Com interprete de Libras na coletiva, Cuca explica opções contra o Flamengo

(Foto: @saopaulofc)

O técnico Cuca conversou com a imprensa após o empate em 1 a 1 com o Flamengo em pleno Estádio do Morumbi, explicou opções de jogo como a estreia do Walce atuando em funções diferentes, saída do Pato por lesão, outra mudança ainda no primeiro tempo que foi do Anderson Martins por Hernanes, e reclamou da arbitragem.

Uma novidade na coletiva foi a presença de um interprete de Libras, Língua Brasileira de Sinais, é a comunicação para surdos, foi interessante a estreia na coletiva do Cuca nesta 3ª rodada do Brasileirão 2019.

Estilo de jogo

“Discordo que não tenha dado certo. Perdemos duas chances claras de gol e queríamos sair na frente. Não é que não deu certo. O Flamengo fez o gol na primeira oportunidade e vem desequilíbrio emocional de uma equipe jovem que demorou 10 minutos para voltar ao jogo. Botei Walce de volante por ser versátil, botei Hudson pelos lados, não acho que tenha dado errado. Eu tinha um jogador com cartão amarelo e precisava fazer algo para ajudar a equipe ainda no primeiro tempo. Botei o Hernanes faltando cinco minutos, que é suficiente para empatar uma partida e para o jogador já se adaptar. E a última mudança foi o Helinho jogando o time mais para frente, e fomos premiados pelo gol. Foi a melhor partida que o São Paulo fez comigo. A evolução é muito clara. O Botafogo teve a mesma posse de bola que nós tivemos hoje.”

Dificuldades

“Jogo ruim de jogar contra um time “reserva”, cheio de vontade, passando a responsabilidade. Fizemos um jogo muito bom. Reclamo apenas do resultado, que não veio. Se acaba 1 a 0 era uma dor muito maior do que essa. E ao mesmo tempo o consolo por ter empatado. O Flamengo marcou muito atrás da linha e tivemos que tocar a bola, desenhar a jogada, perdemos gols, o goleiro pegou, e aos 39 empatamos. Poderíamos ter ganhado com uma bola que passou pertinho da trave, do Tchê Tchê, outra que o Everton fez a escolha errada do passe. Poderíamos ter virado um jogo complicado.”

Arbitragem

“Eu trocaria o pênalti pelas duas expulsões que o Flamengo tinha que ter tido. O VAR pelo menos deveria ter sido chamado nos lances do Pato e do Trauco com o Antony. Foram mais visíveis a todos do que o pênalti. Eu pergunto se não vai dar vermelho e ganho amarelo. A minha infração foi a mesma que as outras duas. A gente fica muito confuso com tudo isso.”

Situação com Tchê Tchê e mudanças

“Ele (Tchê Tchê) passou mal à noite, vomitou, mas aguentou o jogo todo. Temos que enaltecer também o Liziero, que jogou o jogo todo. Walce começou de lateral, depois volante, terminou como zagueiro. Foi a primeira vez dele e o segundo tempo foi melhor. Não temos nível físico de equipe, somos desequilibrados, consequência de uma pré-temporada pequena, atropelada, de duas ou três remontagens. Esse time tem a evoluir. Hoje o torcedor tem que ficar muito satisfeito com o que esses jogadores fizeram. Eu preferia jogar contra o Flamengo titular e falei antes para os jogadores que seria mais complicado.”

Mudança com saída do Pato

Pato sofreu uma entrada violenta do Thuler e foi substituído por Everton, Cuca explicou: “Na saída do Pato tive o Everton para abrir na ponta e fazer superioridade numérica naquele setor com Liziero e Reinaldo, centralizei o Toró e tive triangulação na direita. Faltou colocar a bola para dentro porque ela cruzou, cruzou. Faltou o finalizador, o 9 que o elenco tem que ter. Temos todo tipo de 9, hoje nos faltou o que põe a bola para dentro. Mas estou muito contente com os 9 que tenho.”

Opções de elenco

“O Hernanes jogou hoje, contra o Goiás, jogou todos os jogos. Ele entra onde ele entrou. Muita gente fala que o Cuca está botando o Hernanes de atacante. Não estou. Quando ele entra eu mudo o sistema, um meia e três atacantes. Ele é o cara que chega de trás, como chegou hoje. Estamos melhorando o nível, a competitividade aumenta, há jogadores importantes ainda para entrar e jogar. Esperamos que os que entrem e façam diferença, como o Helinho, que entrou bem, deu passe para gol. Daqui a pouco tem o Vitor Bueno para entrar e jogar. E outros também. O Bruno Peres tem treinado, faz parte do grupo, mas por opção não foi relacionado.”

Estreia do Walce

“Eu acho que deu certo, foi o primeiro jogo de um menino, numa atmosfera totalmente diferente, e no segundo tempo parecia um jogador de muitos jogos. É um polivalente, joga na lateral, faz volante, faz zagueiro, eu procuro dar tranquilidade. Eles sentem sequência de jogos, como Toró deve ter sentido hoje. É um ritmo muito forte, com essa semana para trabalhar temos tudo para fazer outro jogo muito bom contra o Fortaleza.”

Duelo contra o Rogério Ceni

“Não tenho nada contra o Rogério, pelo contrário, um dos melhores, senão o melhor goleiro com quem já trabalhei. Tanto dentro do campo quanto pela liderança. Probleminhas há durante toda a vida, não me lembro de ter tido um grande problema com ele. Pelo contrário. O pessoal fala muito.”

VAR e lances de expulsão

“Não quero entrar nesse mérito, o VAR quando é acionado e demora muito o jogo esfria. Mesmo que se dê um minuto a mais, não é o mesmo calor. E tem árbitros que adoram amarrar o jogo, não flui. Esses dois lances têm que ser chamado o árbitro para analisar. Tanto o do Pato como o do Antony. Eu escutei um zum-zum-zum que era para vermelho, mas não chamaram. Hoje era o Emerson que estava no VAR, acho ele um baita árbitro, mas acho que hoje não devia estar num dia muito feliz.”

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.