Análise do adversário – Fluminense – 3ª Rodada

(Foto: Fluminense FC)

Na terceira rodada do Brasileirão 2018, o São Paulo vai encarar o Fluminense no Estádio do Maracanã, para muitos considerado um clássico Rio-São Paulo, de fato histórias não faltam no duelo.

Confronto de 119 jogos até o momento, São Paulo e Fluminense se enfrentaram duas vezes em 2017, e melhor para o Tricolor Carioca que empatou em 1 a 1 no Morumbi, depois no Rio de Janeiro venceu por 3 a 1 em um jogo desastroso da equipe são-paulina. Apesar de nos últimos anos ser uma pedra no sapato do São Paulo, no geral são mais vitória são-paulinas, 52 vezes contra 44 dos cariocas e 23 empates.

Para 2018, o Fluminense chega sem nomes badalados dos anos anteriores, uma equipe mais ‘humilde’, apostando na base junto com a força do experiente treinador, Abel Braga, que comanda a equipe nesta nova era do clube, e para muitos a temporada está aceitável, afinal são 23 jogos, 11 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, são 37 gols marcados e 20 sofridos, venceu a Taça Rio, porém foi eliminado na semifinal do Carioca e na Copa do Brasil eliminação desastrosa para o Avaí na terceira fase…

LEIA TAMBÉM -> Pré-jogo: São Paulo quer quebrar tabu de 12 anos sem vencer Fluminense no Maracanã

No Brasileirão, os cariocas começaram perdendo de 2 a 1 para o Corinthians em Itaquera, até deram um certo trabalho, mas não seguraram, já na segunda rodada se superaram, mesmo com a expulsão cedo do seu lateral Gilberto, que será desfalque contra o São Paulo, venceram o bom time do Cruzeiro por 1 a 0, deu um certo animo neste início de campeonato para uma equipe que muitos projetam até mesmo disputa contra o rebaixamento.

O time comandado por Abel Braga deve vir com três zagueiros, no tradicional 3-5-2: Julio Cesar, Renato Chaves, Gum e Frazan (Luan Peres); Léo, Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Junior e Pedro. Vale ressaltar que os titulares Ibañez (zagueiro) e o lateral-direito Gilberto são desfalques, além deles De Amores, Felipe e Calazans estão fora do jogo.

Abel Braga implantou o sistema com três zagueiros e melhorou a organização tática do time, mas não engatou uma sequência de vitórias como tinha feito em fevereiro com seis vitórias seguidas, desde então sequer conseguiu vencer dois jogos seguidos, portanto ainda buscam embalar uma sequência de vitórias, vive sob desconfiança do torcedor que vaiou a equipe após um primeiro tempo ruim contra o Nacional Potosi na Sul-Americana e criou um clima ruim, já que mesmo após vencer por 3 a 0 naquele jogo, Abel Braga criticou as vaias quando estava 0 a 0.

Ponto forte: Organização tática, sistema defensivo protegido, e um ataque perigoso, começando pelo o meia Sornoza que se machucou grave na temporada passada, não voltou no mesmo ritmo desde então, mas é perigoso, assim como o velocista Marcos Jr e por fim o jovem centroavante Pedro que marcou seu gol na rodada passada.

Ponto fraco: O Maracanã não terá muita pressão, a torcida não deve comparecer em peso, e possível ter um ‘campo neutro’, já dentro de campo as peças defensivas individualmente costumam falhar, como Gum, Renato Chaves e Luan Peres já demonstraram ao longo das suas respectivas carreiras, assim como o goleiro Julio Cesar que apesar de ter feito boas defesas na rodada passada, não considero tão seguro, costuma rebater bastante os chutes de longa distância.

Fique de olho: O jovem centroavante Pedro é o artilheiro do time na temporada, 9 gols em 20 jogos, contém muitos recursos técnicos, é preciso ficar atento de olho no atleta.

Caso queira corrigir ou acrescentar alguma informação, comente

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.