Neste ano, o Tricolor esteve envolvido com a disputa da Sul Americana, e entretanto apesar do ano irregular, no torneio Sul Americano vem com boa campanha.
Na fase de grupos, o Tricolor tinha como campeonato paralelo, o Paulistão, e com isto, o time foi na primeira parte do campeonato com reservas. Na primeira fase, a equipe terminou na liderança do Grupo D, tendo como campanha, 5 vitorias e 1 empate, terminando assim com 16 pontos, a fase de grupos.
Ayacucho 2 x 3 São Paulo
Primeiramente na estreia do torneio, o Tricolor ao Peru, enfrentar a equipe do Ayacucho. Entretanto apesar de um adversário abaixo tecnicamente, o São Paulo encontrou dificuldades contra a equipe peruana.
Entretanto, apesar das dificuldades, a equipe no final da partida, contou com gol de Luciano, de pênalti, e conseguiu a vitória no placar de 3 a 2. Os outros gols Tricolores na partida foram marcados pelos zagueiros Miranda e Arboleda.
São Paulo 2 x 0 Everton-CHI
Pela segunda rodada da fase de grupos, a equipe recebeu a equipe chilena do Everton, no Estádio do Morumbi. Na partida o Tricolor, teve uma partida bem morna entretanto conseguiu o resultado diante de seu torcedor.
Com gols de Arboleda, que foi muito importante na primeira fase, e também Talles Costa, no final da partida, o São Paulo venceu o jogo por 2 a 0.
Jorge Wilstermann 1 x 3 São Paulo
Na partida subsequente, o Tricolor foi a Bolivia, na altitude de Cochabamba, enfrentar o Jorge Wilstermann. Entretanto apesar da altitude, a equipe soube se portar mesmo diante das adversidades oferecidas pela altitude e conseguiu boa vitoria.
Se na primeira etapa, o Tricolor saiu empatando, tendo marcado com gol de Igor Gomes mas levando o empate, no segundo tempo, a equipe acelerou o ritmo, e com gols de Marquinhos e Reinaldo venceu a partida por 3 a 1.
Isso fez com que o São Paulo alcançasse os 9 pontos no Grupo D, e abrisse 5 pontos de vantagem para o segundo colocado, mesmo na terceira rodada.
Everton 0 x 0 São Paulo
Em mais uma partida fora de casa, a equipe teve seu primeiro tropeço dentro do torneio sul americano. Mas apesar do empate, o Tricolor foi a 10 pontos e manteve a distancia de 5 pontos para o rival da partida.
O São Paulo até conseguiu marcar gol, com Luciano, mas que entretanto foi anulado por impedimento. Já na defesa, a equipe contou com boa atuação do goleiro Jandrei, que fez importantes defesas e evitou a derrota.
São Paulo 3 x 0 Jorge Wilstermann
Na partida contra o time boliviano, dentro do Morumbi, o Tricolor foi muito bem especialmente na primeira etapa. Com gols de Rodrigo Nestor (2x) e Patrick, o São Paulo teve alta intensidade na primeira etapa e saiu vencendo por 3 a 0.
Na segunda etapa, a equipe criou mais chances e poderia ter vencido por um placar maior, porém não conseguiu converter as chances criadas. E com a grande exibição, e a vitória pelo placar expressivo, o São Paulo garantiu a classificação a próxima fase da competição.
São Paulo 1 x 0 Ayacucho
Com uma equipe formada totalmente por garotos, o São Paulo recebeu o Ayacucho no Morumbi, e conseguiu a vitoria por 1 a 0. Apesar da vitória, o time poderia ter vencido por um placar maior, uma vez que criou muitas chances mas que entretanto encontrou uma defesa muito fechada.
O gol do São Paulo foi marcado por Caio, que após jogada individual fez uma grande finalização, para dar o gol da vitória Tricolor.
Oitavas de Final
Universidad Católica 2 x 4 São Paulo (Ida)
No jogo de ida contra a equipe chilena, o São Paulo esteve a frente durante todo o período de jogo a frente do placar. Entretanto na partida, a equipe contou com uma péssima atuação da arbitragem, que prejudicou distribuindo cartões amarelos, além de três cartões vermelhos para a equipe Tricolor.
Porém apesar disto, com gols de Luciano (2x), Calleri e Reinaldo, o São Paulo, mesmo com metade do segundo tempo, com dois a menos, soube se defender e levar boa vantagem para o jogo de volta no Morumbi.
São Paulo 4 x 1 Universidad Católica (Volta)
Na partida de volta, mesmo com boa vantagem, o Tricolor foi para cima e conseguiu goleada dentro do Morumbi. Com presença de grande publico no estádio, a equipe teve grande intensidade dentro da partida e garantiu a vaga para as quartas de finais da Sul Americana.
O Tricolor teve como grande destaque o meia Rodriguinho, jogador formado em Cotia e que em sua primeira chance no jogo, fez seu primeiro gol na equipe profissional. Os outros gols tricolores foram marcados por Moreira, Éder e Luciano.
São Paulo 1 x 0 Ceará (Ida)
No jogo de ida das quartas de finais, o Tricolor foi amplamente superior ao rival brasileiro. Pois encontrou dificuldades, pois mais uma vez viu o goleiro adversário fazer grandes defesas, ou seja, evitar que o São Paulo vencesse por um placar maior.
Entretanto apesar da dificuldade, Nikão fez boa finalização e com isto a equipe levou uma pequena vantagem para o jogo de volta, no Ceará. A equipe ainda teve um pênalti a favor, porém Calleri cobrou para boa defesa do goleiro rival.
Ceará 2 (3) x (4) 1 São Paulo
Apesar da vantagem vinda do Estádio do Morumbi, o tricolor sofreu no jogo de volta, pois viu o adversario vencer a partida no tempo regulamentar.
O grande destaque foi Felipe Alves, pois o goleiro além de fazer importantes defesas no tempo normal foi responsável por uma defesa nos pênaltis. Pois no tempo normal o gol Tricolor foi marcado por Igor Vinicius, após jogada em profundidade do lateral tricolor.
Atlético-GO 3 x 1 São Paulo
No jogo de ida pela semifinal, a equipe não apresentou o mesmo futebol que vinha sendo mostrado na competição. Entretanto, até o final da primeira etapa o Tricolor vinha bem, porém com a expulsão de Igor Gomes, na segunda etapa o rival cresceu e na segunda etapa fez dois gols.
Com isto, muito se acreditava que a equipe já estava eliminada, pois precisaria vencer por dois gols ou mais de vantagem, para avançar a final do torneio.
São Paulo 2 (4) x (2) 0 Atlético-GO
Se no jogo de ida, o rival esteve durante boa parte da partida com domínio do jogo, no jogo de volta, o Tricolor foi dominante. Ou seja, o São Paulo pressionou o rival desde o primeiro minuto de partida, e conseguiu o primeiro gol logo aos 3 minutos, pois Patrick fez o primeiro gol da equipe.
Com a pressão, a equipe alcançou o segundo gol, após sobra com Calleri, entretanto o gol foi anulado por falta do jogador argentino. Porém novamente com Patrick, que se mostrou uma das principais peças da temporada, o Tricolor fez o segundo gol.
Porém apesar do placar, o Tricolor poderia ter decidido a eliminatória no tempo normal, porém viu o goleiro rival fazer grandes defesas. Entretanto com o fim de jogo, mais uma decisão da equipe na temporada, foi levada para a disputa de penalidades máximas. Nos pênaltis, o São Paulo foi mais eficiente que o rival, e com isto garantiu a vaga na final para enfrentar o Independiente Del Valle.