Olá nação tricolor.
Depois de bastante tempo ausente, estou de volta, com as energia renovadas, e pronto pra voltar a escrever com uma frequência maior.
Hoje o tema é sobre Alexandre Pato, uma das principais contratações do clube para a temporada, e que tem sido tema de debate em vários canais esportivos.
Primeiramente, acho que todos nós devemos sempre ficar atentos sobre quais canais estão fazendo as críticas, e principalmente, qual é o jornalista em questão. Após o jogo contra a Chapecoense, que vencemos por 4×0, muitos comentaristas fizeram críticas pesadas ao jogador, entre eles, Juca Kfouri, que afirmou que “Pato é o talento inútil, sem cérebro, o mais escandaloso do futebol brasileiro dos últimos tempos”. Tal afirmativa deixa subentendida que o Pato foi o pior jogador do São Paulo em campo, e que a sua contratação é um completo fiasco do clube. Também tivemos os jornalistas do programa “Redação SPORTV”, comandado por Marcelo Barreto, igualmente criticando o jogador, afirmando que ele foi péssimo em campo, e que graças à saída dele que o time venceu, pois ele estava atrapalhando.
Vamos aos fatos: Alexandre Pato NÃO fez um jogo ruim, pelo contrário, ele era o melhor do time no primeiro tempo, as melhores jogadas de gol passaram por ele, e era bastante participativo. Inclusive, quando substituído, eu e toda a time-line do Twitter criticou o Cuca pela troca, pois considerava absurda a ideia. No fim, deu super certo, pois com a saída do Pato (além da saída do Luan), para as entradas de Éverton e Toró, o time ganhou mais velocidade, o que foi determinante para a vitória. Ou seja, a substituição do Pato foi TÁTICA, e não técnica.

Agora, voltando ao tópico sobre os jornalistas. Juca Kfouri, autor da frase em questão, todos nós sabemos, é torcedor declarado do Corinthians, e todos nós sabemos também que o Pato teve uma passagem pífia por lá, com direito a um pênalti perdido, de maneira displicente, em um jogo de Copa do Brasil, contra o Grêmio. Outro fato importante, é que Juca é um jornalista militante, que levanta a bandeira do PT e Lula Livre, e faz seus textos sempre colocando em prática um viés ideológico. E porquê digo isso? Pelo fato de que hoje Alexandre Pato é casado com a filha do Silvio Santos, Rebeca Abravanel, que por diversas vezes deu voz e notoriedade ao atual presidente da República, que também é repudiado pelo Juca. Então vocês realmente acham que esse seu comentário não teve nenhum traço de “parcialidade” ou até mesmo rancor, por parte do jornalista/torcedor/militante?
E também não podemos, jamais, esquecer o que eu chamo de “Episódio Ganso”, que foi protagonizado pelo programa BB Debate na ESPN, onde os jornalistas do programa, comandado pelo Bruno Vicari, fizeram uma avaliação da atuação do Ganso contra o Antofagasta, pela Sul-Americana. Mas nesse caso, os jornalista esqueceram de um pequeno detalhe: o Ganso não entrou em campo! E isso pra mim só comprava um fato, que se assemelha à atual situação do Pato, que muitos jornalistas não assistem aos jogos e se bobear nem aos melhores momentos.
Sendo assim, encerro o texto respondendo ao questionamento: Alexandre Pato é um grande jogador, no futebol brasileiro ele sobra, e vai sim ser extremamente importante pro São Paulo. Tudo bem, jamais devemos deixar de lado que, taticamente, tem suas limitações, como o fato de que não acompanha lateral, e por muitas vezes aparenta uma certa displicência, mas eu me apego à parte técnica, acho que ela se sobressai nessas limitações, e acho que vai agregar muito ao tricolor!
Saudações!