O ano de 2019 foi iluminado para o Flamengo. Todo o trabalho de recuperação do clube carioca, iniciado em 2013, rendeu três títulos: estadual, nacional e continental. Nem sempre, porém, foi assim. Até pouco tempo atrás, o exemplo para o Rubro-Negro e, também, para, todo o Brasil, era o São Paulo. Antonio Tabet, integrante do Kibe Loco e da Porta dos Fundos, explicou a situação no canal Arnaldo e Tironi, mantido pelos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi no Youtube.
“É curioso. Para quem é do Rio de Janeiro, o São Paulo sempre foi o norte. Durante muitos anos, quando o futebol carioca era aquela várzea completa (e ainda é uma várzea, apenas o Flamengo descolou), tinha um negócio assim. Tinha o CT do São Paulo, os jogadores do São Paulo, estratégia do São Paulo, planejamento do São Paulo, salário do São Paulo”, relembrou.
A situação, porém, mudou. “Aconteceu que, hoje, o Flamengo virou isso. E o São Paulo virou o Flamengo de antigamente. Todo dia tem notícias como “crise do SPFC”, “derrubam o fulano”, “Raí que cai”, “fulano tá devendo”. Nós pegamos isso de vocês”, ironizou o flamenguista, ex-vice-presidente de Comunicação do Rubro-Negro.