O São Paulo tinha três representantes na seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez, em 1958. O lateral-direito De Sordi, o zagueiro Mauro e o volante Dino Sani.
O lateral De Sordi foi titular na campanha, atuou em 5 partidas, mas perdeu a decisão por lesão. Dino Sani começou titular, atuou em dois jogos, mas perdeu a posição, enquanto Mauro não jogou nesta Copa. O zagueiro Mauro foi titular e capitão em 1962, porém já não pertencia ao São Paulo, foi para o rival Santos.
A seleção brasileira contava com Bellini, capitão do time, e que veio atuar no São Paulo anos depois, em 1962 e ficou até 1967 no Morumbi. Didi encerrou a carreira no clube são-paulino em 1966, fez poucos jogos, mas vestiu a camisa do Tricolor Paulista.
Assim como na Copa de 1962, o chefe da delegação em 58 era o são-paulino e dirigente Paulo Machado de Carvalho. O técnico era Vicente Feola, ex-técnico são paulino e atual diretor do clube na ocasião. No bicampeonato em 1962, o técnico era Aymoré Moreira, que trabalhava no São Paulo, mas defendeu a seleção brasileira durante a Copa, Vicente Feola estava doente e por isso não comandou o Brasil no bi.
VEJA TAMBÉM ⇒ São Paulo contava com dois jogadores e o técnico no bi do Brasil na Copa do Mundo
Em 1958, o ponta-esquerda seria Canhoteiro, mas o mesmo tem uma história que deixou Zagallo jogar, e no fim acabou sendo cortado. Pepe era quem disputava com Canhoteiro, mas também machucou, no fim Zagallo ganhou a posição no setor, Canhoteiro do São Paulo foi cortado, e Pepe só voltou de lesão na decisão. Riberto, Zizinho e Gino Orlando, também são-paulinos estiveram na lista de espera!
JOGOS
Primeira Fase
08/06 – Brasil 3×0 Áustria. Gols de Mazzola (2) e Nilton Santos.
11/06 – Brasil 0x0 Inglaterra.
15/06 – Brasil 2×0 União Soviética. Gols de Vavá (2).
Quartas de final
19/06 – Brasil 1×0 Gales. Gol de Pelé.
Semifinal
24/06 – Brasil 5×2 França. Gols de Vavá, Didi e Pelé (3).
Final
29/06 – Brasil 5×2 Suécia. Gols de Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo.
CONVOCADOS
- Goleiros: Gylmar (Corinthians) e Castilho (Fluminense);
- Defensores: Bellini (Vasco da Gama), Mauro (São Paulo), De Sordi (São Paulo), Nílton Santos (Botafogo), Orlando Peçanha (Vasco da Gama), Oreco (Corinthians) e Zózimo (Bangu);
- Meio-campistas: Dino Sani (São Paulo), Zito (Santos), Moacyr (Flamengo) e Didi (Botafogo);
- Atacantes: Pelé (Santos), Dida (Flamengo), Vavá (Vasco da Gama), Joel (Flamengo), Mazzola (Palmeiras), Pepe (Santos), Garrincha (Botafogo) e Zagallo (Flamengo).
Lista de espera:
- Goleiros: Cavalheiro (Vasco da Gama) e Ernâni (Bangu);
- Defensores: Altair (Fluminense), Cacá (Botafogo), Jadyr (Flamengo), Olavo (Santos) e Riberto (São Paulo);
- Meio-campistas: Pampolini (Botafogo), Formiga (Palmeiras), Luizinho (Corinthians), Belangero (Corinthians) e Zizinho (São Paulo);
- Atacantes: Almir Pernambuquinho (Vasco da Gama), Dorval (Santos), Gino Orlando (São Paulo), Canhoteiro (São Paulo), Sabará (Vasco da Gama) e Pagão (Santos).
A DELEGAÇÃO
- Chefe: Dr. Paulo Machado de Carvalho
- Secretário: Abílio de Almeida
- Tesoureiro: Adolpho Marques Júnior
- Congressista: Dr. Luiz Murgel
- Supervisor técnico: Carlos Nascimento
- Técnico: Vicente Feola
- Preparador físico: Prof. Paulo Amaral
- Observador técnico: Prof. Ernesto Santos
- Assessor técnico: José de Almeida
- Psicólogo: Prof. João Carvalhaes
- Médico: Dr. Hilton Gosling
- Dentista: Dr. Mário Trigo Loureiro
- Massagista: Mário Américo
- Roupeiro: Francisco de Assis