, já não podemos contar tanto com o peruano, pois além da sua falta de compromisso, é um jogador que sempre desfalca o clube para defender a seleção, e sempre tem a expectativa de ser vendido cedo ou tarde, logo, as contratações de Nene e Diego Souza fazem ainda mais sentido nesse entorno, pois ambos vieram já como possíveis reposições ao Cueva.

Saudações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.