Como jogar com Juanfran e Dani Alves?

Olá nação tricolor.

Sob o tema de “La Casa de Papel”, uma das principais séries do momento, o São Paulo anunciou a contratação de Juanfran, ex-lateral-direito e ídolo do Atlético de Madrid.

Assim como Dani Alves, Juanfran é um lateral que, mesmo com 34 anos, foi titular do Atlético de Madrid na temporada passada, jogando em bom nível, e foi muito homenageado na sua despedida, assim como Godín, pois foi um dos principais pilares do time nessa “Era Simeone”.

Confesso que é uma grande satisfação ver o São Paulo pensando grande e contratando jogadores desse nível. Antes desses anúncios, eu esperava que o time fosse contratar um lateral comum, como o Pará ou Fabiano, e no fim, vieram Daniel Alves e Juanfran. Ou seja, sonhamos com Pará, e acordamos com Dani Alves e Juanfran.

juanfran
Foto: Diego Souto / Getty Images

Podemos dizer que resolvemos de vez o problema de lateral contratando esses dois grandes jogadores, mas agora vem o questionamento: como vamos jogar com Daniel Alves e Juanfran? E será que era necessários trazer outro lateral, mesmo após contratar o Dani?

Muitos falam que o Juanfran vai ser zagueiro num esquema de 3 zagueiros, ou será o titular na lateral-esquerda, e vou dizer que discordo de ambas as hipóteses. Como disse o jornalista Fernando Kallás, que trabalha no Diario As e conhece bem o futebol espanhol, Juanfran é lateral-direiro, não é zagueiro e nem joga nas 2 laterais, embora tenha jogado improvisado na esquerda em algum momento de necessidade, e começou a carreira como ponta. Sendo assim, penso no time jogando dessas duas maneiras:

IMG_8452

Nesse caso, os dois atuariam juntos, com Juanfran sendo o titular da lateral-direita, e Dani Alves jogaria mais avançado no meio-campo, sendo essa uma ideia da comissão técnica.

IMG_8451

Aqui, mantenho a escalação tradicional, com o Dani Alves sendo o titular da lateral-direita mesmo, e com isso Juanfran seria opção, o que acredito não seria problema, pois o próprio Daniel Alves provavelmente não terá condições de atuar todos os jogos em alto nível, e com o Juanfran é possível fazer um rodízio por ali.

Neste caso, reafirmo e com mais convicção: o São Paulo tem todas as condições de brigar por títulos com este time, e me arrisco dizer que ele não deve nada a Flamengo e Palmeiras, que são os dois melhores elencos do Brasil. Se bem trabalhado, o time vai brigar de frente no Brasileirão deste ano, e vem ainda mais forte em 2020.

Saudações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.