Nesta quarta-feira (20), a Conmebol comunicou que 21 clubes, incluindo oito brasileiros que estão ou estavam envolvidos em competições sul-americanos neste início de temporada, inscreveram jogadores fora do prazo.
O regulamento assinado pelos clubes em dezembro e reforçado pela Conmebol nesta semana é de que as equipes deveriam inscrever os atletas no COMET, aquele sistema que gerou várias polêmicas ao longo de 2018, a principal envolvendo o Santos e a suspensão do Carlos Sanchez.
A Conmebol manteve normalmente as atividades, os jogos, mas encaminhou os casos para o Tribunal Disciplinar estudar e definir o que será feito com as equipes.
Os brasileiros envolvidos são Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense, mas a informação é de que os casos resultem em multa, dificilmente em perda de pontos ou eliminação do torneio, caso que não mudaria muito a vida do São Paulo que acabou caindo na 2ª fase para o Talleres.
Outros clubes envolvidos no caso, como o Palestino que poderia ser nosso adversário na 3ª fase, junto com Universidad de Chile e Libertad (Paraguai) da Libertadores, e os da Sul-Americana Colo-Colo (Chile), Deportes Antofagasta (Chile), Unión Espanhola (Chile), Sol de América (Paraguai), Independiente FBC (Paraguai), Deportivo Santaní (Paraguai), Guaraní (Paraguai), Estudiantes de Mérida (Venezuela) e Zulia (Venezuela).
A Federação Chilena de Futebol assumiu o erro e diz que assumirá as multas dos clubes, também relatou que os clubes não serão eliminados, a Confederação Brasileira de Futebol ainda não se pronunciou.
Comunicado da Conmebol:
A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;
Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram disponíveis no site da Conmebol;
21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente.
Regulamento:
- A lista de até 25 jogadores para os times que disputam a fase preliminar (duelos eliminatórios prévios à fase de grupos) precisam ser enviados até 72 horas antes do início de cada fase.
- A lista de até 5 jogadores extra para a fase preliminar também precisa ser enviada 72 horas antes do início de cada fase. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata