A diretoria do River Plate anunciou nos últimos dias o início de um processo de novas adequações no Estádio Monumental de Núñez. E, com isso, terá que buscar uma nova casa para atuar na Libertadores, onde ainda tem mais 2 jogos na fase de grupos da competição.
As obras, segundo o próprio anúncio do clube, deverão ser concluídas apenas em 2021, o que inviabiliza que os Millonarios enfrentem lá o São Paulo e a LDU, dois jogos muito importantes para as intenções dos argentinos na sequência do torneio.
Desde então, o clube começou uma peregrinação para encontrar uma nova casa para jogar na Libertadores. Houve até uma cogitação de utilizar os campos do seu próprio Centro de Treinamentos, o River Camp, na cidade de Ezeiza. Porém, está possibilidade foi imediatamente vetada pela Conmebol.
Diversas possibilidades já foram avaliadas. Dentre elas, os estádios Néstor Días Pérez, do Lanús; Estadio Diego Armando Maradona, do Argentinos Juniors; Estadio Nuevo Gasómetro, do San Lorenzo; Estadio Norberto Tito Tomaghello, do Defensa y Justicia; Estadio Tomás Adolfo Ducó, do Huracán; Estadio José Amalfitani, do Vélez Sarsfield, e o Estadio Malvinas Argentinas, de Mendoza. Porém, nenhum destes estádios atende a todas as necessidades do River Plate para receber os jogos da Libertadores.
Agora, os olhares dos dirigentes do clube estão na região de Avellaneda, mais precisamente para o Estadio Libertadores da América, do Independiente, que está em totais condições de acolher a equipe de Marcelo Gallardo. Segundo informações do Diario Olé, os fatores que credenciam o estádio do Independiente a ser o escolhido do River Plate seriam o novo sistema de iluminação instalado, que atende as especificações exigidas pela Conmebol para as suas competições, além de uma dívida dos Rojos com o River Plate pelo zagueiro Alexander Barbosa, dívida a qual o “empréstimo” do estádio seria uma alternativa interessante para quitação do débito.
A Conmebol segue aguardando que o River Plate defina onde vai mandar seus próximos jogos na Libertadores. River Plate e São Paulo se enfrentam na Argentina, ainda em setembro, só falta sabermos em qual local.
Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com