Se em 2022, os torcedores criaram muita expectativa sobre o São Paulo, pois chegou em duas finais, o ano de 2023 começou diferente. Entretanto, o torcedor são paulino estava receoso, pois perder duas taças em um ano gera um viés de baixa na torcida.
Paulistão
No campeonato paulista, o primeiro campeonato da temporada, o Tricolor teve uma boa campanha na primeira fase. Pois terminou na primeira posição do Grupo B, com 23 pontos e campanha de 7 vitorias, 2 empates e 3 derrotas. Entretanto, o desempenho em clássicos na competição ficou a desejar, pois venceu 1 (Santos), empatou 1 (Palmeiras) e perdeu 1 (Corinthians).
Para as quartas de finais da competição, o Tricolor teve uma baixa importante no confronto contra o Agua Santa. Pois o Morumbi, estádio onde o São Paulo costuma mandar todos os seus jogos, foi alugado para um show, ou seja, a equipe não disputaria um confronto de mata mata em casa. Com isto, o São Paulo procurou o rival Palmeiras e mandou o confronto contra o rival do interior Paulista no Allianz Parque. No duelo, devido ao gramado sintético, o São Paulo logo teve a baixa de Galoppo, que teve lesão grave e ficou fora do resto de 2023. Entretanto, o duelo terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal e nos pênaltis, o adversário eliminou o Tricolor da competição.
Demissão de Ceni e chegada de Dorival
Após a eliminação no Paulista, se cobrou muito uma eliminação do então técnico Rogerio Ceni, devido a falta de resultados. Entretanto, mesmo contrariado a maior parte da diretoria e jogadores, o ídolo Tricolor permaneceu no comando técnico por mais 4 jogos. Portanto, apesar de fazer uma boa campanha na primeira fase da Sul Americana, após a vitória por 2 a 0 contra o Puerto Cabello, o treinador foi demitido.
Para o seu lugar, foi contratado Dorival Jr, que havia comandado o Flamengo em 2022 e conquistado o titulo da Libertadores e da Copa do Brasil. Por outro lado, o experiente comandante teria uma dura missão, uma vez que com Rogerio Ceni, o time fazia jogos apáticos.
Sul Americana
Após uma primeira fase quase impecável (5 vitorias e 1 empate) o Tricolor se credenciou direto para a disputa das oitavas de final, sem precisar passar pela segunda rodada. Entretanto, as oitavas de final reservaram um duelo difícil para o Tricolor, que enfrentaria o San Lorenzo (Argentina). No primeiro jogo, disputado na Argentina, o Tricolor perdeu para o adversário no placar de 1 a 0, saindo em desvantagem no confronto eliminatório.
Entretanto, no jogo de volta, jogando com o apoio do seu torcedor no Morumbi, o São Paulo conseguiu reverter o placar do jogo de ida. Pois com gols de Calleri e Luciano, o Tricolor venceu o adversário argentino por 2 a 0 e se credenciou para a disputa das quartas de finais do torneio para enfrentar a LDU.
Contra o time equatoriano, na primeira partida, o Tricolor fez um jogo muito abaixo, pois o adversário venceu por 2 a 1. Entretanto, se não fosse o goleiro Rafael, a LDU poderia ter vencido o confronto por um placar maior. Para o duelo de volta, o Tricolor novamente conseguiu reverter a vantagem, mas de forma parcial, pois no Morumbi, em jogo complicado, com gol de Arboleda, o São Paulo venceu por 1 a 0. Entretanto, a partida foi para os pênaltis, onde o rival converteu todas as cobranças e eliminou o Tricolor dentro do Morumbi.
Brasileirão 2023
No Brasileirão, o Tricolor Paulista fez uma campanha mediana no torneio, terminando na 11 posição. Entretanto por priorizar as Copas (Sul Americana e Copa do Brasil), houve momentos onde o torcedor se preocupou com ameaças de rebaixamento. No geral, o Tricolor terminou a sua campanha no torneio nacional com 14 vitorias, 11 empates e 13 derrotas, fazendo 53 pontos. Além disso, marcou 40 gols no campeonato brasileiro, sofrendo 38 ao longo da competição.
A Copa do Brasil (Chegou de vez)
Após a chegada do técnico Dorival Jr, o Tricolor logo teve a dura missão de encarar a segunda decisão na temporada. Pois enfrentaria o Ituano pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, uma vez que empatou o primeiro jogo em 0 a 0. Em um jogo cercado de drama, com gol de Wellington Rato, o São Paulo venceu o adversário no placar de 1 a 0, se classificando para as oitavas de final do torneio.
Na sequencia, o Tricolor enfrentou o Sport, onde na primeira partida do confronto, parecia que seria um jogo tranquilo. Pois apesar de Rafael fazer importantes defesas, o São Paulo, com gols de Luciano e Marcos Paulo, venceu por 2 a 0 com autoridade fora de casa o rival pernambucano. No jogo de volta, esperava que o Tricolor tivesse mais facilidade, porém o que ocorreu foi justamente o contrario. Após o São Paulo abrir o placar com belo gol de Michel Araujo, o rival virou o placar e levou aos pênaltis após vencer por 3 a 1. Porém, desta vez Rafael brilhou pegando uma cobrança do adversário e classificou o Tricolor as quartas de finais.
Reedição de 2022
O destino quis que assim como em 2022, o São Paulo enfrentasse o rival Palmeiras nas quartas de finais do torneio. Como no ano anterior, o Tricolor mandou a primeira partida em casa, pois apesar de um jogo amarrado, no final do torneio, Rafinha acertou um chute potente no ângulo e fez o São Paulo sair em vantagem na eliminatória. No jogo de volta, o rival começou buscando o jogo, saindo em vantagem jogando em casa. Entretanto, o Tricolor soube se postar dentro do jogo e com gols de Caio Paulista e David, eliminou o rival dentro de sua casa.
Mais um rival fica pelo caminho
Na semifinal, outro clássico, contra o Corinthians, valendo vaga na final da Copa do Brasil, o que poderia ser um titulo inédito para o Tricolor Paulista. No confronto de ida, o duelo foi muito equilibrado, pois ambos tiveram chances de vencer o confronto. Entretanto, o adversário foi mais eficiente no jogo, vencendo o confronto em sua casa pelo placar de 2 a 1.
Lucas Moura e James Rodriguez
Entre o jogo de ida, realizado no estádio do rival e o jogo de volta, que seria no Morumbi, o Tricolor apresentou dois reforços. Um, Lucas Moura, que saiu da base Made In Cotia e foi campeão da Sul Americana em 2012 e que retornaria para casa. O outro, James Rodriguez, que tinha longa experiência na Europa e que foi destaque na Copa do Mundo 2014. Entretanto, apenas Lucas atuaria mais na temporada, pois foi contratado para as decisões da Copa do Brasil. Pois James, apesar de 14 jogos, permaneceu apenas 1 os 90 minutos em campo, com os outros entrando no intervalo ou saindo no decorrer da partida.
São Paulo se classifica para a final
Para o jogo de volta, o Tricolor contou com Lucas Moura, que se preparou para a decisão contra o rival Corinthians. No confronto, o São Paulo foi muito superior ao adversário desde o primeiro minuto de jogo, pois pressionou e criou chances de gol. Entretanto com gols de Wellington Rato e Lucas Moura, a equipe venceu o adversário dentro do Morumbi por 2 a 0, classificando para a decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo.
No sorteio, o Tricolor conseguiu sair em vantagem, uma vez que decidiria o titulo da competição jogando em sua casa, no Morumbi. Por outro lado, se temia, devido ao fato do Flamengo ser um grande time, apesar de não viver grande momento em 2023.
A DECISÃO
Na primeira partida da decisão, antes de embarcar para o Rio de Janeiro, o Tricolor contou com o apoio do torcedor, algo fundamental em 2023. Pois a torcida que conduz fez a diferença para que o São Paulo conseguisse conquistar bons resultados no ano. No confronto, realizado no Maracanã, após cruzamento de Rodrigo Nestor pelo lado esquerdo, Calleri cabeceou para abrir o placar. Além da dupla, Arboleda e Beraldo tiveram uma atuação gigantesca, interceptando todas as chances do rival no primeiro jogo da decisão. Pois com isso, o Tricolor conseguiu levar uma vantagem mínima para o jogo de volta no Morumbi, podendo empatar para levar a taça.
No jogo de volta, mais uma vez, antes do inicio do jogo, a Torcida que Conduz deu um show de recepção próximo ao Morumbi, para apoiar o time rumo ao titulo inédito. Nos primeiros minutos de jogo, o adversário buscou abrir o placar, mas contou com duas excelentes defesas do goleiro Rafael. Após isso, o Tricolor melhorou no jogo e conseguiu algumas chances, porém aos 43 minutos da primeira etapa, o adversário abriu o placar. Na sequencia, o São Paulo sentiu o gol e o rival teve chance de ampliar o placar.
Entretanto aos 48 minutos da primeira etapa, após inversão de jogada de Rodrigo Nestor, para o lado direito, Wellington Rato buscou a profundidade e sofreu a falta. Wellington Rato cobrou para o meio da área, mas o goleiro adversário afastou, porém RODRIGO NESTOR finalizou para marcar o gol de empate. Na segunda etapa, o adversário buscou mais o jogo, mas o São Paulo soube se defender para assegurar sua primeira taça da Copa do Brasil.