Após parada de 10 dias pela Data Fifa, o Campeonato Brasileiro está de volta! Nesta quarta-feira (21), o São Paulo recebe o Athletico-PR no Morumbi, às 19h, em partida válida pela 11ª rodada da competição.
O São Paulo vem de duas derrotas no Brasileirão, o que fez com que o time despencasse para a 8ª colocação, com 15 pontos. A vitória é importantíssima para se recuperar no campeonato nacional. Já o Athletico, vive o seu momento mais conturbado na temporada. Após a ida de Felipão para o Atlético Mineiro, a diretoria do clube paranaense decidiu demitir o técnico Paulo Turra. Apesar dos problemas internos, o Athletico está uma posição acima do Tricolor, com 16 pontos.
O técnico Dorival Júnior segue sem conseguir contar com o retorno de atletas em recuperação de lesão, e terá que lidar com três novos desfalques importantes: Michel Araújo, que além da suspensão do STJD se machucou, Pablo Maia, que está suspenso, e Arboleda, que foi convocado pela seleção equatoriana.
Para a zaga, Alan Franco e Diego Costa disputam a vaga. No meio, Luan pode ter nova chance, e Rodrigo Nestor retorna para o time titular.
Ficha Técnica:
Jogo: São Paulo x Athletico PR
Local: Morumbi, SP
Data: 21 de Junho (quarta-feira), às 19h
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa/CE), Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO), Douglas Marques das Flores (SP)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: Premiere e SporTV
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 67
Vitórias do São Paulo: 23
Vitórias do Athletico PR: 21
Empates: 23
Gols do São Paulo: 85
Gols do Athletico PR: 73
Primeira partida: Athletico-PR 1 x 1 São Paulo – Robertão, 1968
Última partida: Athletico-PR 1 x 0 São Paulo – Campeonato Brasileiro, 2022
DE OLHO DO ADVERSÁRIO
O acerto de Felipão com o Atlético Mineiro pegou o time paranaense de surpresa. Após a saída do então diretor técnico, para assumir o time de Minas Gerais, a diretoria do Furacão decidiu demitir o treinador Paulo Turra e o auxiliar Carlos Pracidelli, que sempre trabalharam com Felipão.
Paulo Turra obteve um aproveitamento de 73,1%. Ao todo, foram 25 vitórias, quatro empates e sete derrotas, tendo marcado 64 gols e sofrido 31.
Apesar disso, o clube não tem intenção de contratar outro técnico às pressas e deixará o auxiliar Wesley Carvalho como interino no cargo.
CURIOSIDADE
Em busca de se recuperar das duas derrotas sofridas no nacional, que fez com que o time caísse para a oitava colocação, o Tricolor conta com retrospecto favorável contra o Furacão jogando em seus domínios.
Nas últimas 10 partidas entre os dois clubes no Morumbi, a última vitória do time paranaense aconteceu em novembro de 2019, quando venceram por 1 a 0. A outra vitória aconteceu em junho de 2016, naquela ocasião, o Furacão saiu vitorioso por 2 a 1.
Desde 2014, o Tricolor venceu 5 vezes e empatou outras 3. O último confronto entre os dois no Morumbi aconteceu em abril do ano passado quando o time comandado por Rogério Ceni atropelou o Rubro Negro por 4 a 0, sendo 3 gols de Calleri.
PROVÁVEIS TIMES
São Paulo: Rafael, Rafinha, Diego Costa (Alan Franco), Beraldo e Caio Paulista; Luan, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor e Alisson; Luciano e Calleri.
Desfalques: Jandrei, Felipe Alves, Ferraresi, Talles Costa, Moreira, Igor Vinícius, Welington, Galoppo, Alexandre Pato (aprimora forma física), Arboleda (seleção), Pablo Maia (suspenso) e Michel Araújo (suspenso e estiramento na panturrilha).
Pendurados: Alan Franco, Gabriel Neves, Luciano, Rafinha, Raí Ramos, Rodrigo Nestor e Wellington Rato.
Técnico: Dorival Júnior
Athletico PR: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura, Alex Santana e Vitor Bueno; Cuello, Vitor Roque e Thiago Andrade (Terans ou Christian).
Desfalques: Erick e Canobbio (suspensos); Pablo (opção); Fernandinho (lesionado).
Técnico: Wesley Carvalho