Cristiane é apresentada, cita desafio em jogar no São Paulo e fala: “futebol também é coisa de menina”

Cristiane tem a ambição e o desafio de conquistar a série A2 com o São Paulo. (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc)

Na tarde desta terça (26), o São Paulo apresentou de forma oficial a camisa 11 e principal reforço do clube para o futebol feminino, Cristiane.

Cristiane tem 33 anos e volta ao Brasil após jogar por anos fora do país. Neste período, também fez história na seleção brasileira, sendo a maior artilheira dos jogos olímpicos. Confira alguns trechos da coletiva.

Perguntada sobre o que projeta em relação ao futebol feminino em modo geral, Cristiane respondeu:

A gente sabe e entende muito bem isso (a obrigação dos clubes em ter um time feminino), mas, os clubes estão fazendo com boa vontade, não estão fazendo de qualquer jeito e eu acho que é importante pro crescimento da modalidade.”

Cristiane também comentou quando terá noção de verdade sobre uma melhora do cenário feminino no futebol por aqui.

A gente entende que tenhamos uma visão melhor daqui a 2 anos, que é sempre pós copa e olimpíada, que a gente passa a ver se realmente a modalidade vai manter, porque infelizmente eu já vivi anos anteriores de oba oba de copa, oba oba de olimpíada, pan americano e depois meio que esfriava, então acredito eu que no terceiro ano nós teremos a prova.

Mas também se demonstrou animada para o futuro:

Eu to sentindo que os clubes estão abraçando, é um exemplo muito forte que se tem lá fora, não é possível que nós vamos deixar passar isso.”

Cristiane foi perguntada do porque escolheu o São Paulo, pois teve propostas de clubes europeus como Barcelona e Lyon, a camisa 11 rasgou elogios à postura do Tricolor.

“O São Paulo foi o clube que mais mostrou interesse para que eu permanecesse aqui no Brasil, tive propostas de fora, todo mundo sabe, inclusive do Barcelona, do Lyon, num primeiro momento pensei na minha mãe e a decisão era permanecer no Brasil, mas não sabia em qual clube, o São Paulo foi o primeiro que realmente veio de uma vez, abraçou, me mostrou um projeto, pra mim era um desafio também né, para pessoas parece loucura né, “po, você vai jogar a A2″, mas não, é um desafio e eu gosto.”

Cristiane enfatizou:

Foi o clube que mais mostrou interesse.

O preconceito, infelizmente, é algo rotineiro com as mulheres no meio do futebol. Ao ser perguntada, Cristiane falou sobre a evolução que a modalidade teve e citou já ter sofrido.

“se eu disser que não evoluiu, estaria mentindo né? Eu notei bastante que o povo tem sim preconceito ainda, já enfrentei isso algumas vezes mesmo na atualidade, então eu acho que deu uma melhorada e a gente consegue ver que hoje as meninas tem categoria de base, tanto seleção quanto campeonatos regionais, eu não tive isso né, fui queimando todas as etapas possíveis, então enxergo que as meninas têm um pouco mais de oportunidade do que na época que eu tive.”

A principal jogadora do São Paulo ainda deu o recado para as meninas!

“A gente sempre acaba tropeçando um pouquinho no preconceito de algumas pessoas, mas a gente sempre tenta de uma maneira mostrar pra elas que futebol também é coisa de menina, se ela tem vontade ela tem que praticar o esporte sim”

Cristiane falou e nós iremos enfatizar, lugar de mulher é sim onde ela quiser, no futebol inclusive, então você, mulher que vai ao Morumbi, também vá à Cotia se possível e apoie o futebol feminino, vamos fazer a modalidade crescer mais e mostrar que mulher também pode gostar, acompanhar e jogar futebol!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.