Pré-jogo: ESTÁ CHEGANDO A HORA! O São Paulo recebe o Flamengo no Morumbi para a finalíssima da Copa do Brasil

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

 

Neste domingo (24) é dia da grande e tão sonhada final da Copa do Brasil! O São Paulo recebe o Flamengo, no Morumbi, às 16h, após vencer o primeiro jogo, no Maracanã, por 1 a 0. O Tricolor tem a vantagem do empate para alcançar o inédito torneio nacional, e que dá ao vencedor uma vaga na próxima Libertadores. 

No meio da semana, o Tricolor recebeu o Fortaleza no Morumbi. Jogando com reservas, a equipe de Dorival perdeu por 2 a 1. James Rodriguez chegou a sofrer um pênalti logo após o time cearense abrir o placar, mas acabou perdendo a cobrança. No fim do jogo, após um vacilo da defesa do Fortaleza, a bola sobrou para James e ele marcou o primeiro gol pelo São Paulo, mas não suficiente para pontuar na partida.

Já o Flamengo foi ao Serrinha enfrentar o Goiás, e jogando com time misto, não saiu do empate contra a equipe goiana. Para a final, a equipe de Jorge Sampaoli contará com as voltas de Arrascaeta e Luiz Araújo.

Para a final, Dorival deve manter o mesmo time que venceu na ida. Pelo lado do Flamengo, Sampaoli muda a escalação em todos os jogos, mas o time titular deve contar com Rossi no lugar de Matheus Cunha e Arrascaeta no lugar de Gabriel.

Ficha Técnica:

Jogo: São Paulo x Flamengo
Local: Morumbi, SP
Data: 24 de Setembro (domingo), às 16h
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Raphael (GO/FIFA), Bruno Boschilia (PR/FIFA), Paulo Cesar Zanovelli (MG/FIFA) e Fabrini Costa (SP/FIFA)
VAR: Wagner Reway (PB/FIFA)
Transmissão: Globo, Premiere, Sportv e Prime Video

DADOS HISTÓRICOS:

Jogos: 114
Vitórias do São Paulo: 44
Vitórias do Flamengo: 38
Empates: 32
Gols do São Paulo: 178
Gols do Flamengo: 155
Primeira partida: São Paulo 2 x 2 Flamengo – Rio-São Paulo, 1940
Última partida: Flamengo 0 x 1 São Paulo – Copa do Brasil, 2023

DE OLHO DO ADVERSÁRIO

Se na semana passada eu escrevi que o Flamengo vive uma temporada turbulenta, a derrota no primeiro jogo da final piorou ainda mais o ambiente do time carioca. Um dos principais assuntos da semana foram os bastidores e debate interno sobre a demissão ou permanência de Jorge Sampaoli para o segundo jogo da final. 

Além disso, o vice-presidente do clube se envolveu em uma polêmica. Marcos Braz discutiu e trocou socos com um torcedor em um shopping no Rio de Janeiro.

A grande esperança flamenguista para o clube carioca sair vitorioso neste domingo são as voltas de Arrascaeta e Luiz Araújo. Os dois tiveram uma lesão complicada há menos de um mês, mas treinaram com o grupo essa semana. Não se sabe quanto tempo os dois estão preparados para jogar, mas é certo que estão à disposição para a final. 

CURIOSIDADES
  • Retrospecto em mata a mata no Morumbi

Precisando apenas de um empate para conquistar um título inédito, o Tricolor, além de ter o apoio de sua torcida, que vai lotar o Morumbi, também conta com um grande retrospecto recente. De 2020 para cá, nos 29 jogos eliminatórios que fez no Morumbi, o São Paulo saiu vitorioso em 20 oportunidades, com outros seis empates e apenas três derrotas.

Além disso, o Tricolor teve que passar por quatro disputas de pênalti neste período e saiu vencedor em três delas (Fortaleza em 2020 pela Copa do Brasil, Atlético-GO em 2022 pela Sul-Americana e Sport na Copa do Brasil de 2023). O único revés foi recente, pela Sul-Americana deste ano, contra a LDU.

  • Nunca um time que perdeu o jogo de ida da decisão em casa conseguiu reverter o resultado na volta

Disputada desde 1989, essa situação aconteceu apenas duas vezes. Em 2016, no duelo entre Atlético-MG x Grêmio. O time gaúcho venceu no estádio Independência por 3 a 1, e a na volta segurou o empate de 1 a 1 para ser campeão. Em 2020, na decisão entre Palmeiras x Grêmio, o time paulista venceu o primeiro jogo na casa do adversário por 1 a 0, e ainda venceu novamente na volta por 2 a 0 para ficar com a taça.

  • O Flamengo nunca venceu uma final atuando no Morumbi

Santos 2×1 Flamengo | Campeonato Brasileiro (1983)
Corinthians 1×0 Flamengo | Supercopa do Brasil (1991)
São Paulo 2×2 Flamengo | Supercopa da Libertadores (1993)
Santos 2×1 Flamengo | Rio-São Paulo (1997)

PROVÁVEIS TIMES

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e W. Rato; Lucas e Calleri.

Desfalques: Igor Vinícius, Galoppo, Ferraresi e Erison

​Técnico: Dorival Júnior

Flamengo: Rossi (Matheus Cunha); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Victor Hugo, Gerson e Arrascaeta (Gabriel); Bruno Henrique e Pedro.

Desfalques: Filipe Luís e Varela

​Técnico: Jorge Sampaoli

Ravenna Alves

Jornalista. Tenho 26 anos, sou de Brasília-DF, e apaixonada pelo São Paulo Futebol Clube.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.