Enfim, acabou a Data Fifa, e que nossos corações estejam preparados. Nas próximas duas semanas, o São Paulo joga pela sobrevivência nos mata-matas, e pelas duas chances de título que ainda restam na temporada 2024. Começando pela Copa do Brasil, o São Paulo busca uma remontada fora de casa, diante do Atlético Mineiro, após derrota no Morumbis. A bola rola às 21h45, com transmissão da Globo para São Paulo, Minas Gerais (exceto Juiz de Fora) e Rio Grande do Sul. No Brasil inteiro, SporTV, Premiere e Amazon Prime transmitem.
O São Paulo derrapou antes da pausa, e além do revés para o Galo em casa, foi derrotado também pelo Fluminense no Brasileirão, em jogo que foi aos tribunais por conta da arbitragem. A classificação nesta quinta, além de manter as chances de título, será fundamental na Libertadores, aliviando a pressão para o duelo contra o Botafogo, e principalmente, afastando para bem longe o peso da “obrigação”; uma das razões que levaram aos vices do Paulistão e da Sul-Americana em 2022.
A lista de desfalques para a decisão é praticamente a mesma do último jogo, de longa data: Ferreirinha (lesão na coxa esquerda) e Patryck (fratura na clavícula direita) completam o departamento médico com Alisson (cirurgia no tornozelo direito) e Pablo Maia (cirurgia na coxa esquerda). Ferraresi será poupado após jogar pela seleção venezuelana.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Atlético-MG x São Paulo (ida: 1 x 0)
Local: Arena MRV
Data: 12 de Setembro (quinta-feira), 21h45
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA – SC)
Assistente 1: Bruno Boschilia (FIFA – PR)
Assistente 2: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA – CE)
Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (BA)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (FIFA – PR)
DADOS HISTÓRICOS
Jogos: 89
Vitórias do São Paulo: 28
Vitórias do Atlético-MG: 34
Empates: 27
Primeira partida: Atlético-MG 0 x 3 São Paulo – Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1967
Última partida: São Paulo 0 x 1 Atlético-MG – Copa do Brasil 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO
Entre turbulências e bons momentos, o Atlético voltou a viver dias de tranquilidade, tendo vencido 3 dos últimos 4 jogos (entre eles, a ida das quartas de final). Distante do G-6, apenas em 10º no Brasileirão, o clube joga suas fichas na Copa do Brasil, para tentar uma vaga na Libertadores de 2025. O Galo contará também com o retorno da Arena MRV, após reparos no gramado.
CURIOSIDADES
Além do recente tabu de 8 jogos e 4 anos sem vencer o confronto, teremos de conquistar um feito inédito para chegar nas semifinais: o São Paulo jamais venceu o Atlético fora de casa por mata-matas.
São “poucos”, é bem verdade: três, pela Libertadores em 2013 e 2016, e na Copa do Brasil em 2000. Porém, de grão em grão a galinha enche o papo; de pouco em pouco, vira uma bola de neve como o tabu em Itaquera ou o jejum de títulos na última década. 2024 é o momento perfeito para quebrar essa escrita.
Quartas da Libertadores 2016, último mata-mata entre Atlético e São Paulo; derrota por 2 x 1 em BH, mas o gol fora nos classificou.
(Reprodução: AP Photo/Juliana Flister)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Atlético Mineiro: Everson; Saravia, Battaglia e Junior Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Bernard e Arana; Paulinho e Hulk; Técnico: Gabriel Milito
São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Sabino e Wellington; Luiz Gustavo e Bobadilla (Marcos Antônio); Wellington Rato (William Gomes), Luciano e Lucas; Calleri; Técnico: Luis Zubeldia
João Silvino
@jpsilvino2004.bsky.social (Bluesky) | @JPSilvino_2004 (Threads e Instagram) | João Silvino (YouTube)