Fala Nação Tricolor, tudo em cima?
Infelizmente não foi dessa vez que o título veio. Novamente, como no ano passado, um gol sofrido no final. Fica a tristeza pela derrota, como ela foi. Mas convenhamos, ninguém esperava que o São Paulo fosse chegar à final do campeonato. Muitos já davam como certo a eliminação no jogo contra o São Caetano ainda na fase de grupos e que Cuca teria quarenta dias para preparar o time para o Brasileirão.
Nas quartas então, até o Ituano era o favorito a vencer o confronto, mas Mancini arrumou o time e foi muito bem. Esse time que jogou a partir dos jogos contra o Ituano ficou muito fortalecido, e voltou a aproximar a torcida. Contra o Palmeiras, claramente o rival era o favorito, mas mais uma vez, fizemos o inesperado.
O São Paulo chegou a final como um franco atirador. Um time recheado de garotos com muita vontade e muita técnica, porém vale dizer que faltou sim um pouco de experiência. No segundo jogo não faltou apenas experiência, faltou também um atacante de origem, uma referência para poder jogar a bola, Everton Felipe se esforçou, mas sua estatura e habilidades não ajudaram muito. Carneiro poderia ser esse homem, mas além de ter se machucado, o uruguaio vinha fazendo partidas muito abaixo. Pablo fez uma falta danada, era ele o cara certo.
No começo do ano, fora Pablo e Carneiro o elenco ainda contava com mais dois atacantes no time, Tréllez e Diego Souza, mas ambos foram emprestados a outros clubes do Brasil. O Corinthians para esse jogo tinha três atacantes e os utilizou, o São Paulo não tinha nenhum, dá para colocar essa situação no mal planejamento no início da temporada.
Muitos torcedores culparam Cuca pela derrota, já que ele escalou Jucilei e depois recuou muito o time. Mas o próprio técnico explicou a escolha por William Farias no Lugar de Everton ao invés de Nenê. Hernanes como falso 9 matou o profeta, ele mal tocou na bola. Realmente Cuca pode ter errado na escalação inicial e nas mudanças, mas essa não é a hora para caça às bruxas, ainda mais com um técnico que só tem três jogos.
Como já disse, fica a tristeza pela perda do título e por ficar mais um tempo sem levantar um caneco. Mas o time sai sim fortalecido para a disputa do Brasileirão. Um time que irá misturar jogadores experientes com jovens que vem criando casca, junto com reforços importantes para o elenco. Agora resta a Cuca saber montar o time. E se tudo der certo, levantaremos um caneco nesse ano.
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS
Gustavo Dervelan