O São Paulo vai analisando o mercado para a temporada de 2023, e nomes de emprestados surgem como possibilidades para o elenco na próxima temporada. Os principais nomes emprestados são: Orejuela (Athletico), Liziero (Inter), Guilherme Matheus (Ceará) e Nathan (Coritiba). De maneira geral, os emprestados não tiveram destaques no período fora do São Paulo.
Orejuela já tem clubes interessados como o América, e o São Paulo não deve dificultar. Já Liziero não agradou no Inter e pode ganhar nova chance com Ceni. Entretanto, Guilherme Matheus e Nathan serão avaliados pela comissão técnica.
Outros nomes são do lateral-direito Anilson que passou pelo Aimoré na Série D, foi bem e despertou interesse do Náutico. O volante Gabriel Falcão esteve no Cuiabá, junto com Pedro Smania, ex-coordenador da base do Tricolor, e foi titular da campanha do título do Brasileirão Aspirantes, junto com o JP Iseppe, outro meia de Cotia, e que estava emprestado ao clube, este que foi capitão. No caso do JP Iseppe, iria ficar no Mato Grosso, mas não teriam cumprido pré-acordo.
Por fim, o zagueiro Pedro Lucas (Vasco), o lateral-esquerdo Gabriel Rodrigues (Ituano), o volante Bruno Tatavitto (São Bernardo), o meia Kevin (Paulista), e os atacantes Denzel (Ituano) e Stevanato (América-MG) não deverão ser aproveitados. Com exceção do Kevin e Bruno Tatavitto, os outros atuaram na base dos clubes emprestados em 2022. Já Bruno Alves, está emprestado para o Grêmio, mas contrato encerra junto com o empréstimo, portanto é improvável sua volta.
Ao longo do ano, outros emprestados saíram em definitivo. Casos do goleiro Lucas Perri que estava no Náutico e do volante Tchê Tchê, ambos foram para o Botafogo. Enquanto o atacante Danilo Gomes estava perto do Ionikos da Grécia, mas prosseguiu na Ponte Preta, tem situação indefinida para 2023.
Tabela de números dos emprestados:
Zagueiro
Guilherme Matheus (Ceará) – Retorna e está para ser estudado pela diretoria. Fez 22 jogos pelo Ceará sub-20, ainda anotou 4 gols, sua equipe chegou na semifinal da Copa do Brasil da categoria.
Pedro Lucas (Vasco) – Outro defensor de 20 anos, fez 14 partidas pelo Vasco sub-20, não foi o titular absoluto da posição.
Laterais
Orejuela (Grêmio/Athlético-PR) – Foram 19 partidas pelo Athletico na temporada, marcou um gol e uma assistência. Antes tinha feito 8 jogos pelo Grêmio. Mas no geral, nem foi uma grande temporada.
Nathan (Coritiba) – O lateral-direito de 20 anos fez 10 partidas pelo Coxa na temporada, e deu uma assistência em bela jogada na última rodada do Brasileirão contra o Cuiabá.
Anílson (Aimoré/Náutico) – Outro lateral-direito começou pelo Aimoré na Série D fez 19 partidas no time, titular absoluto do time, começando ainda no Gaúcho. Foi bem na equipe, e seguiu para o Náutico na Série B, onde fez 10 jogos, mas o time sofreu e não impediu a tristeza que foi a campanha.
Gabriel Rodrigues (Ituano) – Lateral-esquerdo fez 20 jogos pelo sub-20 do Ituano e marcou um gol, o time acabou eliminado na terceira fase do Paulistão sub-20.
Volantes
Bruno Tatavitto (São Bernardo/Confiança) – O volante de 21 anos iniciou a temporada no São Bernardo e atuou na Copinha, 4 jogos, mas seguiu para o Confiança e fez 6 jogos na Série C, marcou um gol contra o Ferroviário.
Liziero (Inter) – Talvez o nome mais badalado da lista, Liziero não vingou o esperado no Inter, foram 28 partidas, sendo apenas 14 de titular. Variou muito na temporada, por vezes ganhava espaço e mostrava qualidade, mas logo saia da equipe…
Gabriel Falcão (Cuiabá) – Foi um dos destaques do Cuiabá campeão do Brasileirão de Aspirantes, foram 10 partidas na campanha. E ainda fez um jogo pelo profissional na Copa Mato Grosso, derrota de 3×0 para o Mixto.
Meias
JP Iseppe (Cuiabá) – Capitão na conquista do Brasileirão de Aspirantes, fez 11 jogos e marcou dois gols na campanha. No jogo contra o Mixto na Copa Mato Grosso, foi expulso aos 95 minutos pelo segundo cartão amarelo.
Kevin (Paulista de Jundiaí) – Na última divisão estadual de São Paulo, o jovem meia de 20 anos fez duas partidas. Começou titular contra Amparo, empate de 1×1, e na derrota para o tradicional Rio Branco, de 3×0. Pois a equipe de Jundiaí não vive melhor fase…
Atacantes
Stevanato (América-MG) – Emprestado para atuar na equipe sub-20 do time mineiro, ainda não estreou.
Denzel (Ituano) – Outro jovem que foi emprestado para a equipe de Itu, tem feito muitos gols pela Paulista Cup. Mas no Paulistão sub-20, passou em branco assim como seu time no empate de 0x0 com o Oeste.
Quer saber algum outro caso que não colocamos? Comenta que iremos atrás…
Gostaria de saber como fica a situação dos jogadores q estavam emprestados e q não vão ser aproveitados pelo Ceni.
Provavelmente novo empréstimos, outros negociados em definitivo. Iremos atualizando caso a caso, o Nathan pode ficar no Coxa por exemplo.