Pré-jogo: SanSão será o primeiro clássico oficial de 2019, times começaram bem no Paulistão

(Foto: Fábio Martins | SPFC 24 Horas)

O primeiro clássico oficial do Paulistão 2019 acontecerá neste domingo (27) entre Santos e São Paulo no Estádio do Pacaembu.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Santos x São Paulo, válido pela 3ª rodada do Paulistão 2019.

Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)

Data: Domingo, 27/01/2019

Horário: 17h00

Árbitro: Vinicius Furlan

Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Neuza Ines Back

Transmissão: Globo (SP) e Premiere

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 313

Vitórias do São Paulo: 135
Empates: 75
Derrotas: 103

Gols do São Paulo: 513
Gols do Santos: 441

Primeiro jogo: Santos 2×2 São Paulo, na Vila Belmiro, Campeonato Paulista de 1930
Último jogo: Santos 0 x 0 São Paulo – Vila Belmiro, Campeonato Brasileiro de 2018

Maior vitória: São Paulo 9 x 1 Santos – Pacaembu, Campeonato Brasileiro 1944
Maior derrota: Santos 6× 2 São Paulo – Pacaembu, Torneio Rio-São Paulo 1963

ÚLTIMO CONFRONTO

Em jogo sonolento no segundo turno do Brasileirão 2018, o Santos de Cuca e o São Paulo de Aguirre ficaram no 0 a 0, o Santos criou mais chances, Rodrygo perdeu uma oportunidade incrível no segundo tempo…

CURIOSIDADE

O retrospecto do São Paulo no SanSão no Pacaembu é favorável para o Tricolor Paulista, foram 73 partidas, o terceiro estádio com mais partidas do clássico, 39 vitórias são-paulinas, 23 do Santos, 12 empates. Foram 153 gols marcados pelo São Paulo e 107 pelos santistas.

Nos últimos 20 anos, apenas três jogos aconteceram no Pacaembu e ficaram assim:

  • Santos 3 x 0 São Paulo – Brasileirão 2016
  • São Paulo 0 x 1 Santos – Brasileirão 2016
  • São Paulo 2 x 1 Santos – Brasileirão 2017
NOVA CARA

Com Jorge Sampaoli no comando do time, mas sem grandes reforços, o Santos busca uma nova identidade na sua equipe, e o técnico argentino revelou que ainda está longe, só que mesmo assim o começo foi positivo em resultados.

Estamos convencidos a sermos protagonistas sempre. Agora é o São Paulo, mas vamos tentar impor como contra o Corinthians. Equipe muito boa, com reforços importantes e precisaremos estar muito bem”, disse o técnico argentino.

O Santos estreou vencendo em casa, 1 a 0 a Ferroviária, a vitória não foi simples, mas depois venceu o São Bento por 4 a 0, fora de casa, e deu mais confiança para o clássico. Antes das partidas oficiais, o Santos fez um amistoso contra o Corinthians em Itaquera, empate em 1 a 1.

Para a gente, sempre somos favoritos. Estamos um time grande, um time forte, num bom momento. Somos rivais, mas nós somos nós, confiamos no que estamos fazendo. Estamos trabalhando no que Sampaoli nos pede e seguimos confiantes. Enfrentei Tiago Volpi muitas vezes. Ganhei e perdi, fiz gols, mas não vale a estatística. Penso no Santos e ficarei feliz se a gente ganhar o clássico”, disse Carlos Sanchez.

Sampaoli exige um time que tenha posse de bola e proponha a partida, Victor Ferraz que quase veio parar no São Paulo analisou o clássico: Tem tudo para ser um grande jogo, mas sei que vamos contar com grande apoio da torcida e isso pode fazer a diferença. Queremos ser protagonistas no duelo e impor o nosso ritmo, pois é isso que temos procurado fazer no ano, mesmo que o jogo seja contra um rival e uma grande equipe

EMBALAR DE VEZ

Assim como o Santos, o São Paulo venceu os dois jogos que disputou no Paulistão 2019, e por ter feito mais gols, é o líder da classificação geral neste início de torneio, porém terá um rival pela frente logo no terceiro jogo oficial na temporada.

O técnico André Jardine andou fazendo mudanças no time, contra o Novorizontino Arboleda, Jucilei e Helinho ficaram na reserva, enquanto Bruno Alves, Liziero e Diego Souza ganharam espaço, o camisa 9 marcou um gol e agradou na dupla com o Pablo. Para o SanSão, Jardine ainda não contará com o Hernanes, atleta está recondicionando a forma física.

CONFIRA: Os 23 relacionados para a partida

A dúvida principal é se o Jardine manterá a dupla Diego Souza e Pablo no ataque, mantendo uma linha de quatro com dois volantes e dois atletas abertos com Nene solto pela direita, e Éverton aberto pela esquerda, ou voltará a formação da estreia quando teve Nene centralizado, Helinho e Éverton pelas pontas.

Prováveis times

Provável escalação do Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota; Derlis González e Soteldo (Felippe Cardoso); Técnico: Jorge Sampaoli

Provável escalação do São Paulo: Tiago Volpi; Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson, Nene e Éverton; Diego Souza (Helinho) e Pablo; Técnico: André Jardine

Desfalques: Rojas e Willian Farias (lesão), Luan e Igor Gomes (seleção sub-20), Hernanes (opção física)

Fique de olho

Jean Mota, o polivalente canhoto começou bem a temporada, marcou dois gols e tem sido bastante participativo sob o comando de Sampaoli, tem liberdade para chegada ofensiva, e finaliza bem de fora da área, olho nele. Outro atleta perigoso é Soteldo, baixinho venezuelano que quase veio parar no Morumbi, estreou fazendo gol e pode ganhar a vaga de titular no ataque.

❗Informações adicionais

Entrada: Com torcida única, o Pacaembu deve ter um bom público, é a estreia oficial do Santos em São Paulo na temporada.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.