Esse post é um compilado de uma thread (um fio) que eu fiz lá no meu twitter pessoal falando sobre o Rogério Ceni, ou melhor, desmentindo uma FALÁCIA gigante do nosso eterno ‘goleiro, artilheiro, recordista e matador’, o M1TO.
Na publicação eu fiz um compilado da carreira do Rogério, trazendo dados e estatísticas que provam através de números que o Ceni era muito eficiente, porém muito subestimado. Eu pontuei 4 atributos que eram ao meu ver, pontos fortes do Ceni: Posicionamento, Chutes longos, Chutes a queima-roupa e Defesas de pênalti. Também coloquei alguns videos que ajudam a ilustrar o meu
Quem puder dar uma olhada no meu post original vai me ajudar muito, meu twitter é @GusMarinha. Não se esqueçam da curtida e do RT hahaha. Vamos ao fio!
Bom, vamos lá:
Como todos sabem, o Ceni não é só um dos maiores goleiros da história do São Paulo, como também é um dos maiores goleiros da história do futebol Brasileiro.
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Além das conquistas pelo São Paulo e pela Seleção, o Rogério também é conhecido pelos diversos recordes quebrados e conquistas individuais.
Ele é idolatrado pelo seu respeito ao clube tricolor (e seus feitos com a camisa), tendo jogado mais de 1.237 vezes>>>
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
"Se não fossem os gols de falta, de pênalti, e o que ele fazia com os pés, o Rogério NUNCA teria atingindo o patamar que tem hoje".
Vamos desmentir essa história! pic.twitter.com/N9U7KUTX8p
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Recebesse a bola com algum tipo de marcação, logo se desvincilhava com um chutão para a frente.
Rogério Ceni pensava antes de tomar uma atitude. Antes de um "chutão", Ceni se certificava se não havia nenhum lateral, zagueiro ou volante em uma boa posição para receber a bola>>>
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
1) POSICIONAMENTO
Não só na posição de goleiro, mas em qualquer uma do futebol, é necessário que você pense a frente do seu marcador, ou de quem você está marcando.
As vezes a habilidade fica de lado quando você é simplesmente o primeiro a tomar uma atitude, a chegar na bola>> pic.twitter.com/4uRBlP6HWx
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Fazia/faz falta.
Dida, um dos maiores da histórias (e antagonista de Ceni) era cobrado por "falar pouco" dentro de campo, por não exercer uma liderança que era exigida de um goleiro.
Rogério, pelo contrário exercia e muito bem. Em 2007 a equipe tricolor ficou 16 partidas>>>
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
2) CHUTES LONGOS
Já que o objetivo do goleiro no futebol é NÃO deixar a bola entrar no gol, obviamente o maior trabalho do atacante é "tirar" a bola do alcance do goleiro.
Logo, se você, como goleiro, deseja superar o atacante, você deve se esforçar AO MÁXIMO para alcançar>> pic.twitter.com/m5OCA5YJ70
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
O jogo contra a Universidad Católica, onde em 3 lances seguidos, Ceni fez defesas da qual ele teve de se esticar MUITO!
(Detalhe para a última defesa, uma bola rebatida, que caiu atrás dele e mesmo com o ombro recém operado, o Rogério Ceni conseguiu alcançar) pic.twitter.com/K5PSbrJayJ
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
E OBVIAMENTE não poderia faltar a tão famosa defesa no Mundial de Clubes de 2005.
Em cobrança de falta de Gerrad, Rogério Ceni voa no seu canto esquerdo, e de mão trocada faz a maior defesa da história da sua carreira.
Pelo menos pra mim, o lance mais memorável de todos. pic.twitter.com/lVIk5QnQ8g
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
3) DEFESAS A QUEIMA-ROUPA
Sem dúvidas a MELHOR características do Rogério.
Difícil explicar o que há na cabeça de um goleiro quando ele vê o sei adversário a 3/4 metros de distância, se preparando para chutar.
Para Rogério, isso era normal>> pic.twitter.com/uloYQWfOAc
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Em 2015, na Vila Belmiro, contra o Santos. Rogério Ceni protagonizou uma defesa memorável no chute de Marquinhos Gabriel e depois Renato.
Confira: pic.twitter.com/LECtaj0Fwr
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Por último, mais contra o Santos, no Brasileirão de 2010.
Lembrando que ao final da thread, vou deixar um compilado com milhares de defesas do Rogério Ceni pra vocês desfrutarem. pic.twitter.com/knlH3U5ag5
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Rogério Ceni tem muitos mais pênaltis defendidos na carreira do que Marcos e Dida, que são muito mais lembrados por isso do que o M1TO.
"Ah, mas é pq o Rogério jogou mais…"
Sim, jogou mais, mas além de mais defesas, a média do Rogério também é MELHOR do que os dois. Ou seja>>
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Vamos aos números brutos:
Rogério Ceni, ao todo já defendeu incríveis 51 cobranças de pênaltis.
Saiu vitorioso em 12, de 20 decisões por pênaltis na carreira.
Um aproveitamento de 65% em decisões (que aliás é maior do que o de Marcos, Dida, Cássio, Gilmar, entre outros).
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Em 2006, pela semifinal da Libertadores, logo no início do jogo, São Paulo encaminhou a classificação para a final em uma defesa mítica na cobrança de Morales. Relembre: pic.twitter.com/Ldt7hvpazq
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Nesse jogo inclusive, Rogério Ceni se tornou o maior goleiro artilheiro da história do futebol.
O seu primeiro gol no jogo, foi também o seu 63° gol da carreira, ultrapassando Chilavert, que até então era o primeiro colocado do ranking.
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Ainda é necessário apontar outros feitos gigantes do Rogério Ceni.
Em 2005, 06, 07 e 08, o Rogério Ceni se figurou na lista dos melhores goleiros do mundo. Ele foi o único Brasileiro da história a alcançar o feito por 4 vezes (e jogando no Brasil).
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Julio Cesar, Dida e mais recentemente, o Alisson, já conseguiram posições melhores do que a de Rogério Ceni no Ranking, mas o que MAIS impressiona é que o M1TO conseguiu tudo isso jogando por um clube Brasileiro.
Ao contrário do Rogério, os outros Brasileiros jogavam na Europa.
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Quando se dedicava a "apenas" defender, não era reconhecido.
Os seus 131 gols ofuscam as suas milhares de defesas.
E eu poderia aumentar essa thread ou até mesmo fazer uma versão 2.0, pois ainda existem diversos atributos necessários para um goleiro que eu ainda não pontuei…
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
O Rogério Ceni merece o seu devido respeito, ele foi gigante!
Foi um jogador majestoso, soberano, seja com a bola no pé, ou as defendendo com a mão.
Eu ainda vou fazer um outro especial provando que ele não é só um dos maiores, mas o MAIOR Goleiro da história do Brasil. pic.twitter.com/DDtVMW03aa
— 𝕲𝖚𝖘 (@GusMarinha) April 14, 2020
Gustavo Marinheiro