Todas as estreias do Tricolor em Campeonato Brasileiro

Última estreia no Morumbi foi com vitória, em 2015, diante do Flamengo. (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (16), o São Paulo inicia sua 47ª participação na história do Campeonato Brasileiro, se contarmos as edições a partir de 1971, diante do Paraná, no Estádio do Morumbi, às 20h00 (horário de Brasília).

Seis vezes campeão da competição, o Tricolor busca em 2018 apagar a má impressão da campanha realizada no ano passado. Em ano de Copa do Mundo, com o calendário cheio e o Brasileirão iniciando mais cedo, o torcedor sabe da importância de uma boa sequência nos primeiros jogos para evitar sufoco, como em 2017, e buscar objetivos maiores ao longo das 38 rodadas.

Para entrar no clima do torneio mais importante do país, preparamos uma matéria especial com o histórico de estreias do São Paulo no Brasileirão, o retrospecto geral e algumas curiosidades. Confira!

Aproveitamento

Desde 1971, o São Paulo não participou apenas do Campeonato Brasileiro de 1979, devido a um boicote organizado por alguns clubes paulistas à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Descontentes com o formato do torneio e calendário, São Paulo, Corinthians, Santos e Portuguesa decidiram por não disputar a competição daquele ano.

São, portanto, 46 edições disputadas na conta do Soberano, que possui um retrospecto satisfatório quando o assunto é jogo de estreia. Confira no gráfico a seguir.

Longe de casa

Menos de um terço dos jogos de estreia do Brasileirão foram disputados, de fato, na casa do Tricolor Paulista: apenas 15 dos 46. O retrospecto diante de sua torcida é excelente, com 12 vitórias, 1 empate, 2 derrotas (ambas para o Grêmio) e um total de 29 gols marcados e apenas 13 sofridos.

Por duas vezes o São Paulo foi mandante fora do Morumbi. Em 1982, goleou o Treze-PB por 5 a 0 no Pacaembu, com três gols de Serginho Chulapa e mais dois de Renato. Até hoje esta é a melhor estreia do Tricolor em Campeonatos Brasileiros. Já em 1990, a partida contra o Atlético-MG foi disputada no Parque Antártica e terminou com triunfo dos visitantes por 2 a 1.

Como visitante, o aproveitamento são-paulino aponta para 48% de pontos conquistados do total disputado. São 10 vitórias, 12 empates e 7 derrotas em 29 partidas.

Abaixo você confere todas as partidas de estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro desde 1971.

Curiosidades do histórico

Flamengo e Grêmio são os adversários que o São Paulo mais enfrentou em primeiras rodadas de Campeonato Brasileiro, ambos com 5 confrontos cada. Diante do rival carioca, o retrospecto é favorável, com 4 vitórias e 1 empate. Já contra a equipe gaúcha, os números não são bons: 2 empates e 3 derrotas, sendo que o Grêmio é o único time que conseguiu vencer o São Paulo no Morumbi em uma estreia de Brasileiro (o fato ocorreu por duas vezes, em 1971 e 2008).

Somente em três oportunidades, o São Paulo iniciou a competição disputando um clássico estadual. Em 1988, venceu o Santos por 1 a 0, no Morumbi, com gol de Edvaldo. Quatro anos mais tarde o San-São voltou a se repetir na rodada inaugural do campeonato. Dessa vez, empate em 1 a 1 na Vila Belmiro. Já em 1998, o São Paulo enfrentou o Palmeiras que jogava de mandante no Pacaembu. A partida terminou 2 a 1 para o rival alviverde.

Confira o desempenho do São Paulo contra os adversários por Estado.

Nos anos em que conquistou o título, o Tricolor começou bem a caminhada na maioria das vezes: no total, 5 triunfos e apenas 1 revés, justamente no ano de 2008, quando a equipe terminou o primeiro turno 11 pontos atrás do líder, mas conseguiu capitalizar uma reviravolta impressionante na segunda parte do torneio

Já em 2018, o adversário será o Paraná Clube. Em confrontos contra times do Estado do Paraná, são 5 jogos, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. De volta à série A após 10 anos de ausência, o Tricolor da Vila busca a façanha de vencer o São Paulo em sua casa para largar bem no Brasileirão.

Já o Tricolor Paulista quer vencer mirando ganhar motivação para o duelo decisivo de quinta-feira pela Copa do Brasil, diante de outro adversário paranaense, o Atlético-PR. Mais do que isso, a equipe tem de fazer valer o fator Morumbi se quiser ter sucesso na competição. Encarar um time recém promovido da série B pode ser o início ideal de jornada para o São Paulo.

Confiantes para a estreia? Deixe seu comentário!

Álvaro Logullo

Álvaro Logullo

21 anos, estudante de jornalismo e devoto do São Paulo FC. Filho, neto, irmão e sobrinho de são-paulinos. Apaixonado por estádios de futebol, pretendo ir a todos os jogos do Tricolor, no Morumbi, em 2018. Porque se a fase é ruim, o amor é eterno!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.