Bem verdade que o Ituano não é um time desconhecido pelo torcedor são-paulino, mas desde o confronto na estreia da temporada de 2023 até o momento, ocorreram muitas mudanças por lá. Inclusive, destaques do time semifinalista saíram da equipe, um deles veio para o São Paulo, vamos contar tudo nos próximos tópicos.
Os duelos serão no dia 11/04, ida no Morumbi, e a volta no Novelli Jr será na terça-feira, dia 25/04, ambos às 21h30.
O clube
O Ituano foi fundado em 1947, conquistou dois campeonato paulistas, em 2002 e 2014. Sendo em 2002, perdeu o Supercampeonato para o próximo São Paulo. Nesta edição, os grandes não disputaram devido ao Rio-São Paulo, portanto só entraram no ‘Supercampeonato’, onde o Tricolor superou o Ituano.
Foram campeões do interior em 2017 e 2022, também levaram a taça da Série C em 2003 e 2021, além da Copa Paulista de 2002 e o Paulistão A-2 em 1989. Cresceram dos anos 2000 para cá e deram uma elevada na gestão Juninho Paulista, ex-meia do São Paulo, que foi presidente da equipe em uma gestão consagrada.
O histórico de confrontos
Os duelos de São Paulo e Ituano tem sido bem equilibrados, dois empates de 0a0 no Morumbi, sendo ambos no início do Paulistão. Mas o histórico geral é favorito para o Tricolor que venceu 15 de 27 duelos, ainda foram 8 empates e 4 derrotas.
- Paulistão – Ituano 2 x 1 São Paulo (21/02/2018)
- Paulistão – Quartas de final (ida) – Ituano 0 x 1 São Paulo (27/03/2019)
- Paulistão – Quartas de final (volta) – Ituano 0 x 3 São Paulo (25/04/2021)
- Paulistão – São Paulo 0 x 0 Ituano (30/01/2022)
- Paulistão – São Paulo 0x0 Ituano (15/01/2023)
Estádio
Em Itu, o Estádio Novelli Jr foi inaugurado em 1947, e hoje recebe 18 mil pessoas. O São Paulo já atuou inúmeras vezes no local, inclusive como mandante em 2013.
O atual momento
Apesar da semifinal do Paulistão 2023, o Ituano fez uma campanha bem preocupante, até a última rodada corria risco de rebaixamento para a A-2. Pois escapou, e não somente, garantiu vaga nas quartas de final contra o Corinthians, e era o azarão total. Saiu vencendo por 1a0 em Itaquera, sofreu empate, mas nos pênaltis venceu por 7a6.
Depois superou o Ceará nas penalidades, novamente empate em 1a1 na 2ª fase da Copa do Brasil, e 4a2 nas penalidades. Ou seja, vem de uma sequência positiva, onde venceu o Santos na última rodada do Paulistão, 3a0, depois superou Corinthians e Ceará nos pênaltis. Por fim perdeu de 1a0 para o Palmeiras na semifinal e foi eliminado, mas fez jogo duro.
Antes disso, a fase era muito ruim, foram 16 jogos no ano, apenas três vitórias, seis empates e sete derrotas. Marcou 14 gols e sofreu 22, com isso mostra como o time sofreu neste início de temporada. No Paulistão escapou por detalhes, e na Copa do Brasil avançou ambas com empate, na primeira fase empatou em 1a1 com Princesa, pois tinha a vantagem.
Comandante foi trocado
O clube começou comandado por Carlos Pimentel, pois empatou os três primeiros jogos do Paulistão e depois teve três derrotas, não suportou. Caiu na derrota em casa, de 3a0 para o Água Santa.
Com isso, o clube buscou o experiente Gilmar Dal Pozzo, treinador pragmático, e que também não teve grandes resultados. Mas o suficiente para o time permanecer na A-1 e ainda avançar no grupo do Paulistão, também seguir vivo na Copa do Brasil. Comandou o time em 9 jogos, apenas 2 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
O time
O Ituano brigou firmemente pelo acesso a Série A do Brasileirão em 2023, entrou na última rodada precisando de si mesmo no duelo direto contra o Vasco. Mas acabou sendo derrotado e não subiu, foi uma campanha histórica. Mesmo assim, o time passou por uma grande reformulação.
A equipe que terminou o ano enfrentou o Vasco foi: Jefferson Paulino, Raí Ramos, Lucas Dias, Schappo e Roberto; Person, Lucas Siqueira e Caique; Léo Ceará, Gabriel Barros e Aylon. Como poderá ver, grande mudança para 2023…
O time que enfrentou o São Paulo no primeiro jogo do ano foi: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Rafael Pereira, Bernardo Schappo e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Marcelo Freitas e Person; Gabriel Barros, Felipe Saraiva e Quirino. Mas o lateral-direito Raí Ramos veio para o São Paulo, o zagueiro Bernardo Schappo foi para o Fortaleza e o Gabriel Barros seguiu para o Inter. Outras peças de elenco que saíram, foram o atacante Yago, seguiu para o futebol asiático, Geuvânio e André Luiz rescindiram.
Já o que entrou na semifinal contra o Palmeiras foi: Jefferson Paulino, Raí Ramos, Claudinho, Schappo e Iury; Lucas Siqueira, Person e José Aldo; Gabriel Barros, Paulo Victor e Quirino. Ou seja, com mudanças na equipe titular. Contra o Corinthians, ainda tiveram Marcelo Freitas e André Luiz, dupla no meio.
Com tantas mudanças, dá para sentir que o time realmente não embalou na temporada e por isso vai ajustando. Peças saíram, então é um pouco de incógnita como virá a equipe contra o São Paulo. Pois o provável time é: Jefferson Paulino; Iury, Rafael Pereira, Claudinho e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Marthã, Eduardo Person e José Aldo; Paulo Victor e Rafael Silva. Portanto o 4-2-3-1 deve mesmo virar um 4-4-2 com Person e José Aldo no meio, Paulo Victor e Rafael Silva no ataque.
O nome principal e a estratégia
Com tantas mudanças e saídas, é difícil destacar, os principais nomes, como Gabriel Barros, acabaram saindo… A estratégia de Gilmar dal Pozzo geralmente é defender bastante e explorar os contra-ataques, foi assim que chegou na semifinal do Paulistão e avançou na Copa do Brasil. No Morumbi deve adotar a estratégia, e explora o seu meio trabalhador.
O nome que andou destacando é do goleiro Jefferson Paulino, que fez grandes atuações nos jogos decisivos, principalmente nos pênaltis. O nome que mais atuou na temporada é do meio-campista Person, fez 16 jogos, 3 gols e 2 assistências, chegou nesta temporada na equipe. Enquanto isso, o Ituano vai reforçando elenco depois das baixas, já são oito reforços na equipe.
Ponto forte |
É uma equipe que marca forte no meio de campo, e não deixa muitos espaços para o adversário. Tem um contragolpe perigoso, apesar que Raí, lateral que veio para o São Paulo, era um dos elementos que levava o time para frente.
Ponto fraco |
É uma equipe que vive constante remontagem, reforços estão chegando após saída de peças importantes. Portanto não tem um entrosamento tão forte assim, sofreu no início do Paulistão e quando encaixou perdeu três peças cruciais no sistema. Claro que isso faz a diferença na hora de um duelo importante como na Copa do Brasil, teve mudança no lateral-direito, na zaga e no meio de campo.
Fique de olho |
Difícil não destacar Jefferson Paulino, goleiro é o motivo do Ituano estar nesta fase e ter reagido no Paulistão até a chegada na semifinal. Mas para destacar um jogador de linha, Person tem sido o equilíbrio da equipe na temporada, atuou em todos os jogos e é meio-campista.
Curiosidade |
O terceiro goleiro da equipe, Jian Kayo, foi encontrado morto em fevereiro de 2023, e gerou grande comoção de todos. Inclusive o Jefferson Paulino, goleiro titular deu discurso muito emocionado após a classificação contra o Corinthians no Paulistão. O jovem goleiro de 21 anos, foi revelado pelo São Paulo, atuou de 2015 até 2020 em Cotia.
Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!
Abraços