RELEMBRE A TRAJETÓRIA TRICOLOR EM SEU ÚLTIMO TÍTULO OFICIAL
Nesse sábado (16), a plataforma DAZN, reexibirá a final da Copa Sul Americana do ano de 2012, e quem aqui não se lembra daquela “meia-final” do dia 12/12/12, quando o São Paulo bateu o Tigre (ARG) e se sagrou pela primeira vez campeão do torneio, a última partida de Lucas com a camisa tricolor, e também o último título expressivo conquistado pelo clube desde então?

Mas, você lembra da trajetória do tricolor no campeonato? Hoje, vou refrescar a memória de alguns, trazendo a campanha, estatísticas, curiosidades e comentários sobre o último grande triunfo são-paulino.
OS INSCRITOS:
O treinador Ney Franco contava com os seguintes atletas em seu plantel:
Goleiros: Rogério Ceni, Denis e Leo
-Laterais: Douglas e Cortez
-Zagueiros: Paulo Miranda, Rhodolfo, Rafael Tolói, Edson Silva e João Felipe
-Meio campistas: Denílson, Wellington, Cícero, Jadson, João Schimidt, Paulo Assunção, PH Ganso, Casemiro e Maicon e Rodrigo Caio
-Atacantes: Luís Fabiano, Lucas, Osvaldo, Ademilson e Willian José.
SEGUNDA FASE:
Nas 2 primeiras partidas do clube na competição, o São Paulo passou sem muitos sustos, e com certa “tranquilidade” o também brasileiro Bahia, vencendo ambos os duelos por 2×0, e tendo seu primeiro gol na competição marcado por Rogério Ceni, de falta.
1/8/12- Pituaçu- Bahia 0 x 2 São Paulo
Gols: Rogério Ceni; Ademilson
21/8/12- Morumbi- São Paulo 2 x 0 Bahia
Gols: Willian José; Maicon
OITAVAS DE FINAL:
Na segunda leva da competição, o tricolor paulista ficou frente a frente com o não tão tradicional LDU de Loja, do Equador. Entretanto, engana-se quem acha que foi tranquila a classificação. Com dois empates, jogos pegados, falta de brio e criatividade o tricolor garantiu sua classificação graças ao critério de gols marcadas fora de casa.
21/9/12- Reina Del Cisne- LDU de Loja 1 x 1 São Paulo
Gols: Jimmy Bérmudez(contra); Larrea
24/10/12- Morumbi- São Paulo 0 x 0 LDU de Loja
QUARTAS DE FINAL:
Nas quartas de finais do torneio, o São Paulo enfrentou a tradicional Universidad de Chile, e passeou sobre os chilenos, com direito até a goleada no Pacaembu e golaço de falta do zagueiro Rafael Tolói. Este confronto em solo paulista marcou a volta do artilheiro Luís Fabiano à competição após se recuperar de lesão, que substituiu Willian José, autor dos dois gols na primeira partida do confronto, no Chile.
30/10/12- Nacional de Santiago- U. de Chile 0 x 2 São Paulo
Gols: Willian José(2)
7/11/12- Pacaembu- São Paulo 5×0 U. de Chile
Gols: Jadson(2); Lucas; Luís Fabiano; Rafael Tolói;
SEMIFINAL:
Nas semifinais da competição, jogo onde PH Ganso foi relacionado pela primeira vez na competição, o tricolor foi ao encontro da também tradicional Universidad Católica, porém, dessa vez o tricolor passou com dois empates, e com inúmeras chances de gols perdidas em ambas as partidas.
22/11/12- San Carlos de Apoquindo- U. Católica 1 x 1 São Paulo
Gols: Rafael Tolói; Castillo
28/11/12- Morumbi- São Paulo 0x0 U. Católica
OBRIGADO, LUCAS:

Na grande final do torneio, os argentinos do Tigre foram classificados para enfrentar o tricolor no duelo pelo título da Copa Sul Americana de 2012. Em um primeiro jogo disputado e cheio de catimba, marcado pela expulsão de Luís Fabiano após confusão com Alejandro Donatti (defensor que chegou a defender o Flamengo posteriormente), o São Paulo levou o empate em 0x0 na Bombonera para o Morumbi, onde em um jogo de apenas 45 minutos, e cheio de confusões a torcida tricolor, e 67.042 presentes no estádio celebraram seu último título de expressão e se despediu do Made in Cotia Lucas, após vitória por 2×0 com o homenageado da noite deixando sua marca.
5/12/12- La Bombonera- Tigre 0x0 São Paulo
12/12/12-Morumbi- São Paulo 2×0 Tigre
Gols: Lucas, Osvaldo
ESTATÍSTICAS:
Artilheiro: Willian José (3);
Ney Franco: Melhor treinador do torneio;
Lucas, Tolói e Jadson foram escolhidos para a seleção do torneio;
Lucas: Melhor jogador da competição e MVP das finais;
O tricolor se sagrou campeão invicto da competição;
Média de gols marcados: 1,5/J; Média de gols sofridos: 0,2/J;
O São Paulo foi o clube com mais vitórias (5) e mais empates (5) na competição;
Murilo Zanardi
Twitter: @murilozanardi