O meia Renato Cajá surgiu no começo dos anos 2000 no futebol brasileiro, em 2008 se destacou na equipe da Ponte Preta e teve chance de vir para o Morumbi segundo revelação do próprio.
Em live para o “O Goal”, Cajá comentou: “Algumas decisões talvez foram mal pensadas. Em 2008, o São Paulo veio com contrato de cinco anos. Tinha o Corinthians também, eu estava definindo entre um e outro e defini pelo São Paulo. Era um moleque de 22, 23 anos, o São Paulo com um grande elenco. Meu empresário falou que eu talvez não fosse jogar lá pelo elenco que o São Paulo tinha. Poderia ter ido para o São Paulo, ter tentado fazer minha história nesse clube. Minha carreira poderia ter sido melhor dependendo de algumas decisões”.
Em complemento, Renato Cajá revelou que esteve próximo também de outro rival: “Também teve uma situação do Palmeiras bem real. Não me lembro o ano, mas era praticamente certa. Mas o São Paulo foi o time que fiquei mais perto de ir, mas acabei decidindo não ir”.
Cajá foi comentado no São Paulo em outras ocasiões quando já era mais experiente, porém o atleta não falou sobre aquelas especulações. O meio-campista marcou sua carreira atuando pela Ponte Preta.