Depois de vencer a primeira no Brasileirão, contra o Atlético Goianiense no último domingo, o São Paulo fecha o 1º turno na fase de grupos da Conmebol Libertadores, nesta quinta diante do Barcelona de Guayaquil, fora de casa. O jogo começa às 21h, e com transmissão em áudio no YouTube do SPFC24Horas.
Além da estreia do técnico Luis Zubeldia, e de encarar um jogo de 6 pontos, o São Paulo desafia também um tabu na Libertadores: jogando em solo equatoriano, o tricolor jamais venceu pela principal competição do continente. Em sete jogos, são cinco derrotas e dois empates; na última visita, em 2020, derrota de 4 x 2 para a LDU.
Os desfalques seguem os mesmos: James Rodríguez (lesão muscular na coxa direita), Lucas Moura (lesão muscular na coxa esquerda), Rafinha (fratura na fíbula esquerda) e Wellington Rato (Sindesmose no tornozelo esquerdo e entorse), os quatro no departamento médico. Luiz Gustavo e Moreira ainda são baixas, porém, já aprimoram a parte física.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Barcelona de Guayaquil x São Paulo
Local: Monumental Isidro Romero Carbo (Monumental de Guayaquil)
Data: 25 de Abril (quinta-feira), 21h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Juan Benítez (Paraguai)
Assistente 1: Eduardo Cardozo (Paraguai)
Assistente 2: Júlio Aranda (Paraguai)
Quarto árbitro: Giancarlo Juliadoza (Paraguai)
Árbitro de vídeo: Derlis Lopez (Paraguai)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 4
Vitórias do São Paulo: 1
Vitórias do Barcelona: 1
Empates: 2
Gols do São Paulo: 4
Gols do Barcelona: 3
Primeira partida: Barcelona 0 x 0 São Paulo – Libertadores 1972
Última partida: Barcelona 2 x 0 São Paulo – Libertadores 1992
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Internamente, o momento do Barcelona é conturbado. Apesar de ter perdido apenas um jogo nos nove oficiais em 2024, o clube demitiu o treinador Diego López, e para o jogo de hoje, terá o comando do interino Germán Corengía. O novo treinador será Ariel Holán, ex-Santos. No campeonato equatoriano, o time é 6º colocado, e ainda não venceu na Libertadores.
Os equatorianos tem apenas um desfalque, e um desfalque sentido: Francisco Fydriszewski, referência ofensiva do time, não se recuperou de lesão e está fora da partida desta noite.
CURIOSIDADES:
Foram apenas 4 jogos entre as duas equipes, e todos pela semifinal da Libertadores. Em 1972, no triangular semifinal, os dois empates tiraram o São Paulo, com o Independiente levando a melhor na ocasião.
20 anos depois, agora em um mata-mata de fato, reencontro entre São Paulo e Barcelona. Depois de arrasadores 3 x 0 no Morumbi, o tricolor brincou com o perigo no jogo de volta, levando 2 x 0 em Guayaquil. Mesmo assim, seguiu rumo à final e ao inédito título.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Barcelona de Guayaquil: Burrai; Suárez (Vargas), Ramirez, Sosa e Chalá; Leonai Souza, Trindade, Oyola, Diaz e Rojas; Obando.
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Alisson e Michel Araújo; Luciano, André Silva e Calleri.
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter) / João Silvino (YouTube)