O técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Carlos Amadeu, divulgou na última terça-feira (26) a lista de convocados para dois amistosos que serão realizados no mês de março, ambos contra o México, em Manaus. Ao todo, foram 22 atletas chamados, sendo que cinco deles são do São Paulo. Além de Walce, Helinho, Igor Gomes e Luan, todos da equipe Sub-20, Brenner, atualmente no elenco profissional, também está na lista. Devido a isso, o São Paulo pode perder seu jovem atacante para as fases finais do Campeonato Paulista.
Os confrontos diante da equipe mexicana são apenas o início da preparação visando a disputa do Sul-Americano de 2019, campeonato que determina os classificados para a Copa do Mundo Sub-20, do mesmo ano, e dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
O primeiro dos dois amistosos será somente um jogo-treino e ocorrerá no dia 22 de março. Três dias depois, as seleções voltam a se enfrentar, às 19h, desta vez na Arena Amazônia e com presença de público. Os garotos devem se apresentar ainda no dia 17 e ficarão reunidos até o dia 26. A venda de ingressos para a segunda partida se inicia na sexta-feira (02) através do site da CBF.
Desfalque de Brenner
Integrado ao elenco profissional ainda no final do ano passado, o jovem de apenas 18 anos já marcou três gols pelo clube. É possível que o São Paulo dificulte a liberação do jogador para os amistosos, caso a equipe esteja envolvida com jogos decisivos do Campeonato Paulista.
Isso porque os duelos de quartas de final do campeonato Paulista estão marcados para os dias 18 e 21 de março. Caso o Tricolor avance dessa fase, o primeiro confronto de semifinal já ocorre no dia 25. Como a apresentação dos convocados à Seleção ocorre no dia 17 do mesmo mês, Brenner ficaria de fora de possíveis três confrontos cruciais da competição.
Outro exemplo semelhante ocorre com o Flamengo que também deve tentar dificultar a liberação de Vinícius Júnior. O atacante rubro-negro perderia possíveis confrontos de semifinal da Taça Rio. É impreciso dizer se será possível que os clubes não permitam a ida de seus jogadores à Manaus e se a CBF aceitará o veto.
O jovem atacante, que veste a camisa 35 do São Paulo, fez sua estreia em junho de 2017, vindo do banco na derrota para o Atlético Paranaense por 1 a 0. No último jogo da temporada, contra o Bahia, Brenner marcou pela primeira vez na equipe profissional. Em 2018, o atacante começou com prestígio, entrando como titular, mesmo que fora de sua posição de origem.
Nos cinco primeiros jogos, Brenner anotou gols em duas oportunidades: na derrota para o Corinthians e no triunfo por 1 a 0 contra o Madureira pela Copa do Brasil. No entanto, as chegadas de Nenê e Tréllez diminuíram as oportunidades do jovem atacante na equipe. Sem ser mais titular e pouco aproveitado por Dorival ao longo das partidas, o ‘sumiço’ de Brenner intrigou os torcedores. Afinal, mesmo jogando improvisado, Brenner fez boas partidas pela equipe.
Na última partida, contra o CRB de Alagoas, o garoto voltou a jogar, já entrando como titular. Com boa participação e quase um gol marcado, sua presença somada a de Valdívia e Marcos Guilherme deu mais mobilidade à equipe, que apresentou um bom futebol, principalmente no primeiro tempo.
Em um time que muitas vezes apresenta-se lento e distante dentro de campo, não seria justo dar mais chances para o garoto?
Promessas de Cotia
Com cinco atletas na lista de convocação, o São Paulo empata com o Flamengo como equipe que mais representantes terá nos amistosos da Seleção Sub-20. Curiosamente, ambas as equipes decidiram a Copa São Paulo de Futebol Júnior há um mês no estádio do Pacaembu.
Carlos Amadeu, técnico da seleção, revelou que esteve presente em muitos dos jogos da Copinha para observar os jogadores que mais se destacaram. Além do vice no tradicional torneio de base disputado em São Paulo, o Tricolor Paulista recentemente também disputou a Libertadores Sub-20, no Uruguai.
Defendendo o título, os garotos de Cotia pararam na semifinal e acabaram a competição com a quarta posição. Foram dois meses intensos para os meninos, que disputaram 14 jogos em apenas 54 dias, o que dá uma média de menos de quatro dias de descanso entre um jogo e outro.
Devido ao destaque em ambas as competições, o zagueiro Walce, o volante Luan, o meia Igor Gomes e o atacante Helinho acabaram chamando a atenção do técnico da seleção.
Os convocados
Goleiros: Gabriel Brazão (Cruzeiro), Hugo Nogueira (Flamengo).
Laterais: Emerson (Ponte Preta), Vitinho (Cruzeiro), Guedes (Grêmio), Luan Candido (Palmeiras).
Zagueiros: Matheus Thuler (Flamengo), Patrick (Flamengo), Vitor Eduardo (Palmeiras), Walce Costa (São Paulo).
Meias: Alan (Palmeiras), Helio Junio (São Paulo), Igor Gomes (São Paulo), Luan (São Paulo), Luan Pereira (Avaí), Mauro Junior (PSV Eindhoven), Victor Bobsin (Grêmio).
Atacantes: Brenner (São Paulo), Fernando (Palmeiras), Lincoln (Flamengo), Paulinho (Vasco), Vinicius Júnior (Flamengo).
Álvaro Logullo