Destrinchando Adversários: Sul Americana

10 anos após o primeiro titulo, o São Paulo tenta o bicampeonato (Foto: Reprodução)

 

Saudações tricolores, esta é a primeira edição da coluna Destrinchando Adversários! Por aqui, veremos semanalmente um compilado de informações sobre os principais adversários do São Paulo durante a temporada. Para começar, uma pequena apresentação e agradecimentos.

Que a Conmebol Sul Americana seja boa para o São Paulo

Me chamo Igor Narciso, sou jornalista em formação apaixonado por um jornalismo sério e de muita responsabilidade. Neste primeiro texto veremos uma introdução aos adversários do São Paulo na Conmebol Sul Americana de forma mais ampla. Ou seja, futuramente, apenas sobre o momento dos clubes e curiosidades. Gostaria de agradecer ao Fábio Martins e ao SPFC24Horas pelo espaço concedido, e bom, vamos lá!

Ayacucho – Perú

FICHA TÉCNICA:

Nome: Ayacucho Fútbol Club
Fundado em: 09 de agosto de 2008
Cidade natal: Huamanga, Perú
Principais títulos ou campanha: Segunda rodada da Libertadores 2021

O primeiro adversário do São Paulo na Conmebol Sul Americana é o Ayacucho Fútbol Club, do Peru. Mas uma curiosidade: o clube foi fundado dia 05 de agosto de 2008, apenas 14 anos atrás. De lá para cá, uma mudança no nome do clube e a histórica classificação para a Conmebol Libertadores 2021.

Mudança no nome do clube?

O inicialmente Club Inti Gas Deportes alterou seu nome para Ayacucho Fútbol Club. A intenção é aproximar mais o clube da cidade, Ayacucho. Entretanto, pode se dizer que a estratégia foi um sucesso, pois o clube tem uma boa quantidade de seguidores nas redes sociais atualmente, mas ainda longe dos mais populares, como Alianza Lima, Universitario e Sporting Cristal.

A lista foi atualizada em 2021 segundo o site https://riverasport.com (Foto: Reprodução)

Primeira participação na Conmebol Libertadores

O clube após 13 anos de sua fundação foi semifinalista do Campeonato Peruano, garantindo assim uma vaga na segunda fase da Conmebol Libertadores. Infelizmente para o Ayacucho, o titulo do Peruano não foi possível, sendo eliminado para o campeão Sporting Cristal pelo placar de 6-2 no agregado. Na Libertadores, o sonho de disputar a maior competição de clubes do continente foi encerrado cedo. Eliminado na segunda fase, pelo Grêmio, com duas derrotas, 2-1 no Peru e 6-1 no Brasil, sendo 8-2 no agregado.

Estádio Inca Garcilaso e a altitude de 3.350 metros

O São Paulo terá de se acostumar com as altitudes nessa Conmebol Sul Americana, mas começaremos por partes. Costumeiramente, a equipe peruana joga no estádio Ciudad de Cumaná, este que não atende os requisitos estabelecidos pela Conmebol, por essa razão, o time viajará 570 km até Cuzco, para o Estádio Inca Garcilaso e sua altitude de 3.350 metros.

(Foto: Reprodução)

Momento delicado no Peru

O Perú declarou estado de emergência e toque de recolher devido a protestos contra o governo. O país vive um momento delicado com muitos protestos de civis por conta do aumento do combustível e do preço da cesta básica. Ou seja,  o estado está paralisado com uma greve geral de operários, professores, caminhoneiros, entre outras profissões desde o dia 28 de março. Ainda não há noticias sobre um possível adiamento do confronto entre Ayacucho x São Paulo.

Como joga, últimos resultados e principal nome do time

O Ayacucho costuma jogar num 3-4-3 com Salazar como zagueiro de sobra, Mendieta e Chavez nas alas e Arce no comando do ataque. Menção para Cristian Techera, o camisa 11 que possui passagens pela MLS chegou ao clube nesta temporada e já soma 5 gols em 7 partidas. Pois o time vem de vitória contra o Cajamarca de virada por 3-2, partida válida pelo Campeonato Peruano, onde Techera balançou as redes após cobrança de pênalti.

Everton de Viña – Chile

FICHA TÉCNICA:

Nome: Corporación Deportiva Everton de Viña del Mar
Fundado em: 24 de junho de 1909
Cidade natal: Viña del Mar, Chile
Principais títulos ou campanha: 4 vezes campeão Chileno (1950, 1952, 1976 e 2008) e 1 vez campeão da Copa do Chile (1984)

O segundo adversário do São Paulo na Sul Americana é o Corporación Deportiva Everton de Viña del Mar, do Chile. Diferente do Ayacucho, é um time centenário, fundado em 24 de junho de 1909. Uma curiosidade: Em 2016, o grupo Pachuca, que é dono do Club de Fútbol Pachuca e Club León, ambos do México, comprou 80% das ações do Everton. O time chileno se classificou para primeira fase da Conmebol Libertadores 2022 após ficar com o vice campeonato da Copa do Chile de 2021, mas foi eliminado pelo Estudiantes da Argentina após perder os dois jogos por 1-0.

Participações anteriores na Sul Americana

Em 2022, o Everton fará sua terceira participação na Conmebol  Sul Americana, sendo as duas primeiras em 2017 e 2018, onde foi eliminado na primeira fase. Já em 2017, para o Patriotas nos pênaltis e 2018 para o Caracas, no agregado 2-2, mas o time venezuelano avançou por conta do gol fora.

Estádio que já sedeou a Copa América e Copa do Mundo

O Estádio Sausalito, palco do futuro confronto entre Everton x São Paulo, já recebeu jogos da Copa do Mundo da FIFA de 1962, além de recentemente ter sedeado a Copa América de 2015. O Brasil jogou neste estádio na Copa do Mundo 4 vezes durante a competição de 1962, na vitória contra o México por 2-0, ‘apenas’ Zagallo e Pelé fizeram os gols.

O último confronto no estádio foi nas quartas de final, onde batemos a Inglaterra por 3-1 e avançamos rumo ao bicampeonato mundial. A Argentina, na Copa América de 2015, jogou duas vezes, vencendo a Jamaica e empatando com a Colômbia, além de um empate em 0x0 entre México e Bolívia.

Além dos dois confrontos, o Estádio Sausalito também recebeu Brasil 0x0 Tchecoslovaquia e Brasil 2×1 Espanha pela Copa de 1962. (Foto: Reprodução)

Como joga, últimos resultados e principal nome do time

O Everton, como o Ayacucho, também joga num esquema com 3 defensores. Barroso geralmente fica como zagueiro de sobra, Ibacache e Sanchez nas alas e Lucas di Yorio no comando do ataque. Lucas di Yorio, inclusive, chegou na temporada 2022 no clube vindo do Pachuca, clube do mesmo grupo de donos do Everton, e já coleciona 7 gols em 12 jogos. Ismael Sosa, com grandes passagens no Campeonato Argentino e Mexicano, também veio do Pachuca. Com números mais humildes, ainda é uma boa opção de ataque do clube chileno.

O time vem de vitória fora de casa contra o La Serena. Lucas di Yorio balançou as redes duas vezes na partida.

Jorge Wilstermann – Bolivia

FICHA TÉCNICA:

Nome: Club Jorge Wilstermann
Fundado em: 24 de novembro de 1949
Cidade natal: Cochabamba
Principais títulos ou campanha: 15 vezes campeão Boliviano (1957, 1958, 1959, 1960, 1967, 1972, 1973, 1980, 1981, 2000, 2006, 2010, 2016, 2018 e 2019)

O terceiro adversário do São Paulo na Sul Americana é o Club Jorge Wilstermann, um dos maiores clubes bolivianos. Fundado em 1949, é o segundo maior campeão do Campeonato Boliviano, com 15 titulos. Uma curiosidade: Jorge Wilstermann já é figurinha carimbada em confrontos contra o Brasil, nessa história recente, já foi eliminado pelo Vasco na terceira fase da Libertadores 2018 após ser goleado por 4×0 no Rio de Janeiro e aplicar um 4×0 na Bolivia. Na edição anterior, em 2017, enfrentou o Palmeiras duas vezes na fase de grupos, onde venceu por 3-2 na Bolívia e foi derrotado por 1-0 no Brasil.

Participações anteriores na Sul Americana

Essa é a sexta participação do Jorge Wilstermann na Conmebol Sul Americana. A melhor campanha do clube na competição foi a eliminação na fase de grupos na edição de 2021, antes disso, foi eliminado nas primeiras fases em todas as oportunidades.

Relação com o São Paulo Futebol Clube

Apesar de não ter enfrentado o tricolor na história recente, o Jorge Wilstermann tem uma relação com o São Paulo em relação a atletas e ex-atletas que já jogaram em ambos os clubes. Alex ‘Pirulito’, que foi tricampeão brasileiro com o São Paulo (2006-2008), encerrou sua carreira no clube boliviano. Thomaz, este que já teve uma passagem mais apagada no tricolor em 2017, também teve uma passagem pelo Wilstermann. A atuação do meia contra o Palmeiras na Libertadores de 2017 chamou a atenção e foi contratado logo em seguida pelo tricolor. Hoje, Thomaz joga no Operário, que disputa a Série B do Brasileirão. Para fechar, Andrés Chaves, que chegou no São Paulo em 2016 para substituir Calleri, é o atual centroavante do time e possui 2 gols em 15 jogos vestindo a camisa do Jorge Wilstermann.

Estádio Félix Capriles e a altitude de 2.560m

Mais um estádio com altitude, o Félix Capriles, casa do Jorge Wilstermann, está a 2.560 metros do nível do mar. O palco, que tem uma capacidade de 32.303 espectadores, também é utilizado pelo Club Aurora. O estádio também sedeou os jogos sul-americanos de 2018, em Cochabamba.

(Foto: Reprodução)

Como joga, últimos resultados e principal nome do time

O Jorge Wilstermann costuma aplicar um 4-2-3-1, com Rodrigues e Echeverria como dupla de zagueiros, Sanguinetti, Serginho e Menacho de meias e Andrés Cháves no centro do ataque. O clube vem de derrota para o Real Tomayapo e uma derrota por 3-0 para o Guabirá na Sul Americana, entretanto, o clube de classificou pois venceu o primeiro confronto por 4-0.  Serginho, que saiu do XV de Piracicaba em 2017 rumo a Bolívia, é o camisa 10 do time e possui 2 gols em 4 jogos nessa temporada.

Espero que tenham gostado do conteúdo! Novamente, essa primeira edição do Destrinchando Adversários ficou um pouco mais longa por ser introdutório, para conhecermos os adversários, mas semanalmente, nesta coluna, saberemos de forma mais aprofundada o estado atual dos clubes e como chegam para os jogos contra o tricolor.

Abraços, Igor Narciso.
Twitter: @IgorNarciso_
Instagram: @fotosdonarciso

Leia mais: https://spfc24horas.com.br/a-lagrima-de-uma-derrota-nunca-apagara-o-choro-da-vitoria/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.