São Paulo x Flamengo: o que esperar do confronto?
Linha de 3 ou linha de 4 e quais os pontos fortes e fracos do Flamengo que o tricolor precisa ficar de olho para tentar se classificar a final?
São Paulo e Flamengo voltam a se enfrentar em uma competição eliminatória. Quase dois anos se passaram após o confronto pela Copa do Brasil de 2020 nas quartas de finais. As equipes se reencontram pela competição com boas modificações feitas desde então. Se na época o Flamengo já era dado como favorito mesmo com Ceni tendo menos de 5 dias de trabalho para o primeiro confronto contra o São Paulo. Hoje há um favoritismo ainda maior para o lado rubro-negro. São 6 gols sofridos jogos e 38 feitos nos últimos 16 jogos. Atualmente é o melhor time do Brasil, e o que mais investe – investiu mais de R$ 800 milhões em seu elenco desde 2019.
Previsão tática
Embora Ceni tenha falado na última coletiva que poderia vir mudanças na linha defensiva devida a suspensão de Miranda para esse jogo contra o Flamengo, eu acredito que não terá. E isso se passa pela forma do Flamengo de jogar… Ceni não é burro e irá ficar de olho em Rodinei, e com a 3-1-4-2 o time terá mais segurança para fazer isso e os encaixes de tornam melhores. E ofensivamente os alas teriam mais liberdade, o que é importante, pois precisaremos jogar pelos extremos nesse jogo também.
Acredito que esses cenários são os mais prováveis de vermos no jogo:
Nestor jogará na direita e fará o encaixe em João Gomes para Igor Gomes ter um menor deslocamento para marcar Everton Ribeiro. Vejo grandes chances de vermos Pablo Maia como titular devido ao melhor momento comparado a Gabriel Neves. Faria o encaixe individual em De Arrascaeta.
Curioso para ver se continuará acompanhando o uruguaio quando ele estiver na esquerda. Uma hipótese é a de que Igor Vinícius fique com Arrascaeta pela esquerda, porque Filipe Luís não costuma ir a linha de fundo, e sim construir por dentro e fica mais recuado. Reinaldo fica com Rodinei. Luciano deve pegar Thiago Maia, devida a formação que o Flamengo joga, a 4-3-1-2. São Paulo precisa de alguém em Thiago Maia para igualar numericamente no meio, caso o São Paulo entre na 4-1-3-2 esse encaixe em Thiago Mais ficaria bem mais fácil, mas em contrapartida as perseguições ao Rodinei teriam que ser muito bem feitas.
Análise: como joga o Flamengo e quais os principais pontos fortes e fracos da equipe carioca?
Pontos fortes
• Um fator importante são as movimentações de Arrascaeta (esse diversas vezes estará posicionado no lado esquerdo), Gabigol e Pedro que sempre estão visando deixar o setor vago para outro jogador atacar esse espaço. Uma jogada que gostam bastante é uma atração que fazem através de aglomerações com Thiago Maia na base da jogada, criando um espaço nas costas dos volantes, nisso acionam Rodinei em amplitude máxima também. É um elemento significante que temos que tomar bastante cuidado por conta da marcação com perseguições individuais do São Paulo feitas pelos 3 jogadores de meio e às vezes até por Diego Costa em alguns jogos;
• Crescente de Rodinei. Vem sendo um dos destaques da equipe carioca, e merece um cuidado especial. Se posiciona em amplitude máxima visando diagonal longa para ser acionado. Acionado, explora a velocidade, pode realizar tabelas e tem o 1×1 forte;
• Bolas descobertas para Everton Ribeiro e Filipe Luís progredirem em busca de linhas de passe para quebrar as linhas do São Paulo;
• Aproveitamento dos espaços. Gabigol é um jogador que quando tem espaço para atacar e receber a bola em profundidade costuma gerar chances ao Flamengo. Arrascaeta com bola descoberta talvez seja o maior gatilho para gols do Flamengo. O melhor jogador do Brasil;
• O fator principal que temos que ter em mente: o alto nível cognitivo e qualitativo do time do Flamengo. Jogadores como Pedro, Arrascaeta, Vidal, Everton Ribeiro e Filipe Luís, principalmente os de meio-campo e de ataque possuem um nível qualitativo e cognitivo colossal para decidir jogos. É um time que tem os melhores jogadores do Brasil em seu elenco.
Pontos fracos
• Balanço defensivo do Flamengo. Com um balanço defensivo mais lento em muitos momentos dos últimos jogos e até certas vezes descoordenado. O rubro-negro pode oferecer uma boa oportunidade para o tricolor explorar através da velocidade. Com passes rápidos e inversões o São Paulo pode ter chances se explorar bem esse aspecto do Flamengo. Um exemplo foi o Corinthians contra o Flamengo pela Libertadores: Corinthians teve bons lances em transição rápida, teve bastante vezes situações de bola descoberta estando perto da área do rubro-negro. Cabe ao São Paulo aproveitar isso.
• Recomposição de Pedro, Gabigol e Arrascaeta. O Flamengo diversas vezes vai recuando o seu bloco e se afundando cada vez mais devido a demora da chegada dos 3 jogadores em seu campo. O São Paulo com uma transição rápida pode conseguir algo;
• Bola aérea explorando Rodinei. Assim como foi no Brasileiro, Calleri pode vir a aprontar novamente contra o rubro-negro com o São Paulo explorando o seu deslocamento para próximo de Rodinei para antecipá-lo e com a sua impulsão levar perigo ao Flamengo. Tem uma vantagem física grande comparado ao lateral;
• Saídas sob pressão com encaixes individuais. Também contra o Corinthians o Flamengo demonstrou fragilidades. Com encaixes individuais o Corinthians dificultou no começo do jogo a saída de Santos, David Luiz e Léo Pereira. E como foi feito isso? O Corinthians colocou uma pressão homem a homem no tiro de meta do Flamengo. Numa saída 2+1 com Thiago Maia nas costas dos dois jogadores que estavam encarregados de ficarem com Léo Pereira e David Luiz. Ou seja, acontece que o rubro-negro ficava sem opções para desafogar a pressão.
Pois só conseguiu sair quando achava Filipe Luís pela esquerda, que achou diversos passes para quebrar a pressão corintiana e quando Santos acionava Pedro, que como um craque dominava, recebia faltas e fazia o time subir. Um craque. São Paulo terá que ter bastante foco nessa ocasião e torcer para os zagueiros se saírem melhor nos duelos contra Pedro e Igor Vinícius contra Filipe Luís. Se Flamengo usar o mesmo sistema na saída esses poderiam ser os encaixes do São Paulo:
Embora saibamos que é um jogo de muita dificuldade e que o favoritismo é totalmente deles eu acredito que o São Paulo tem totais chances de vir a surpreender o Flamengo. É um jogo repleto de detalhes e quem for mais eficiente já tem um pé na final. Abraço torcida tricolor. Apoiem o time nesta quarta-feira!