
O técnico Marcelo Bielsa, é um dos revolucionários do futebol, e segue sendo um exemplo para muito treinador, principalmente argentinos. Um dos grandes momentos foi no Newell’s Old Boys de 1992, onde chegou na decisão da Libertadores e acabou derrotado pelo São Paulo.
Naquela decisão foram dois jogos bem apertados, primeiro o Newell’s venceu por 1a0 com gol de Berizzo na Argentina, e na volta, Raí marcou para os são-paulinos. Ambos os gols em penalidades. E foi nas penalidades que a decisão aconteceu, os argentinos perderam três cobranças e o São Paulo somente uma, com Ronaldão. Com isso, o São Paulo foi campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história.
Bielsa, é considerando ‘louco’, pelo seu jeito como treinador, e também com um estilo diferente, ousado, no modo de jogar. Mas fez uma reflexão sobre o futebol sul-americano antes do confronto entre Uruguai e Brasil nas quartas da Copa América neste sábado (6).
Isso sim era outro futebol (risos)… Veja que interessante: se você relembrar a escalação do São Paulo, que tinha um treinador monumental, é uma formação de vários jogadores da seleção brasileira ainda jogando no futebol local. Então, pense no que aconteceu ao pobre futebol sul-americano…”, ressaltou Bielsa ao ser questionado sobre o São Paulo de Telê.
Em complemento sobre aquele time, Bielsa falou: “Tenho a memória ruim, mas você lembrará que aí jogavam Raí, Antônio Carlos, Ronaldão, Cafu, Pintado, Muller… Eram todos jogadores europeus. Só que, antes de irem para a Europa, a maior parte jogou duas finais de Libertadores (pelo São Paulo)”.
Bielsa quis ressaltar como no futebol sul-americano antes jogavam estrelas de nível europeu, hoje em dia, os jovens saem cedo, e refletiu em outros dois trechos: “Então, imagine o que aconteceu com o futebol. O futebol é uma propriedade popular. Essencialmente, os pobres têm poucas capacidades de terem acesso á felicidade, porque não possuem dinheiro para ‘comprar’ felicidade. O futebol é gratuito e de origem popular”.
Por fim, citou o momento do Palmeiras e a venda de seus jovens com menos de 18 anos: “Então, o futebol agora é algo que os mais pobres já não têm mais, porque, aos 17 anos, já vendem o Endrick, já vendem o outro garoto do Palmeiras [Estêvão, que vai para o Chelsea]”…
Vale ressaltar, que Bielsa aos 68 anos, vem fazendo um belo trabalho na seleção do Uruguai, são 10 vitórias em 14 jogos no comando. E sempre que citam o São Paulo de 1992, Bielsa e jogadores do Newell’s falam com muito respeito daquele time de Telê Santana.
São Paulo e Palmeiras fazem Bielsa ‘quebrar protocolo’ e lamentar: ‘Pobre futebol’
Treinador argentino, que só dá respostas de cabeça baixa, arregalou os olhos ao ser questionado por @placar sobre relação com futebol brasileiro
El Loco jamais responde olhando diretamente nos… pic.twitter.com/oyVlot2d2w
— Leandro Quesada (@leandroquesada) July 6, 2024