Olá a todos.
Frustração. Esse é o sentimento que define a sensação após o jogo de hoje no Rio de Janeiro. Em bom jogo do São Paulo, tomamos o gol de empate perto do fim do jogo, e a chance de conquistar 3 pontos que podem fazer falta lá na frente, independente do que o time for brigar, seja por título, vaga na Libertadores, ou contra o rebaixamento (esperemos que essa hipótese não entre em questão, certo Seu Leco?).
Diego Aguirre hoje resolveu dar chance a Diego Souza, jogando no clássico 4-2-3-1. Diferente do que foi na época de Dorival Júnior, Diego Souza conseguiu exercer melhor a função de falso 9, revezando com Nenê por diversos momentos, muitas vezes buscando o jogo pelo lado do campo, entrando na área como elemento surpresa e buscando a bola na criação de jogadas. Outra novidade foi a presença de Bruno Alves, substituindo Rodrigo Caio, e Régis jogando mais avançado como ponta-direita.
De uma maneira geral, São Paulo jogou melhor, fez 1×0 com Militão e podia ter até feito mais, pois teve muito mais volume de jogo, com boa participação do setor ofensivo, envolvendo Diego Souza, Nenê, Everton e Régis, e defensivamente foi excelente novamente, com o time muito bem posicionado e com os jogadores muito bem em campo, com enorme dedicação e bem posicionados. Petros e Jucilei jogaram muito bem, marcando bem no meio-campo e com boa qualidade nos passes, e Militão foi o melhor em campo, sendo monstro na marcação, e também apresentando grande qualidade nos contra-ataques.
Porém, veio o segundo tempo e o Abel fez o óbvio: aproveitando o fator casa, colocou diversos atacantes e fez o time do Fluminense pressionar mais o São Paulo, deixando o time visitante mais acuado e com o jogo mais aberto. Tivemos bolas nas traves em ambos os lados e o time carioca apostando em todo momento na jogada aérea, pois o São Paulo conseguiu neutralizar suas jogadas ofensivas, fazendo eles apostarem apenas nesse quesito. Porém, perto do fim do jogo, veio o golpe fatal e tomamos o empate em cabeçada de Pedro.
Sendo assim, pessoal, já deu de Sidão como goleiro titular do São Paulo. Ele é apenas um reserva bom, e só. Quantas defesas ele fez desde que retornou ao gol? Com exceção daquela contra o Ceará, nenhuma, e isso já custou uma classificação na Copa do Brasil, pois ele não teve capacidade de se quer fazer UMA defesa, seja no jogo de ida ou no de volta, e agora perdemos 3 pontos importantes, que podem fazer a diferença, até quando? “Ah, mas ele é bom de grupo”, ok, Dênis também era, Kazim também é elogiado nesse quesito lá no Corinthians, e aí? “Ah, mas a bola era difícil de defender”, gente, o cara é goleiro do São Paulo Futebol Clube, e goleiro desse nível TEM que garantir boas defesas, pelo menos uma, não pode ficar parado OLHANDO a bola entrar, pelo amor de Deus!
E como última ressalva, claro que os oportunistas vão vir criticar o Aguirre porque perdemos a chance de vitória, que o time se limitou a defender ou coisa do tipo, mas não caiam nesse papo, se o time tivesse vencido, os comentários seriam apenas de elogios, pois o time realmente foi bem. E também fico na expectativa de evolução de Diego Souza, que decaiu no segundo tempo, mas fez sim bom jogo, se dedicando, participando, e parece estar afim de dar a volta por cima.
Saudações!