Quem pode substituir Éverton?

Olá nação são paulina.

A notícia que mais tem deixado os tricolores preocupados, é o fato de que Éverton, após sair machucado do jogo contra o Ceará, realizou exames e foi detectado um estiramento muscular, que pode deixar o jogador de fora por cerca de 3 semanas.

Éverton foi disparada a melhor contratação do São Paulo de 2018, fazendo valer o preço pago (repito, jogador bom nunca sai caro), e também vem sendo um dos melhores jogadores, não apenas do São Paulo, mas do Campeonato Brasileiro de 2018 como um todo. Sua ausência por 3 semanas, inclusive em jogos complicados como contra o Galo fora de casa, pode ser muito sentida, sendo assim, o blog preparou aqui uma lista de possíveis substitutos, e no que suas entradas podem alterar a forma de joga do tricolor.

O substituto mais “óbvio” seria Éverton Felipe, meia-atacante que veio do Sport. Trata-se de um jogador bastante talentoso, de bom drible, destro, que atua pelas beiradas com liberdade para flutuar, e que tem entrosamento com Diego Souza, algo que pode facilitar sua entrada no time. Com ele, o time não muda a forma de jogar, mantendo o padrão utilizado de jogar com 2 jogadores velocistas pelos lados do campo.

Outra alternativa seria a de repetir o que foi usado contra o Corinthians, de jogar com Edimar na lateral-esquerda e adiantar Reinaldo para a ponta. Essa estratégia deu muito certo naquele jogo, porém, retifico: naquele jogo. Importante ressaltar que o Aguirre usou essa escalação pelo fato de que o time do Corinthians tem um lado direito ofensivo muito forte com Fágner e Romero, e a entrada do Edimar permitiu fortalecer a marcação por ali, já que Reinaldo tem dificuldades defensivas, e isso também o deu total liberdade no ataque, e não apenas pelos gols, mas o que viu-se foi Reinaldo sendo a principal válvula de escape do ataque tricolor, fazendo o time não sentir falta de Éverton nessa partida. Em outras palavras, essa pode ser uma estratégia boa contra o próprio Galo, por exemplo, que também tem um lado direito forte ofensivo com Chará.

Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Outra possibilidade pode ser a entrada do Caíque, lateral-esquerdo de origem que foi adaptado pra jogar de ponta na base. Com ele, pode ser possível ocorrer um revesamento com Reinaldo, ora um fica mais preso na marcação e o outro avança, e depois inverte a situação. Essa, no caso, é a possibilidade mais remota, pois são jogos complicados e o Caíque quase não teve chances no profissional, e pode ser complicado já o colocar nessas partidas, embora Aguirre tenha mostrado que confia na base e não tem receio de colocá-los para jogar, assim como fez com Luan.

Também tem a possibilidade de entrar Régis no time. Após ser afastado por causa de problemas particulares, o jogador foi reintegrado ao grupo e logo de cara voltou a jogar, entrando no jogo contra o Ceará. É um jogador bastante polivalente, pois é lateral-direito de origem, mas sabe jogar avançado como ponta e até mesma na lateral-esquerda, e com ele no time, tem a possibilidade de Bruno Peres ser avançado para a ponta também, invertendo o lado de Joao Rojas, e pode ser interessante, pois na Itália, Bruno atuou por diversas vezes nessa função, e por ter dificuldades defensivas, ele pode desempenhar melhor o seu futebol.

Temos também a possibilidade de jogar com Araruna avançado pelo lado direito, invertendo com Joao Rojas, que iria para a esquerda. Essa é uma alternativa usada por Diego Aguirre em jogos mais complicados, e nesse caso, ele avança Araruna para reforçar ainda mais a marcação pelo lado direito. Acredito que o jogador tem evoluído bastante com Aguirre e se tornou boa opção no elenco, e nas vezes que atuou dessa forma, agradou, e nisso ele pode ser para o São Paulo o que Ramiro é pro Grêmio, por exemplo.

A opção que menos me agrada seria a de usar Tréllez por ali, e querendo ou não, diversas vezes Aguirre treinou com ele jogando nessa função e o colocou para jogar também. Não aprovo essa ideia, pois onde ele rende é melhor é como centroavante, e não vejo nele qualidade e habilidade para fazer jogadas individuais e realizar bons cruzamentos, o que são características mais fortes de jogadores de beirada.

Saudações!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.