O armênio Henrikh Mkhitaryan, atualmente jogando no Arsenal da Inglaterra, passou pela base do São Paulo em 2003, era um estágio contando com três a oito jogadores e um treinador da Armênia, treinaram junto com as categorias de base da equipe são-paulina, naquela época ainda em Barueri.
Mesmo em cerca de um mês treinando no São Paulo, Mkhitaryan conseguiu aprender a língua portuguesa e criou uma amizade com outro craque do futebol mundial, o meia Hernanes que já na época também atuava na base do Tricolor Paulista e até relembrou esse caso há algumas anos atrás: “É claro que eu me lembro disso. Vieram três jogadores e um treinador da Armênia naquela época, e nós éramos super parceiros. Eu me comunicava em inglês com eles”, também disse que não atuaram juntos, pois o Profeta é quatro anos mais velho que o armênio.
“Sonhava ser como o Kaká e o Brasil era a casa desse estilo criativo, o que eles chamam de ginga. Fui para lá com dois outros jogadores armênios. Quando chegámos ao nosso quarto, vimos que um jogador brasileiro seria nosso companheiro. Ele era magro e tinha cabelo escudo. ‘Bom dia! Meu nome é Hernanes’, ele disse. Naquele tempo, o menino era desconhecido, mas aquele era Hernanes, que hoje joga na Juventus”, relembrou o craque armênio.
Nesta sexta-feira (18), o atleta armênio de 29 anos, que já atuou por Shakhtar Donetsk, Manchester United, Borussia Dortmund, e atualmente Arsenal, relembrou os dias que passou na base são-paulina, foram cerca de quatro meses de estágio devido a parceria do Governo Armênio com o São Paulo.
Foi um dos período mais interessantes da minha vida. Eu era um menino tímido da Armênia e não falava português, mas não me importava porque, para mim, eu estava indo para o paraíso do futebol”, disse Mkhitaryan.
Alguns relatos são de que o meia foi descartado, outros dizem que os atletas armênios quiseram retornar para o seu país, fato é que na época Cilinho comandava a base do São Paulo e disse que o meia armênio tinha futuro, pois o futuro confirmou a previsão de um dos maiores treinadores da história do Tricolor Paulista, será que algum dia teremos o reencontro do Mkhitaryan com o clube do Morumbi?
The early days @SaoPauloFC #brazil ?? pic.twitter.com/BSm9kY2Zpu
— Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) 18 de maio de 2018
What a nice memory, @HenrikhMkh! When you’re in Brazil, come and pay us a visit. The doors are always open for you! https://t.co/Uu4aBm3taE
— São Paulo FC (@SaoPauloFC_eng) 18 de maio de 2018
Thank you so much @SaoPauloFC ! For sure, will do ??? https://t.co/XJrKrOYJnr
— Henrikh Mkhitaryan (@HenrikhMkh) 18 de maio de 2018