Este não é um texto para aqueles que gostam de ginástica mental, para aqueles que gostam de ler e ouvir o que querem. Este não é um texto com soluções simplistas e fórmulas mágicas que várias pessoas gostam de criar. Este é um texto de reflexão, um alento, pois caso nada seja feito, estaremos ladeira abaixo.
Muitas vezes, escutando o programa do Estádio 97, vejo o Sombra, um dos representantes do São Paulo no programa, com palavras duras e tristes sobre o time. Sempre que indagado, Sombra afirma, categoricamente, que aquele São Paulo vitorioso, protagonista em todos os campeonatos, não existe mais, e não voltará mais, que a instituição está quebrando aos poucos, e caminhando para se tornar um novo Botafogo.
Primeiro de tudo, eu acho necessário frisar que, não podemos apenas atribuir a uma possível corrupção na diretoria a fase ruim do time. Com certeza o que se passa na diretoria e na política do clube pode interferir na instituição São Paulo FC, mas não acho que isso seja motivo suficiente. Se fosse assim, o Corinthians não seria o principal campeão da década, ganhando todos os títulos possíveis de 2010 pra cá, e todos nós sabemos que o time do Corinthians hoje, comandado por um presidente com diversas denúncias de corrupção, com um estádio super faturado que não consegue pagar, não é o time mais estável, politicamente falando.
Porém, eis que entro no meu ponto: o Corinthians, bem ou mal, é comandado e gerido por pessoas que, no frigir dos ovos, são de fato corintianas e pensam no bem do clube. Isso, sem contar que são pessoas que, de fato, entendem de futebol e montam times competitivos.
Indo mais além, o São Paulo de hoje, é o Flamengo de ontem. Conforme já dito recentemente por Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi, o São Paulo hoje é um time “banana”, de pessoas que se conformam com a situação ruim, a falta de vitórias, e que não têm ambição. E isso era algo corriqueiro no Flamengo, que hoje é diferente, após a mudança da diretoria, com pessoas que entendem o futebol e cobram sempre do time melhores resultados e grandes ambições.
Vocês, torcedores, realmente acham que a solução de todos os problemas do São Paulo é a troca de técnico? Vocês realmente acham que mandando embora o Fernando Diniz vamos resolver tudo? Já se esqueceram que, apenas neste ano, já estamos no 4º técnico? Adiantou de alguma coisa?
E quanto aos jogadores, hoje os novos culpados são Daniel Alves, Pato e Hernanes. Vocês realmente acreditam nisso? Vocês realmente acham que dá pra comprar essa ideia? Quantos jogadores já foram chutados daqui, pois foram escolhidos como culpados da má fase? Já se esqueceram do Maicon, que sempre foi muito bom jogador, mas foi escolhido como culpado de todos os resultados ruins? Onde está agora? Pois é, capitão e ídolo do Grêmio, campeão da Copa do Brasil e Libertadores recentemente. Isso sem contar os vários torcedores “influenciadores” que juravam que a situação iria melhorar com as saídas de Cueva, Nenê e Diego Souza.
Então vou ser franco com você que estiver lendo isso. O São Paulo está caminhando a passos largos para se tornar um novo Vasco, Botafogo, e dependendo até mesmo Portuguesa. Tudo isso pelo fato que hoje, somos comandados por não apenas gente incompetente que não entende nada de futebol, mas por gente que não liga a mínima para o clube, que são falsos são paulinos, só ligam para os privilégios e vantagens de estarem ali no conselho, pra aparecer em bons momentos como a apresentação do Daniel Alves, e para poder usar verba do clube para viajar com o clube pra fora do país.
Você, torcedor, não caia nessa falsa narrativa e nessas soluções simplistas, cobrem das pessoas certas. Não entrem nessa de querer agredir e ofender jogador, técnico e comissão, eles são os menos culpados de tudo isso. Aprendam, de uma vez por todas, que o buraco é muito mais embaixo, e os problemas estão no andar de cima.
Saudações.
Enquanto houver está diretoria o São Paulo está fadado a ser um time medíocre.Perdeu a noção de tudo até o centro de reabilitação de jogadores