O jovem zagueiro Morato foi vendido pelo São Paulo para o Benfica no começo de setembro, o valor foi de 6 milhões de euros (R$ 26 milhões). Em pouco tempo, o clube português está muito contente com a aquisição.
O presidente Luís Filipe Vieira deu entrevista e citou sobre a compra do Morato: “Pagamos seis milhões de euros [R$ 26 milhões] pelo Morato e, se fosse daqui a dois ou três meses, teríamos pagado muito mais. É um jogador que vai render muito mais. Acho que fizemos um excelente negócio”.
Bruno Lage, técnico da equipe B, falou com cautela sobre o futuro: “A médio prazo, [ele] é um jogador que tem de crescer e que terá o seu espaço. Acho que é fundamental compreendermos aquilo que é o caminho do nosso trabalho. Em termos de formação, é tentar dar todas as condições para que todos os jogadores cheguem à equipe B. E nesse patamar, dando oportunidade de competir na segunda divisão, um campeonato competitivo”.
Morato já era tido como uma das grandes joias do São Paulo, com apenas 17 anos entrou na equipe sub-20 no final da temporada de 2018 e logo tomou conta da posição. Em 2019 foi titular na conquista da Copinha e foi opção em partidas do profissional.