Pela segunda rodada seguida atuando em casa, desta vez o São Paulo enfrentará o Atlético Mineiro. O jogo é válido pela 28ª rodada e coloca frente a frente equipes que no primeiro turno brigavam pelo G-6, mas hoje estão 11 pontos de distância, com vantagem para o Tricolor Paulista.
Jogo: São Paulo x Atlético-MG válido pela 28ª rodada Brasileirão 2019.
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo.
Data: 27 de outubro, às 16h no horário de Brasília.
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Árbitro de vídeo: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Assistentes do VAR: Grazianni Maciel Rocha (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Onde acompanhar: TV Globo (para SP e MG) e Premiere
Partidas: 98
Vitórias do São Paulo: 34
Empates: 31
Derrotas: 33
Gols do São Paulo: 137
Gols do Atlético-MG: 121
Primeiro jogo: Atlético-MG 1×3 São Paulo – Estádio Antônio Carlos-MG, Amistoso (04 de março de 1934)
Último jogo: Atlético-MG 1 x 1 São Paulo – Independência, Campeonato Brasileiro de 2018
Maior vitória: Atlético-MG 0 x 5 São Paulo – Arena Independência, Campeonato Brasileiro 2004 (17 de outubro de 2004)
Maior derrota: São Paulo 2×5 Atlético-MG – Morumbi, Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1969 (21 de setembro de 1969)
No primeiro turno, o São Paulo vivia uma fase irregular, mas foi para o Independência e fez uma boa partida, mesmo que tenha saído atrás no placar e com menos posse e finalização. O time são-paulino mostrou organização fora de casa e buscou o empate com Pato.
O São Paulo não vence o Atlético Mineiro desde o segundo turno do Brasileirão 2016… São cinco partidas desde então, com três derrotas e dois empates.
- São Paulo 1 x 2 Atlético-MG – 18/06/2017 – Brasileirão 2017
- Atlético-MG 1 x 0 São Paulo – 11/10/2017 – Brasileirão 2017
- São Paulo 2 x 2 Atlético-MG- 05/05/2018 – Brasileirão 2018
- Atlético-MG 1 x 0 São Paulo – 05/09/2018 – Brasileirão 2018
- Atlético-MG 1 x 1 São Paulo – 13/06/2019 – Brasileirão 2019
Última vitória
27/11/2016 – Campeonato Brasileiro 2016
Atlético-MG 1 x 2 São Paulo
Estádio: Independência – Belo Horizonte/MG
Gols
Atlético-MG: Hyuri
São Paulo: Maicon e Gilberto
O São Paulo entra em campo mirando a consolidação do quarto lugar, já que mesmo em caso de empate ou derrota, o time não perderá a quarta colocação na rodada, mas pode aproveitar e distanciar dos adversários do G-4. E ainda ficar 3 pontos do terceiro colocado, o Santos.
Com a semana focada totalmente em treinos, Fernando Diniz trabalhou fortemente a equipe para o duelo e terá novidades, já que os titulares Luan e Daniel Alves estão fora do jogo por suspensão. Além da dupla de meio, o lateral Juanfran ainda não retornou.
Sem Daniel Alves e sem Juanfran, Igor Vinícius retornará para a equipe, o jovem lateral fez boas partidas recentes, e só não foi titular anteriormente devido a opção do Diniz em escalar Daniel Alves como um lateral livre contra o Avaí.
No meio de campo é possível que finalmente Igor Gomes tenha sua oportunidade, assim como é esperada a manutenção do Vitor Bueno no time.
O Atlético Mineiro engatou uma sequência muito ruim no Brasileirão, em 11 jogos, foram 7 derrotas, o que culminou na demissão do técnico Rodrigo Santana, e na queda livre do time que disputava uma vaga no G-6, acabou parando na 12ª colocação e perto do Z-4…
Na última rodada, o Atlético Mineiro deu um respiro ao vencer o Santos, o time vinha de cinco partidas sem vencer, três derrotas e dois empates.
Os últimos dois jogos foram sob comando de Vagner Mancini, o ex-coordenador de futebol do São Paulo, que deixou o clube após anúncio da contratação do Fernando Diniz, situação recente… Pouco tempo depois, Mancini foi contratado como técnico do Atlético-MG.
Mancini sobre o duelo contra o seu ex-time: “O São Paulo é parecido com o Santos (na forma de jogar). Tem muita posse. O adversário vai te estudando e te minando. Importante que o Atlético tenha isso na cabeça. Saber o momento certo de pressionar, o momento de encolher as linhas. É o estilo do Diniz ter a posse de bola, levar (o jogo) para um lado pra que a jogada saia do outro lado. Os atletas já sabem disso. O que vai acontecer em campo depende dos 22. Por mais que você monte a estratégia, a leitura de jogo é muito importante. É um jogo de xadrez.”
São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero e Igor Gomes (Hernanes); Antony, Vitor Bueno e Pato;Técnico: Fernando Diniz.
Desfalques: Luan e Daniel Alves (suspensos), Toró e Juanfran (em recuperação), Everton, Pablo e Rojas (machucados)
Pendurados: Antony, Tchê Tchê, Pablo, Liziero, Anderson Martins, Raniel e Igor Gomes
Atlético-MG: Cleiton; Guga, Léo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Réver, Zé Welison (Ramón Martínez), Luan, Nathan e Otero; Di Santo; Técnico: Vágner Mancini.
Desfalques: Elias e Cazares (suspensos)
Fique de olho |
Nathan, surgiu como grande revelação do futebol brasileiro, rodou o futebol europeu, mas sem grande destaque. Veio para o Atlético-MG em 2018, emprestado pelo Chelsea, não rendeu o esperado, e no segundo semestre de 2019 tem aparecido, já são quatro gols no Brasileirão, sendo dois em rodadas recentes. É um meia habilidoso.
Velho conhecido |
Vagner Mancini, o técnico do Atlético Mineiro esteve no São Paulo nesta temporada, portanto sabe muito bem sobre o atual elenco são-paulino. Outro velho conhecido é o lateral-esquerdo Fabio Santos, mas esse já atuou tanto contra o Tricolor Paulista…
❗Informações adicionais |
Sem detalhes sobre a quantidade de ingressos vendidos, não é esperado um grande público no Morumbi neste domingo (27).
Fábio Martins (@fbiomartins1)
@SPFC24HORAS