Análise do adversário – Corinthians – 33ª rodada

(Foto: Divulgação)

Na 33ª rodada do Brasileirão 2018, Corinthians e São Paulo se enfrentam em mais um clássico Majestoso na temporada, o segundo que ocorrerá no Itaquerão.

São Paulo e Corinthians já se enfrentaram quatro vezes na temporada, três no Estadual, a primeira no Pacaembu lá em janeiro, ficou 2 a 1 para os corintianos, depois dois jogos nas semifinais, 1 a 0 para os são-paulinos na ida, e 1 a 0 para o Corinthians na volta, nos pênaltis ficou 5 a 4 para o alvinegro. Já no Brasileirão, logo após o período da Copa do Mundo, o São Paulo em grande fase recebeu o Corinthians em pleno desmanche, e não perdoou, venceu de 3 a 1.

O técnico do Corinthians no Estadual era Fábio Carille, o mesmo que levou o Brasileirão 2017, mas já no confronto contra o São Paulo na 14ª rodada era Osmar Loss, esse que acabou demitido logo após a derrota para o Ceará na 23ª rodada, assumiu Jair Ventura…

O Corinthians vivia a expectativa do título da Copa do Brasil, pois perdeu na final para o Cruzeiro, e com Jair Ventura penou também no Brasileirão, nos últimos oito jogos foi apenas uma vitória, contra o Bahia, 2 a 1 na 31ª rodada, e esse foi no sufoco… Neste período perdeu duas vezes para o Cruzeiro na Copa do Brasil, foi derrotado por Flamengo, Santos e Botafogo, empatou com América Mineiro e Vitória.

CONFIRA ⇒ O pré-jogo de Corinthians e São Paulo válido pela 33ª rodada

No ano o Corinthians fez 70 jogos, venceu 30, empatou 15 e perdeu 25, marcou 83 gols e sofreu 62, conquistou o Campeonato Paulista ainda nos tempos de Carille, o time contava com Balbuena, Maycon, Rodriguinho e Sidcley, mas foi desmontado no decorrer.

Com Jair Ventura, os números são ruins, apenas 3 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com direito a pressão interna sobre o seu trabalho, esse é o panorama que chega para o clássico.

No primeiro turno, o Corinthians de Osmar Loss foi escalado com: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Junior; Rodriguinho, Romero e Marquinhos Gabriel; Jonathas. O time ainda contava com Renê Junior que sofreu lesão grave neste jogo, o meia Rodriguinho, que fez sua despedida nesta partida, outro que logo se despediu foi Marquinhos Gabriel.

O time de Jair Ventura deve ser escalado no 4-2-3-1: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Ralf e Araos (Douglas); Romero, Jadson e Pedrinho; Danilo.

Com a fase ruim, o técnico corintiano fará mudanças na equipe, uma delas é na lateral-esquerda com a entrada do Carlos Augusto no lugar do questionado Danilo Avelar, deve manter o conhecido do são-paulino, Danilo, como centroavante, ele entrou bem na posição contra o Bahia, já contra o Botafogo não seguiu mesmo desempenho. O retorno do Jadson no meio de campo, perdeu as últimas duas rodadas por lesão, e por fim deve perder o volante Douglas, sentiu lesão no treino, e o chileno Araos pode começar a partida.

O estilo de Jair Ventura é de uma equipe de contra-ataque, mas precisando do resultado, é provável que busque uma intensidade inicial, a equipe conta com os experientes Ralf, Jadson e Danilo, jogadores de menos velocidade, mas com inteligência, Araos e Pedrinho, a juventude, jogadores que gostam de tentar algo diferente, enquanto Romero é a raça do time, mas vive um jejum de gols.

RELEMBRE ⇒ A análise do Corinthians na 14ª rodada do primeiro turno

O artilheiro do Corinthians em 2018 é o meio-campista Jadson, 15 gols, em seguida Romero com 12 gols, depois Rodriguinho, que já saiu, com 11, Roger com 5 gols e o jovem Pedrinho com 4. No ranking de assistências tem Jadson na liderança com 8 passes para gol, seguido por Romero com 6, e empatados com 4 assistências cada: Pedrinho, Clayson, Mateus Vital e Fágner.

Ponto forte

Vontade, esse é o grande ponto do Corinthians nos clássicos contra o São Paulo, jogam a vida, ainda mais com tanta pressão que está em cima da equipe que sofre o risco de ficar próximo do Z-4, então é necessário igualar neste quesito para termos um jogo igual, caso contrário sofreremos como foi em alguns clássicos fora de casa. E muita atenção nas bolas paradas, outro recurso que o Corinthians costuma fazer gols, inclusive foi o que decidiu o último clássico em Itaquera.

Ponto fraco

Foram seis jogos que o Corinthians de Jair Ventura passou em branco, sendo cinco deles nos últimos oito jogos, portanto é uma equipe que está sofrendo na criação e depende muito de jogadas individuais, seja na qualidade do Jadson, ou de outro jogador, aquele Corinthians que jogava coletivamente mudou bastante, e a pressão em cima dos atletas prejudica ainda mais para esse clássico.

Fique de olho

Pedrinho, apesar do Jadson ser o artilheiro e o rei das assistências, o jovem Pedrinho requer atenção por ser imprevisível, mesmo que seja fraco fisicamente, contém habilidade, chuta bem de fora da área, é preciso de atenção no jogador.

CONFIRA TAMBÉM ⇒ Detalhes sobre o árbitro do jogo entre Corinthians e São Paulo

Curiosidade

O Aguirre já encarou o técnico Jair Ventura nesta temporada, mas no caso foi São Paulo contra Santos, na primeira ocasião o Jair saiu vencedor, 1 a 0 no Morumbi, com direito a uma retranca inesquecível por parte dos santistas, já no Brasileirão deu Aguirre, vitória do São Paulo por 1 a 0, neste o Santos teve até mais posse:

Reencontro

São vários ex-são paulinos atuando pelo Corinthians, os meias Jadson e Danilo, os atacantes Emerson Sheik e Roger, ainda tem o volante Ralf e ponta Pedrinho que passaram pelas categorias de base do clube. Do lado são-paulino, tem os ex-corintianos Sidão, Anderson Martins e Jucilei.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.