O polêmico árbitro paranaense, Heber Roberto Lopes, será o árbitro do duelo entre São Paulo e Cruzeiro na 35ª rodada do Brasileirão, os auxiliares serão Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre.
Atualmente representante da Federação Catarinense de Futebol, Heber Roberto Lopes apita jogos da Série A desde 2006, é um velho conhecido do São Paulo e das equipes brasileiros, sempre polêmico, costuma apitar com muita ‘interação’ com os jogadores.
O primeiro jogo que apitou do São Paulo no Brasileirão foi em 2006, clássico Majestoso no Morumbi, empate de 0 a 0, expulsou dois jogadores corintianos nesta partida, aplicou 6 amarelos. Na mesma temporada apitou Fluminense e São Paulo, vitória são-paulina por 2 a 1 no Maracanã.
Em 2007 apitou a vitória do São Paulo sobre o Grêmio, no Olímpico, foram 7 amarelos aplicados no jogo. Em 2008 apitou três partidas do São Paulo, a derrota para o Inter, 2 a 0, depois a vitória sobre o Vitória, 2 a 1, e o empate com o Fluminense, 1 a 1.
Na temporada de 2009 foram 4 jogos, primeiro apitou a vitória do São Paulo sobre o Grêmio no Morumbi, 2 a 1, marcou um pênalti para a equipe gremista, depois apitou o Choque Rei, São Paulo e Palmeiras que ficou no 0 a 0. Já na reta final apitou a derrota do São Paulo para o Atlético Mineiro no Morumbi, 1 a 0, e por fim a derrota para o Goiás, 4 a 2, na pênalti rodada.
No ano seguinte, 2010, só apareceu na 36ª rodada, derrota do São Paulo para o Fluminense, 4 a 1 no Morumbi, e expulsou dois jogadores são-paulinos, Xandão e Richarlyson. Retornou na primeira rodada de 2011, vitória do São Paulo sobre o mesmo Fluminense que perdeu no fim de 2010, 2 a 0, apenas três amarelos aplicados. Depois naquele mesmo ano, na 23ª rodada, vitória do Grêmio sobre o São Paulo, 1 a 0 e oito amarelos.
Já em 2012, apitou os dois duelos entre São Paulo e Fluminense, recordista na arbitragem do duelo entre as equipes, no primeiro turno deu 2 a 1 para o Fluminense, e 3 amarelos, já no segundo foi 1 a 1, e também deu três amarelos.
Para 2013 foram três jogos, primeiro a derrota do São Paulo para o Cruzeiro, 3 a 0 no Morumbi, placar trágico, e não aplicou nenhum cartão… Depois retornou na 21ª rodada, vitória do Tricolor sobre o Vasco, 2 a 0, e dois amarelos. Para encerrar apitou a derrota do São Paulo para o Grêmio, em casa, 1 a 0.
Foi diminuindo o ritmo de jogos do São Paulo e também na Série A, em 2014 apareceu só na 35ª rodada para apitar o empate em 1 a 1 entre Tricolor Paulista e Inter, foram 7 amarelos aplicados, e expulsou um jogador, do Inter, já nos acréscimos. Rogério Ceni chegou a criticar muito o árbitro, falar que o time não vencia com ele apitando, e o São Paulo pediu para ele não apitar mais jogos do time. No ano seguinte, sequer apitou jogo são-paulino.
Retornou em 2016 para apitar mais um Grêmio e São Paulo, vitória gremista por 1 a 0, e expulsou Mena no fim da partida. Em 2017 apitou Sport e São Paulo, não deu um pênalti polêmico para o time pernambucano, jogo ficou 0 a 0. Depois apitou a vitória do Atlético Mineiro sobre o São Paulo, 1 a 0, gol marcado de pênalti.
Nesse ano Heber não apitou muitos jogos, apenas cinco na Série A, começando apenas na 21ª rodada, o árbitro não vive uma fase tão prestigiada como já foi…
Heber Roberto Lopes apitou 200 jogos na Série A do Brasileirão, foram 837 amarelos aplicados, média de 4.1 por jogo, 20 expulsões pelo segundo amarelo, 41 cartões vermelhos de forma direta e assinalou 44 pênaltis.
Heber nos jogos do São Paulo |
22 jogos |
6 vitórias |
6 empates |
10 derrotas |
94 cartões amarelos |
6 expulsões (3 do São Paulo) |
1 pênalti (contra o SP) |
O quarto árbitro da partida será Johnny Barros de Oliveira, o árbitro assistente adicional 1 é o Edson da Silva e o árbitro assistente adicional 2 será Evandro Tiago Bender, todos de Santa Catarina.
Pesquisa exclusiva em nosso portal, qualquer correção ou sugestão, interaja nos comentários!
Fábio Martins