Depois de uma grande classificação na Libertadores e uma linda festa no Morumbis, o São Paulo volta as atenções ao Campeonato Brasileiro. Dando sequência aos três jogos como mandante, o Tricolor busca a permanência no G-6 e afastar qualquer risco do filme incômodo de 2023. Neste domingo (25), às 18h30, o desafio é contra o desesperado Vitória pela 24ª rodada, tendo um reencontro com Thiago Carpini, atual treinador do Leão da Barra e ex-treinador do tricolor paulista.
COMO VEM O SÃO PAULO PARA O JOGO?
A classificação diante do Nacional foi quase toda dentro do esperado, com imposição até abrir a boa vantagem de 2 x 0. Apesar de alguns sustos e emoções na reta final, a vaga nas quartas veio com a mesma tranquilidade na qual se encontram o torcedor e o ambiente no CT da Barra Funda; e por ironia, foi justamente o Vitória quem “ajudou” o São Paulo a se manter no G-6 na rodada passada, ao empatar com o Cruzeiro em 2 x 2 no Barradão. Além de tudo isso, as quartas da Copa do Brasil iniciam no meio de semana e chegar com confiança é meio caminho andado.
A lista de desfalques para este domingo é considerável: Ferreirinha (lesão na coxa esquerda) e Patryck (fratura na clavícula direita) completam o departamento médico com Alisson (cirurgia no tornozelo direito) e Pablo Maia (cirurgia na coxa esquerda). Além deles, Luciano e Rodrigo Nestor estão suspensos.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Vitória
Local: Morumbis
Data: 25 de Agosto de 2024 (domingo), 18h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA – GO)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO)
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 46
Vitórias do São Paulo: 31
Triunfos do Vitória: 9
Empates: 6
Primeira partida: São Paulo 5 x 2 Vitória – Brasileirão 1972
Última partida: Vitória 1 x 3 São Paulo – Brasileirão 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Se a pressão antes da rodada já era grande, aumentou ainda mais com o começo dela e o triunfo do Fluminense, que empurrou o Leão da Barra de volta para zona do rebaixamento. A equipe vem de derrota no clássico Ba-Vi e o já mencionado empate contra o Cruzeiro, este último depois de abrir 2 x 0 no Barradão. Por outro lado, o Vitória conta com a Lei do Ex em dose dupla para tentar surpreender: além de Carpini, o clube possui Osvaldo no elenco.
A lista de desfalques rubro-negra conta com Luan, Neris, Fábio Soares e Camutanga.
CURIOSIDADES:
- Segurar tabus nos últimos anos vem sendo um desafio para o São Paulo, que terá mais um no confronto deste domingo: dentro do Morumbis, jamais foi derrotado pelo Vitória.
- Foram apenas 7 duelos fora do Brasileirão em toda a história, sendo quatro na Copa do Brasil (1997 e 2001, com uma classificação para cada) e três vezes na extinta Copa dos Campeões.
- Os empates também são raros no confronto, com a última das seis igualdades ocorrendo no ano 2000 pela Copa dos Campeões. E neste século, o massacre do São Paulo é impressionante: em 26 encontros desde 2001, foram 21 vitórias tricolores e apenas 5 triunfos rubro-negros.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
São Paulo: Jandrei, Igor Vinicius, Ferraresi, Sabino e Welington; Marcos Vinicius, Galoppo e Michel Araujo; Rato (William Gomes), André Silva e Erick. – Técnico: Luis Zubeldia
Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Edu, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira (Caio Vinícius/Léo Naldi), Ricardo Ryller e Machado; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro (Janderson). – Técnico: Thiago Carpini
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)