Resumão das férias: A pior pré-temporada da história!

[Foto por Rubens Chiri/ SPFC]

Polêmicas, venda de jogadores, falsas especulações e crises institucionais. Assim começa o ano de 2020 do São Paulo, assim termina a nossa pré-temporada, a pior da história.

O São Paulo teve seu ultimo compromisso de 2019 dia 08/12, na ultima rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico Fernando Diniz levou apenas os garotos “Made In Cotia” para a partida (vencida por 2 a 1).

Desde então, iniciou-se as férias dos jogadores, que vieram a se reapresentar apenas no dia 8 de janeiro deste ano, mas, se engana quem acha que as férias serviram apenas para o descanso dos jogadores. Neste período de um mês, três jogadores do elenco tricolor se envolveram em polêmicas em sua vida pessoal:

–  Caso Arboleda:

Em um dos casos mais comentados, o zagueiro equatoriano, Arboleda, se envolveu em uma polêmica nas redes sociais. O defensor tricolor apareceu nas redes sociais de um amigo vestindo a camisa do rival Palmeiras.

Obviamente, o caso tomou uma proporção grande e repercutiu negativamente, para o clube e para o atleta. No ultimo dia 13, após uma reunião com o dirigentes, ficou decidido que o atleta levaria uma multa salarial. A diretoria tratou o ato como uma atitude inocente e não de irresponsabilidade do atleta.

–  Helinho se envolve em briga em uma casa noturna:

Ainda no dia 22 de dezembro, Helinho acabou participando de uma briga em uma balada de São Paulo. Segundo o Boletim de Ocorrência, a briga teria sido ocasionada por um desentendimento por bebidas. O jogador não se manifestou sobre o assunto. A diretoria também não comentou sobre.

– O covarde Jean:

É difícil falar sobre um caso como esses, ainda mais tomadas as proporções dos casos Helinho e Arboleda. O ex-goleiro tricolor foi acusado de agredir sua ex-esposa em uma viagem que os dois faziam nos Estados Unidos, com os filhos. Sua ex-mulher gravou diversos videos e os postou em suas redes sociais. Nas imagens, era nítido os sinais de agressão. A ex-esposa ainda publicou imagens das conversas entre os dois, onde o goleiro ameaçava deixar as filhas “passando fome” e ainda acusava a mulher de “acabar com sua carreira.

Jean foi detido nos Estados Unidos e liberado após apenas uma noite preso. Seu processo ainda corre na justiça norte americana. O Goleiro teve seu contrato suspenso com o São Paulo e no começo do ano acertou um empréstimo ao Atlético Goianiense.

[Foto por Rubens Chiri/SPFC]

– 180 milhões

Ainda em 2019 tivemos outra péssima notícia. Fechamos o ano com um deficit financeiro de 180 milhões de reais.

Entre os motivos para esse valor absurdo estariam as eliminações precoces na Libertadores e Copa do Brasil (a diretoria pretendia lucrar com a venda de ingressos) e o caso Ricardinho, que nos tirou 30 milhões.

O pior é saber que entre todos esses problemas financeiros, a solução encontrada pela diretoria seria lucrar com a venda de jogadores, entre eles: Walce, Antony, Liziero e Igor Gomes, todas as nossas principais jóias da base.

– Jogo Treino contra Caldense e Juventus

Agora, de fato em 2020, começamos com os trabalhos para a preparação do elenco que entra em campo contra o Água-Santa, primeiro adversário do Paulistão. O técnico Fernando Diniz comandou dois jogos treino, onde o próprio revezou o elenco.

No jogo contra a Caldense os comandados de Diniz se saíram bem, ganhando o jogo por 6 a 1. Porém, algumas improvisações do Técnico chamaram a atenção dos torcedores. Entre as novidades estão o jovem Luan, sendo utilizado como zagueiro e Tchê Tchê como lateral direito. Helinho entrou como titular, o que também repercutiu negativamente para os torcedores.

Se mesmo com a vitória, tantas coisas chamaram a atenção, imagina com uma derrota por 1 a 0 para o Juventus da Mocca. Novamente as escalações se repetiram, no primeiro tempo os titulares empataram em 0 a 0, no segundo, os reservas perderam por 1 a 0.

– As perdas no futebol feminino:

Uma das piores notícias foram as declarações feitas por jogadoras do time profissional do São Paulo, onde denunciavam a precariedade nos campos de treinamento e na estrutura disponibilizada. As noticias ganharam uma maior proporção principalmente depois que jogadoras influentes dentro do elenco (Ary e Ottila) assinaram um contrato com o nosso rival, o Palmeiras. Ary, foi atacada nas redes sociais por torcedores que lidavam com essa troca como uma “traição” da jogadora que já se assumiu publicamente como são-paulina.

Cristiane também acabou sendo dispensada pela diretoria, que por sua vez, sofreu um grande ataque dos torcedores que não concordavam com a saída da atacante. Era dito que a reunião da renovação de contrato já estava marcada e que a própria jogadora gostaria de ter continuado, mas, a diretoria não quis manter a jogadora que perdeu muitos jogos devido as suas lesões.

– Contratações na pré-temporada:

Devido deficit de 180 milhões do ano passado, o São Paulo se viu endividado e sem poderio financeiro para investir no elenco. Nenhum jogador foi contratado, nem mesmo aqueles que estavam em final de contrato. Até agora, a única noticia que parece ter um pouco de embasamento é a da vinda do Paraguaio, Juan Iturbe, que está de saída do Pumas, do México.

É bom lembrar que em 2019 o São Paulo teve o seu pior ataque da história. Foram apenas 59 gols em 62 jogos, uma média pífia de 0,92 por jogo.

(Foto: @SaoPauloFC)

O São Paulo entra para o seu primeiro desafio em 2020, contra o Água-Santa, no Morumbi. o jogo acontecerá as 21:30 do dia 22/01. O jogo valerá para a primeira rodada do Paulistão. Lembrando que logo em seguida o tricolor enfrenta o Palmeiras fora de casa, prova de fogo para o técnico Fernando Diniz que precisa mostrar o seu valor. Boa sorte aos jogadores e Vamos São Paulo!

Gustavo Marinheiro

Gustavo Marinheiro

Meu nome é Gustavo Marinheiro, sou estudante de Jornalismo, fotógrafo e professor. Escrevo há 3 anos, sendo sobre o São Paulo há 2.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.