Análise do reforço – Juanfran

(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Junto com Daniel Alves, chegou outro lateral-direito de nome internacional, foi o espanhol Juanfran que também estava sem contrato e acertou com o Tricolor Paulista nesta janela.

Juanfran, 34 anos, surgiu na base do Real Madrid como um ponta-direita, fez partidas pelo Real Madrid C, depois jogou 11 vezes pela equipe profissional, até ser emprestado para o Espanyol, onde ficou uma temporada.

No Osasuña, Juanfran embalou a carreira, ficou por lá quatro temporadas e meia, foi efetivado de vez como lateral-direito no clube e chamou atenção do Atlético de Madrid.

CONFIRA ⇒ Análise completa do Daniel Alves

Contratado para o Atlético Madrid na temporada 2010-11, logo mostrou ao que veio e conquistou seu espaço na equipe, onde ficou até essa temporada de 2018-19, em cinco temporadas seguidas atuando mais de 40 jogos na temporada, a partir de 2016-17 abaixou o ritmo para 36 e nas últimas fez 30 em cada.

O lateral espanhol contém 10 títulos na carreira, começou com a Eurocopa sub-20 em 2004, depois Copa do Rey em 2005-06 no Espanyol, dai foram os títulos pelo Atlético Madrid como o Espanhol de 2013-14, Copa do Rey 2012-13, duas Europa League (2011-12 e 2017-18), duas Supercopa Europeia (2012 e 2018), uma Supercopa Espanhola (2014) e ainda a Eurocopa de 2012 com a Espanha.

Isso sem relacionar os dois vice-campeonato da Champions League, quando acabaram derrotados pelo Real Madrid, na de 2015-16 acabou perdendo sua cobrança na disputa de pênaltis.

Com 565 jogos na carreira, Juanfran marcou 21 gols e deu 60 assistências, ainda recebeu 93 amarelos, e só foi expulso duas vezes. O lateral-direito tem características fortes de marcação, mas nem por isso impede de surgir ofensivamente, como pode ver, tem bons números de assistência.

Ponto forte

Força na marcação, é um lateral que por muitas vezes faz o papel de um terceiro zagueiro, já que defende bem e firme. É um líder nato, e traz isso com a mentalidade europeia, como ele é, portanto uma experiência diferente dentro do grupo.

Ponto fraco

Apesar de convivência com sul-americanos na Europa, o espanhol terá outra vivência no Brasil, enfrentará sempre atletas com velocidade e habilidade, precisa se adaptar ao estilo de jogo veloz do futebol brasileiro. E entra também no quesito idade, tem 34 anos, não é nenhum absurdo no futebol atual, mas também não poderá jogar todos os jogos, ou terá um desgaste forte.

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.