O São Paulo fechou a contratação de Thiago Carpini, de 39 anos, que assume o comando técnico após a saída de Dorival Júnior para a seleção brasileira. O acordo foi fechado nesta quinta-feira (11) e o Tricolor efetuará o pagamento da multa de R$1 milhão junto ao Juventude.
Carpini deve chegar ao Morumbi acompanhado dos auxiliares Caio Gilli e Estephano Djian e já começar a comandar os treinamentos nesta sexta-feira.
Trajetória como treinador
Logo após se aposentar como jogador, Carpini iniciou sua nova carreira como auxiliar técnico de Evaristo Piza no XV de Piracicaba. Acompanhou-o até o Botafogo-PB, antes de retornar ao Guarani em junho de 2019, para trabalhar como auxiliar permanente.
No Guarani, assumiu como interino após a demissão de Roberto Fonseca em agosto de 2019. Se tornou técnico definitivo do clube em 25 de novembro e ficou até 20 de agosto de 2020.
Ele também passou pelo Oeste, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária até chegar no Água Santa. Carpini conduziu o time à final do Campeonato Paulista de 2023, eliminando inclusive o próprio São Paulo nas quartas da competição. Chegou a final contra o Palmeiras, venceu o jogo de ida em Diadema mas perdeu o jogo da volta no Allianz Parque. Apesar do vice, foi eleito o melhor técnico do campeonato.
Já como técnico do Juventude, o treinador comandou o clube gaúcho em 32 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e apenas 4 derrotas. Foram 39 gols marcados e 24 sofridos. Em 25 de novembro, com a vitória fora de casa sobre o Ceará por 3 a 1, Carpini garantiu o acesso do clube gaúcho à Série A de 2024.
Somando os dois trabalhos de Carpini em 2023, o treinador conseguiu um aproveitamento de 60,8%, com apenas 8 derrotas em 46 jogos.